Liberdade.

Todos os textos publicados nesse blog são livres para serem copiados e reproduzidos.
Porque não existe outra pretensão em nossos escritos, que não seja expressar o nosso pensamento, nossa forma de ver e sentir o mundo, o Homem e a Vida.
Se você acreditar seja necessário e ético, favor indicar a origem e o Autor. Ficamos lhe devendo essa!
Um grande abraço.
Eduardo G. Souza e Lígia G. Souza.

sexta-feira, 10 de novembro de 2017

DISCIPLINA



“O talento sem disciplina é como um polvo a andar de patins. Há uma abundância de movimento, mas nunca se sabe se vai ser para a frente, para trás ou para os lados.” - H. Jackson Brown, Jr.

Disciplina é um conceito que todos conhecem, mas poucos realmente entendem. As pessoas mais bem-sucedidas da vida exercem a disciplina diariamente. Ela é vital para todo ser vivo e sem ela o mundo que nos rodeia seria o caos.
A disciplina é o hábito de agir de acordo com certas regras, e a predisposição para cumprir as leis e se conformar aos padrões sociais. A disciplina traz estabilidade e estrutura a vida da pessoa. Ele ensina a pessoa ser responsável e respeitosa. A disciplina ajuda a treinar a mente e o caráter de uma pessoa, construindo um senso de autocontrole e a prática da obediência. As pessoas que não têm autocontrole são incapazes de analisar os efeitos a longo prazo de suas ações.
Existem dois tipos de disciplina: interna e externa. A disciplina interna é o autocontrole e a capacidade de diferenciar o certo do errado. A disciplina externa é agir de acordo com as normas sociais, respeitar a lei.
A família é a primeira instituição onde se deve aprender disciplina na vida. A educação começa em casa primeiro. Deve-se adquirir hábitos saudáveis, saber como se comportar, como conviver em sociedade, em casa. Em uma família normal, alguém assume como a cabeça da família, então todos devem respeitá-lo, isso ajudará no bom funcionamento da família. No passado esse papel era ocupado pelo pai, hoje com as mudanças que foram acontecendo com a organização familiar, o ‘chefe’ da família pode ser qualquer um membro dela. E o pior é que, em alguns casos, há famílias que essa figura não é ocupada por ninguém. É dever dos pais fazer cidadãos bem disciplinados, estabelecendo exemplos de honestidade, fraternidade, moral, responsabilidade, etc. Esse processo educacional familiar tem que ser alicerçado no carinho, na justiça, na equidade, no rigor e na punição. No entanto, em qualquer visão objetiva, a família hoje, provavelmente, é menos eficaz a este respeito do que nunca.
A família atualmente, às vezes é pluralista ou permeável. Consiste em pequenos agrupamentos de fluxo livre que incluem famílias modernas sem força nuclear; algumas famílias tradicionais; pais solteiros; crianças geradas, por mães contratadas, em inseminação artificial ou adotadas por famílias gays e lésbicas, com ou sem contratos de casamento formal.
Hoje aumentou muito o número de mulheres que vivem sozinhas ou com seus filhos, essa tendência, referida como a feminização da família, em geral reflete mudanças na estrutura familiar, em grande parte dos casos, quando as famílias nucleares se dissolvem, o homem geralmente retém sua renda e status, enquanto a mulher e seus filhos caem para uma categoria socioeconômica inferior, onde se concentram as famílias chefiadas por mulheres. Obvio toda regra possui inúmeras exceções, e há uma tendência crescente das mulheres chefes de família até aumentarem o nível socioeconômico após a separação, mas essa tendência somente é observada nas classes sociais superiores. Já nas classes mais baixas, em que a única ou a mais alta fonte de renda e do cônjuge masculino, os recursos que restam destinados as crianças que vivem em famílias pobres chefiadas por mulheres, podem ser tão inadequados que o crescimento e o desenvolvimento delas são prejudicados. É claro que a família não é mais a principal instituição educacional fundamental, para a maior parte da nossa população.
O progresso de um país só é possível quando existe lei e ordem no país, como na família existe um líder, o pais é liderado pelo “chefe de governo”, um cidadão ‘responsável’, que todos devem respeitar. As autoridades devem demonstrar altos níveis de disciplina constantemente. Um líder inteligente sabe quando recuar e avançar.
A observância de regras bem definidas é a base da sociedade. Se não houvesse disciplina, as pessoas fariam o que quisessem e cometeriam erros, sem levar em consideração os direitos dos outros em primeiro lugar. A disciplina conforma o comportamento humano, contribuindo para uma sociedade melhor e torna o convívio mais agradável para todos.
Para o sucesso, deve haver disciplina! seja na vida, seja em uma família ou em uma nação. Até um jogador, deve obedecer ao técnico e seguir todas as regras e regulamentos esportivos, pois existem os árbitros e quem não segue as diretrizes será penalizado por violar as regras do esporte, para que possa trabalhar em equipe e vencer os jogos a disciplina é fundamental. Todo indivíduo tem que respeitar a hierarquia e seguir as regras, regulamentos e leis para o sucesso, seja individual, da família ou da nação.
Em qualquer instituto social tem que haver disciplina, e as instituições educacionais não podem fugir à regra. Quando há disciplina as atividades pedagógicas são realizadas e o processo ensino-aprendizagem alcança o sucesso esperado, além disso, a disciplina faz o estudante segui-la sempre na sua vida. Com disciplina o educando desenvolve a força mental necessária para controlar seu comportamento, sentimentos e desejos. Se alguém é disciplinado, indica que seus sentimentos e desejos estão sob controle.
O sucesso depende de muitas variáveis ​​diferentes. Habilidades, hábitos e todos os tipos de atitudes contribuem em grande parte para as realizações individuais. Embora existam muitas variáveis ​​importantes, existe uma que está acima das restantes: ‘autodisciplina’. O que mais determina o sucesso na vida de uma pessoa, é quanto maior for a sua capacidade de ser autodisciplinada. A capacidade de um indivíduo se autocontrolar permite que ele se comporte de forma consistente, rigorosa e controlada. A falta dessa habilidade pode ter resultados desastrosos. Você acha que uma empresa vai tolerar uma pessoa que está constantemente atrasada para trabalhar ou que procrastina em fazer seu trabalho? Disciplina é a chave para qualquer sucesso.
O crescimento do indivíduo, a felicidade familiar e o progresso de uma nação, somente serão alcançados se as pessoas reconhecerem o valor da disciplina em suas vidas. Todos os homens e mulheres bem-sucedidos são altamente disciplinados no que eles fazem. Todos os homens e mulheres malsucedidos são indisciplinados e incapazes de controlar seus comportamentos e seus apetites.
Portanto, um dos atributos mais importantes da educação em escolas públicas militares é a ‘Disciplina’!

Eduardo G. Souza 
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário