Liberdade.

Todos os textos publicados nesse blog são livres para serem copiados e reproduzidos.
Porque não existe outra pretensão em nossos escritos, que não seja expressar o nosso pensamento, nossa forma de ver e sentir o mundo, o Homem e a Vida.
Se você acreditar seja necessário e ético, favor indicar a origem e o Autor. Ficamos lhe devendo essa!
Um grande abraço.
Eduardo G. Souza e Lígia G. Souza.

sábado, 25 de novembro de 2017

PONTUALIDADE


 .
"Os soldados sempre devem ser pontuais. A pontualidade é um dos hábitos mais valiosos que um soldado pode possuir." - Christopher Columbus Andrews(1), aos seus subordinados sobre os deveres dos militares.
As palavras de Andrews devem estar profundamente enraizadas a personalidade de qualquer pessoa que deseje ser militar. A pontualidade é algo considerado sagrado no exército. Todos devem estar em seus postos no horário estipulado e nunca os abandonar no horário de seus turnos.
A importância da pontualidade não pode ser enfatizada suficientemente nesse artigo, mas vamos procurar fornecer alguns detalhes importantes sobre ela.
A importância da pontualidade não é universal e varia de cultura para cultura. Em alguns lugares, como a América Latina e as Ilhas do Pacífico, a vida se move em um ritmo diferente e os horários são marcados para serem difusos. Mas isso não nega o valor da pontualidade.
As pessoas de todo o mundo têm características comportamentais diferentes que são, na maioria dos casos, passadas pelos pais, e refinadas através da educação e das relações sociais.
Um humorista em um show pilheriou: "O problema de ser pontual é que ninguém está lá para apreciá-lo", como piada pode ser engraçada, mas quando ela é uma maneira de destacar coisas que estão acontecendo conosco, neste caso, não tem graça nenhuma, e nas últimas décadas, mais e mais pessoas estão esquecendo o valor de ser pontuais.
As pessoas estão cronicamente atrasadas para o trabalho, para uma reunião, para uma competição esportiva ou até mesmo para festas e celebrações. Como diz um ditado popular: "ele vai chegar atrasado até ​​para o seu próprio funeral".
A nossa cultura anulou a importância de ser pontual, como consequência as pessoas passaram a ter um comportamento inconsequente e relaxado. Então, não podemos ter confiança suficiente para acreditar que as pessoas nos façam a cortesia de simplesmente chegar na hora marcada.
"O hábito de ser pontual, uma vez formado, se estende a tudo, encontrar amigos, pagar dívidas, ir à igreja, chegar e sair do local de trabalho ou negócios, cumprir promessas, dormir à noite e acordar pela manhã, ir à uma palestra ou a um encontro da cidade, e, de fato, a todas as relações e atos, por mais triviais que possam parecer aos observadores." - William Makepeace Thayer(2).
Uma pessoa que vive em uma cultura que cumpre o horário de forma rigorosa, e procura competência nas coisas que faz, como cumprir um compromisso, usar o traje adequado, trabalhar honestamente, etc., mesmo que tais coisas não sejam praticadas em todo o mundo, ela irá moldar seu comportamento aos valores da sua cultura.
Ser pontual fortalece e revela sua integridade. Se você diz a alguém que vai encontrá-lo em determinada hora, você essencialmente fez uma promessa. E se você disser que vai chegar às 12:00, ainda que você chegue às 12:15, você basicamente quebrou sua promessa. Cumprir horário mostra aos outros que você é uma pessoa de palavra. Sua reputação não é construída apenas dizendo que você é confiável, nem tendo diplomas importantes pendurados em sua parede. Sua reputação é construída com pequenas e grandes ações diárias. Pontualidade é uma deles.
Ser pontual mostra que você é confiável. Uma pessoa que sempre pode ser encontrada em seu posto e realizando seus deveres no horário estabelecido, é confiável. Todos sabem que podem confiar nessa pessoa, pois se ela diz que estará em determinado local, ela estará lá. Mas se uma pessoa não é pontual, outros não podem depender dela, pois não saberão onde ela estará quando precisar dela. Estar atrasado uma ou duas vezes em sua vida pode ser inevitável, mas se atrasar constantemente faz com que você não seja confiável. As pessoas que se relacionam com uma pessoa impontual, começarão a sentir que não podem organizar seu próprio tempo, e essa dúvida irá se estender a assuntos além da pontualidade, pois naturalmente leva a questão: "Se ele é descuidado com o horário, em que mais ele é descuidado?"
Ser pontual desenvolve a autoconfiança. Ser pontual não mostra apenas as outras pessoas que você é confiável, a pontualidade desenvolve a certeza que você pode confiar de si mesmo. Quanto mais você cumprir as promessas que você faz, mais sua confiança em si crescerá. E quanto mais você ganha no domínio pessoal, menos você estará à mercê de suas compulsões e hábitos, e mais controle da sua vida você terá.
Ser pontual assegura menos estresse. Você não vai precisar correr no trânsito, amaldiçoando os sinais vermelhos, nem se enervar com a demora de uma condução ou correr pelas ruas como um louco, você não chegará aos seus compromissos instável, esgotado pela adrenalina e pelo estresse. Mas quando você é pontual, ou melhor ainda, um pouco adiantado, você tem alguns minutos para organizar seus pensamentos, revisar seus materiais e encarar tranquilamente o seu compromisso.
Ser pontual constrói e revela sua disciplina. A pessoa pontual mostra que ele pode organizar seu tempo, que ela presta atenção aos detalhes, e que ela pode ter prazer em cuidar dos seus negócios.
Ser pontual mostra sua humildade. Essa é uma declaração que você nunca de desejar: "Sempre atrasado, mas vale a pena esperar", mostra que o atraso e a superestimação, às vezes, estão de mãos dadas. Sempre estar atrasado não faz de você uma pessoa importante ou especial. As pessoas que dependem de você, terão que esperar pois você é importante para elas ou para resolver seus problemas, terão prazer em vê-lo quando você chegar, pois precisam de você, mas eles teriam ficado mais alegres se você tivesse chegado na hora.
Ser pontual mostra o seu respeito pelos outros. O sujeito chega atrasado para uma reunião e tenta justificar: - “Sinto muito, por estar atrasado. Eu estava preso no trânsito. O outro calmamente responde: - “É... Realmente o trânsito não é brincadeira. Mas, não sei se você sabe, eu vim em um avião para chegar aqui!” Realmente essa resposta é a melhor para uma pessoa atrasada em uma reunião e chega apresentando essa desculpa ridícula, isso é uma falta de respeito. Nós devemos ter respeito pelo tempo da outra pessoa e o esforço que ela faz para comparecer à hora agendada. A pontualidade é uma maneira poderosa de mostrar respeito aos outros. Os atingidos por sua impontualidade podem ser amigos, familiares, convidados, colega de trabalho, clientes ou estranhos, e pouco importa quem são, porque o atraso é uma séria falta de respeito. Estar atrasado é um ato egoísta, pois coloca suas necessidades acima das dos outros. Você quer um minuto extra para fazer o que quiser, mas, ao ganhar esse minuto para você, leva um minuto de outro, e por isso...
Estar atrasado é uma forma de roubar. Essa é uma verdade dura, mas é uma verdade. Quando você faz os outros esperarem por você, você rouba algum tempo deles, que nunca mais vai voltar. Um tempo que eles poderiam ter transformado em dinheiro, ou simplesmente usado para coisas importantes para eles. Para se encontrarem com você na hora marcada, as pessoas podem ter feito sacrifícios, podem ter despertado cedo, desmarcado outros compromissos, deixado de levar seus filhos para a escola, e seu atraso nega esses sacrifícios. Você não pode nem pensar em tirar algum dinheiro da carteira de outra pessoa, mas deveria pensar que poderá roubar muito mais dela, ao roubar seu tempo. Ser pontual mostra que você valoriza o tempo e, portanto, nem pensaria em privar outros desse recurso precioso, mas limitado.
Estar atrasado pode perturbar as outras pessoas. Seu atraso não só rouba o tempo dos outros, mas também atrapalha as outras pessoas. O aluno que ao chegar atrasado interrompe o professor no meio de sua aula, a pessoa que entra atrasada no teatro e incomoda aos outros para chegar ao seu lugar no meio da fila, o homem que abre a porta rangendo no meio de um evento. Um dia perguntaram a um senhor por que ele era tão pontual para chegar a igreja há décadas, ele respondeu: "Eu tenho a minha religião e não quero incomodar a religião dos outros".
Estar atrasado prejudica seus relacionamentos. Quando você é impontual nos seus relacionamentos com outras pessoas, faz com que elas se sintam subestimadas, que tudo que você não conseguiu afastar era mais importante ou mais significativo para você, e justificariam você não conseguir chegar na hora prevista. O parente que voa para ver você, se sente um “bosta”, de pé no aeroporto sozinho lhe esperando; sua esposa, companheira, namorada, etc., fica “puta da vida” sentada no restaurante sozinha; e seu filho se sente “abandonado” enquanto espera com a servente você chegar, pois todas as outras crianças já foram embora da escola.
Prejudica a sua carreira profissional. Se você é um empregado ou um patrão, ser impontual pode dificultar o seu sucesso profissional. Muitas empresas têm políticas rigorosas sobre a pontualidade. A impontualidade afeta a impressão que seu chefe ou patrão tem de você e prejudica sua mobilidade ascendente na empresa. Claro, que se você chegar atrasado para uma entrevista de emprego, provavelmente você nem conseguirá o emprego. E se você está tentando conquistar um novo cliente, e chegar atrasado não vai começar as coisas com o pé direito, da mesma maneira que promete fazer ou entregar algo em uma certa data e depois não cumpre, certamente o cliente irá procurar outras empresas ou profissionais para prestar os serviços. A pontualidade mostra o quão a sério uma pessoa está encarando o seu trabalho.
Além de ser uma questão de honra para os militares, a pontualidade é importante em todas áreas profissionais e locais de trabalho, mas ela deve merecer especial atenção naqueles que cuidam da saúde das pessoas. Na área da saúde todas as ações devem ocorrer como um relógio para garantir que não haja lacunas no atendimento aos doentes. Consultas, exames de laboratório, cirurgias, atendimento ao enfermo, administração de medicamentos, etc., devem cumprir rigorosamente um horário, sabemos que, tanto as ações médicas, como as tarefas administrativas, acontecem, normalmente, em um tempo crítico na maioria dos hospitais e clínicas. Sem pontualidade, as necessidades dos doentes não são atendidas e os profissionais não podem desempenhar suas responsabilidades de forma oportuna e efetiva.
Um fator primordial na relação médico-enfermo, é a confiança, e ela começa na pontualidade. Esperar um profissional por horas para um atendimento, começa a minar essa confiança. Por mais reconhecido que seja o profissional, sua irresponsabilidade com a pontualidade, coloca em risco sua responsabilidade e seu respeito aos clientes.
Alguns profissionais da área da saúde confundem o valor da palavra ‘paciente’.
A palavra paciente vem do latim "patientem": o que ‘sofre’, o que ‘padece’.
Esse vocábulo passou na nossa língua a ter duas novas significação, ao mesmo tempo que passou a indicar aquele que sabe esperar, sem pressa, o curso dos acontecimentos, e também usado, de forma totalmente inadequada, para substituir os termos ‘enfermos’ ou ‘doentes’. Na verdade, na relação do indivíduo com um especialista ou uma instituição de saúde, deveriam ser usados os vocábulos ‘enfermo’, ‘doente’ ou ‘cliente’, em frases comuns teríamos: "o médico visita seus enfermos ou clientes" ou "o hospital mantém a ficha detalhada de todos seus enfermos, doentes ou clientes".
Na verdade, alguns profissionais da área de saúde acreditam que as pessoas que estão sob tratamento médico, odontológico ou hospitalar, devem ser ‘pacientes’ na concepção por nós usada da palavra e, portanto, aguardar ‘pacientemente’ seus atrasos e faltas, sem reclamar das suas irresponsabilidades.
Suas desculpas pelo atraso, por mais abundantes e sinceras que sejam, não desculpam o atraso. Eu não estou dizendo para você não se desculpar, estou dizendo para você não se atrasar!
A desculpa mais usada hoje é: - “Eu estava preso no trânsito” ou “Fui pego num engarrafamento por causa de obras na pista”. O tráfego não é um fenômeno novo em nossas vidas. Você pode gerenciá-lo extremamente bem com um planejamento mínimo. Calcular a distância entre dois pontos leva um raciocínio simples, e hoje existem ferramentas disponíveis na internet, como o Google Maps, o Waze e outra centena de aplicativos, que podem ajudá-lo a programar sua rota, informando as condições do trafego e outras informações que você precisa para economizar tempo e combustível, com menos risco.
Se você nunca usou um caminho e não está familiarizado com os padrões de tráfego, saia pelo menos 15 minutos antes da hora calculada pelo Google Maps ou pelo seu GPS.
O tráfego não pode controlar sua vida, não o use como desculpa para seu atraso, não deixe ele fazê-lo de refém. Você faz sua vida, toma suas decisões. Seja inteligente, seja responsável e planeje seu tempo!
Ouça, estar sempre atrasado não está no seu DNA. Não é algo que você "herda" de sua família. É não um traço característico. É apenas um hábito e como todos os hábitos, pode ser abandonado ou preservado. É uma questão de escolha pessoal e de prioridade. Faça o certo sempre!
Ser impontual atrapalha toda sua vida. Sempre correr atrás simplesmente prejudica você em todas as áreas da sua vida. Isso resulta em oportunidades perdidas, tais como, a perda de um avião, do emprego, de uma reunião, de uma importante palestra, de um cargo importante, do casamento e de muitas outras coisas importantes de sua vida. Isso cria estresse, pode levar a acidentes de trânsito e outras consequências drásticas. A impontualidade resulta em constrangimentos e obriga você a estar sempre encontrando desculpas por estar atrasado, colocando em questão a sua honestidade. Basicamente, torna sua vida mais difícil, complicada e irregular. Por que adicionar essa pressão à sua vida quando você pode viver com paz interior? Existe uma maneira melhor de viver do que perseguir o relógio todos os dias, do que assumir muitos compromissos, muitas atividades e muitas promessas. Para as pessoas que procuram simplificar suas vidas, cultivar a pontualidade é uma parte essencial desse caminho.
Será que sou o único que se vê dessa maneira a pontualidade e o atraso? Diga que não é assim, que estou errado...
Estas verdades merecem uma voz, elas raramente são ouvidas, pois muitos não querem ouvi-las. Você não pode mudar ninguém além de você mesmo, mas um lembrete amável, em um tom gentil, poderá transmitir a mensagem, seja educado, seja sincero, seja gentil, mas seja honesto e, se necessário, tenha conversas mais duras, para relacionamentos mais gratificantes no futuro. Bem, na maioria das vezes!
Compartilhe este artigo com pelo menos um amigo que está "sofrendo da síndrome do atraso" e ajudará a tornar nossa sociedade mais pontual! Você verá?
Eduardo G. Souza.

(1)  Christopher Columbus Andrews, nasceu em Hillsborough, New Hampshire, filho de um fazendeiro. Ele frequentou a Academia Francestown, completou sua educação e estudou direito em Cambridge, Massachusetts, em 1848. Passou a praticar o direito em Newton, Massachusetts, onde serviu como membro do conselho escolar da cidade em 1851-1852. Ele foi para Washington, DC, para defender os interesses do Kansas no Congresso dos Estados Unidos e passou dois anos como representante do Congresso no Departamento do Tesouro dos Estados Unidos. Mudou-se para St. Cloud, Minnesota, em 1856, e três anos depois, foi eleito Senador pelo estado do Minnesota. Em 1861, ele foi fundador do jornal, “The Minnesota Union”, que apoiava as políticas do presidente Abraham Lincoln, e atuou como editor antes de se alistar no Exército da União. Durante a Guerra Civil, ele se alistou como voluntário, foi promovido a capitão e designado para comandar o 3º batalhão de Infantaria de Minnesota. Capturado pelos Confederados no Tennessee em julho de 1862, ele foi mantido prisioneiro de guerra até outubro, quando foi trocado. Ele retornou ao seu regimento como tenente-coronel e participou da Campanha de Vicksburg. Em julho de 1863, Andrews foi promovido a coronel e comandou uma brigada nas operações para capturar Little Rock, Arkansas. Ao longo do ano e no início de 1864, Andrews ajudou na reorganização do Arkansas como um estado livre. Ele foi promovido a general de brigada em reconhecimento de seus esforços enquanto comandava tropas perto de Augusta, Arkansas. Andrews foi designado ao comando da Segunda Divisão do XIII Exército e participou do cerco e assalto ao Fort Blakely no Alabama. Em 9 de março de 1865, foi nomeado Major General e designado para o comando do distrito de Mobile. Andrews foi enviado a Houston, Texas, para supervisionar os estágios iniciais da Reconstrução na região e manter a ordem, até que um governo civil fosse implementado. Ele se licenciou do serviço ativo em 15 de janeiro de 1866. Ele Comandante em Minnesota da Ordem Militar da Legião Leal dos Estados Unidos, uma sociedade militar de oficiais que haviam servido nas forças armadas da União durante a Guerra Civil Americana Guerra. Andrews foi nomeado pelo presidente Grant como embaixador dos Estados Unidos para a Dinamarca em 16 de abril de 1869, e nomeado embaixador dos Estados Unidos para a Suécia, em 1869 e para a Noruega em 1877. Andrews serviu como cônsul geral dos Estados Unidos para o Brasil de 1882 a 1885.
(2)  William Makepeace Thayer, foi um clérigo congregacional americano, nascido em Franklin, MA, 23 de fevereiro de 1820; morreu em 7 de abril de 1898. Bacharel em Artes, pela Universidade Brown, 1843. Editor do The Home Monthly, entre 1858-1862. Editor do The Nation, entre 1864-1868. Membro do Tribunal Geral de Massachusetts, em 1857-1858. Entre suas obras estão: “The Bobbin Boy” (1859); “The Pioneer Boy” (1863); “Youth’s History of the Rebellion” (1863–65); “White House Stories” (1880–85); “Marvels of the New West” (1887); “Life of Garfield” e “Men who Win”.


Bibliografia sugerida:
Borges, Augusto Mota Filho. “Pontualidade”. Maio Gráfica Editora e Comércio Ltda., Rio de Janeiro, RJ. 2002.
DeLonzor, Diana. “Never Be Late Again: 7 Cures for the Punctually Challenged”. Post Madison Pub. 2003.
Saunders, Kay. “Punctuality: The Thief Of Time Paperback”. Bellewether, Ltd. 2008. 

 .

Nenhum comentário:

Postar um comentário