Liberdade.

Todos os textos publicados nesse blog são livres para serem copiados e reproduzidos.
Porque não existe outra pretensão em nossos escritos, que não seja expressar o nosso pensamento, nossa forma de ver e sentir o mundo, o Homem e a Vida.
Se você acreditar seja necessário e ético, favor indicar a origem e o Autor. Ficamos lhe devendo essa!
Um grande abraço.
Eduardo G. Souza e Lígia G. Souza.

terça-feira, 21 de novembro de 2017

DESTINO NÃO EXISTE



Desde as primeiras idades da civilização, o destino é um conceito que a humanidade criou e continua a discutir. Este conceito, embora bastante antigo, ainda permanece sem uma resposta clara. Os filósofos antigos se opuseram na discussão de sua existência, e hoje as pessoas continuam divididas quando se trata da existência desse conceito.
O destino pode ser definido como um curso predeterminado de eventos que uma pessoa irá atravessar durante toda a vida. Essencialmente, não controlamos nosso destino e, portanto, não podemos mudar o que acontecerá.
Se o conceito destino está enraizado no indivíduo, como podemos ouvir sobre o destino de um povo ou de um continente? A noção de destino tem sido ampliada, e aplicada a grupos, sociedades, nações, etc. É comum lermos ou ouvirmos falar em ‘destino’ de um povo ou de uma nação.
Destino é a sucessão incorrigível dos eventos que ocorrem em nossa vida, e são, portanto, baseados numa linha de tempo fixa e particular. Muitos acreditam que o destino é um caminho que não pode ser mudado, pois é governado por um poder supremo e, portanto, cada um tem um destino predeterminado ou fixo, o que é mais do que um conceito, é uma crença.
Essa noção, que quase sempre é construída em torno de ideias religiosas, de que os eventos na vida do homem, seguindo um objetivo indecifrável, devem, inevitavelmente, acontecer, não importando o como e o porquê, e denominada ‘destino’. Claro, isso significa que o futuro é inevitável, dado que nem o passado ​​ou as leis da natureza, tão pouco a força motriz pessoal do homem, são capazes de mudá-lo, pois ele é definido por um deus ou deuses que, por trás de tudo, impõem sua vontade sobre os infelizes mortais.
O mais importante é a questão do poder do homem de contribuir para a formação da história da humanidade. De acordo com as noções de ‘destino’, há um objetivo fixo (divino) que será alcançado, não importa o quanto nos esforcemos contra isso. As ações humanas não fazem qualquer diferença, o destino garante que o futuro acontecerá, não importa o que escolhemos ou como atuemos.
Muitas pessoas acreditam que o destino pode ser predito ou estudado por adivinhos, xamãs, profetas, sibilas, videntes ou astrólogos. Em algumas culturas, até flechas foram lançadas para ler o destino. Da antiga Trácia à moderna New York, os homens têm usado diversos meios para predizer o seu futuro. O meio de se obter esse conhecimento é a adivinhação.
Todos aqueles que ‘não acreditam em si mesmos’, creditam ao seu destino, determinado por um poder supremo, a causa dos eventos que acontecem em suas vidas, em vez de lutar com coragem e responsabilidade pela condução de suas vidas.
"O caráter é o destino", é uma citação atribuída ao filósofo grego, Heráclito. Esta citação alude que o destino não é uma força externa predeterminada, mas o futuro ou o destino de alguém é determinado pelo seu próprio caráter e força interior.
O ‘Conceito de Livre arbítrio’ e o ‘Conceito de Destino’ estão sempre em desacordo. Eles sempre se contradizem e se um é verdade o outro não pode existir. Mas qual é o verdadeiro? Como podemos descobrir?
Os psicólogos definem o ‘livre arbítrio’ como a possibilidade de realizar ações alternativas em uma mesma situação, a capacidade de escolher uma delas e descartar todas as outras possibilidades. Isso está relacionado à luta dos motivos e a dominação e vitória de um motivo particular. Em outras palavras, a liberdade humana equivale à possibilidade de decidir qual linha de conduta tomar e qual rejeitar. Neste sentido, a liberdade assume um significado cheio de importância vital. De acordo com Spinoza, estamos em servidão na medida em que o que nos acontece é condicionado por causas externas e livres na medida em que agimos de acordo com nosso próprio julgamento.
O ‘livre arbítrio’ é o resultado de impulsos, pensamentos e sentimentos que nos permite fazer escolhas, tomar decisões, que afetam diretamente, e podem moldar, o curso da nossa vida.
A liberdade humana se manifesta não apenas na escolha de uma linha de conduta, não só no controle sobre as forças da natureza e na reforma consciente das relações sociais. É expressa vividamente também no controle do indivíduo sobre si mesmo, de seus instintos, inclinações e sentimentos. Ele é responsável tanto pela sua participação na sociedade como pela própria consciência, e pelas formas em que estas são expressas. O homem torna-se mais perfeito quando aprende, sob a influência da educação, das demandas morais, sociais e legais, restringir consistentemente os impulsos que são proibidos pelos padrões sociais. E, inversamente, vemos que a pessoa que perdeu o poder de autocontrole fala e age de uma maneira na qual ele não se permitiria fazer em um estado de espírito comum e que ele lamenta amargamente quando volta ao normal.
Hoje, em grande medida, abandonamos as crenças em poderes externos e sobrenaturais que podem determinar nosso destino e produzir o nosso futuro. Nós raramente falamos sobre a ‘providência’ no século XXI. De fato, não podemos acreditar que nosso futuro se baseia mais no poder divino, na nossa racionalidade, o conceito do ‘livre arbítrio’ infere que podemos, racionalmente, decidir abraçar um caminho como nosso. Nossa vida não decorre da predeterminação, mas da consciência interior e da forma como agimos.
Desde que nascemos, lutamos. Na vida, a sobrevivência é uma luta constante. Mas, também é nossa programação biológica, o truque mais cruel da natureza, querermos sempre avançar, ir mais longe. Estamos programados, é característica da personalidade humana, sempre lutar por mais e nunca nos conformarmos com o que temos.
Mais bens... Mais dinheiro... Mais recursos... Chegar mais rápido ao topo da carreira profissional... Uma avaliação mais elevada... Uma nota mais alta... Terminar mais rápido o curso... Avançar e chegar mais rápido... Mais experiências... Mais conhecimentos... Mais amores... Mais amigos... Mais... Mais... Mais...
É fácil olhar para os desafios e os objetivos futuros, o difícil é aguardamos o dia em que conquistaremos tudo... Será que esse dia chegará?
Você atingiu quase tudo. O caminho está completo. Você resolveu todos os problemas... Você chegou?
Não! Há sempre alguma coisa além... No caminho, em cada cruzamento ou bifurcação, novos desafios e objetivos vão surgindo... É sempre haverá mais!
Você pode olhar para a sua vida e observará que sempre quis a próxima coisa, uma vez alcançada a estabilidade em uma experiência, não há um ser humano que esteja satisfeito com a ‘estabilidade’, todos querem ‘avançar’, uma mudança, uma ‘novidade’, o próximo nível. Se você jogou um videogame, você sabe como esse desejo funciona, uma vez que você alcança um nível do jogo, quer avançar para o próximo nível, isso é feito para mantê-lo desafiador. Essa é a própria natureza humana e, é evidente que, a nossa natureza está sempre em um movimento direto para o novo.
Na vida, você nunca alcançará o "ponto final", onde você possa dizer: - finalmente consegui tudo o que eu quis!
Mesmo a morte não é um ponto final porque sua energia continuará, avançará para mais longe, em novas experiências de natureza não-física e poderá, talvez, manifestar-se ainda em uma nova forma física, pois tudo no universo é uma questão de movimento e a energia em movimento poderá manifestar-se de inúmeras formas.
Muitas pessoas acreditam, que através da espiritualidade, finalmente chegariam a um ponto em que não sentiriam mais nenhum desejo de novidade e simplesmente se enraizariam em um estado de pleno prazer, a felicidade total. Na verdade, isso é um equívoco, se você alcançar um ponto em que se torne muito estável em sua espiritualidade, então você vai querer se mover para o próximo nível, para alguma experiência nova que possa elevar ainda mais sua experiência espiritual. E certamente, você crê, que a estabilidade que você alcançará terá um novo sabor, uma nova maneira de viver sua vida espiritual. A vida sempre será uma jornada, esta é a natureza da ‘energia’ que está em você, ela nunca ‘morrerá’, sempre estará em movimento.
Não há um ‘fim’ na vida, porque esse caminho nunca foi o cumprimento de uma agenda fixa, cada momento é uma linha na agenda da vida que você experimenta. A vida, sempre em movimento, é uma sucessão de experiências, e uma experiência não é melhor do que a outra, pois não existe uma perspectiva absoluta, mesmo a experiência mais elevada é apenas uma experiência, nada mais, nada menos.
Essa perspectiva mantém você ajustado a realidade e atua como um "alarme", que dispara cada vez que você acredita que atingiu a "perfeição" (ou tem a ilusão que a atingiu) ou alcançou todos seus objetivos.
Não importa o quão grande são as suas ambições, não importa quão grandes sejam os seus objetivos, uma coisa é certa - quando você os atingir, você sempre estará frente a novos desafios e outros objetivos surgirão.
Então aceite isso e abrace-os. Sempre há ‘mais’!
É assim... Isto é a vida... Isso é muito bom, pois mantêm você vivo. Quanto mais é obtido... Não importa, pois sempre haverá mais a ser conquistado, porque é próprio da natureza humana ‘pretender’ a próxima coisa.
Não há nenhum marco, nenhuma conquista, nenhum limite para chegar. É uma corrida sem linha de chegada. Nenhum pote de ouro no final do arco-íris... Apenas uma vida de desafios, trabalho e problemas.
Toda vez que você alcança uma certa estabilidade com uma experiência, você vai querer avançar para uma nova experiência. Viver conscientemente é uma experiência diferente da experiência de viver inconscientemente, alinhar-se a sua vibração natural é uma experiência diferente da experiência da vida desconectada. Mas no final tudo é experiência, dizer que uma experiência é melhor do que a outra, é como dizer que ser adulto é melhor do que ser criança, porque esse não é realmente o caso. Ser uma criança é uma experiência própria e ser adulto é outra experiência com seu próprio sabor, é claro, parece ser melhor ter mais controle e maturidade na vida, mas essa é apenas uma perspectiva, e essa percepção também constitui uma experiência.
O melhor que você pode esperar são problemas simples e desafios interessantes, que deem espaço para o seu crescimento. Que contribuam para a sua melhoria e desenvolvimento.
Esse é o jogo, então abrace-o... Isso é a vida.
Perceba, então, que, embora vencer e alcançar seus objetivos seja importante, você não deve abandonar a sua tranquilidade, felicidade e a gratidão por esse futuro, por mais promissor que ele seja, não importa o quão brilhante, não importa o quão ele é importante para você, alcançar tudo que você deseja pode não trazer a felicidade.
Você decide o ritmo de sua jornada com base em quão rapidamente você se prepara para a nova realidade. Sempre haverá o próximo passo, então, relaxe a impaciência e aproveite a viagem, saborear cada momento da jornada é, naturalmente, uma experiência diferente de apenas correr de um destino para outro, em um frenesi indócil. Em vez disso, viva com dedicação e tenha gratidão pelo presente. Reflita sobre o que você tem e seja grato pelo que você hoje já conquistou.
Gratidão por cada obstáculo que você superou... Seja agradecido por cada bem que você adquiriu e pelo que você está ganhando.
Lembre-se, se você passar sua vida buscando um futuro, que poderá não existir, você vai perder a fatia da sua vida que está experimentando agora.
Bem agora você decide:
Destino existe?
Qual é o papel da causa e efeito em nossas vidas?
Deus ou nosso ‘livre arbítrio’ governa nossa vida?
São as influências da família, religião, educação, ou as experiências vivenciadas em nosso passado, que determinam quem somos e o que fazemos?
Nossa força de vontade, inteligência, persistência, etc. definem dinamicamente o nosso sucesso ou a nossa realização acontece dentro de um quadro básico imutável a que somos destinados?
Em que medida somos responsáveis ​​por nossas vidas e por atingirmos os objetivos que desejamos e, quando não alcançamos, a culpa é sempre do nosso destino?
Eduardo G. Souza


Nenhum comentário:

Postar um comentário