Liberdade.

Todos os textos publicados nesse blog são livres para serem copiados e reproduzidos.
Porque não existe outra pretensão em nossos escritos, que não seja expressar o nosso pensamento, nossa forma de ver e sentir o mundo, o Homem e a Vida.
Se você acreditar seja necessário e ético, favor indicar a origem e o Autor. Ficamos lhe devendo essa!
Um grande abraço.
Eduardo G. Souza e Lígia G. Souza.

terça-feira, 21 de novembro de 2017

SIMBOLOGIA E VALORES MILITARES



Porque os militares usam uma simbologia muito marcante? Das fardas, aos brasões, distintivos e galardões, passando pelos estandartes e as bandeiras, e tantos outros. Cada símbolo tem um significado e um valor, algumas vezes declarado, todos reconhecem, e outras oculto, reconhecido apenas por alguns.
Os conceitos de símbolos e de honra estão, muitas vezes, explicitamente ligados a assuntos militares e a guerra em particular. Os cientistas sociais têm estudado seriamente a influência dos símbolos no comportamento dos indivíduos e das sociedades. Usando as ferramentas metodológicas das ciências sociais, pesquisadores têm buscado examinar o papel que o simbolismo desempenha na conduta dos militares, e a influência dos símbolos na codificação de valores, como a honra, determinantes do comportamento desejado pelos militares.
Não podemos olvidar o papel que o simbolismo desempenha em nossas vidas e em nosso mundo. O símbolo, em geral, transmite uma mensagem alegórica, bastante clara, que todos podem entender. Em contraste, existem símbolos focais, que induzem apenas certos observadores a reconhece-lo e esperar um determinado resultado, em geral essa simbologia, faz parte de uma relação fechada, onde alguns estarão se comunicando simbolicamente com outros. E finalmente existem os símbolos de ‘valor’, são aqueles que tendem a ser reificados, isto é, são símbolos de valor representativo, tratando de emoções relacionadas a coisas ou elementos de alta importância ou valor, como a bandeira de uma nação.
Os símbolos focais e os de valor não são claramente entendidos por todos os observadores. Eles exigem maior cuidado por parte de quem o usa, para que eles transmitam o significado pretendido.
Sabemos que o simbolismo tem um forte valor para o conceito de honra. Através de uma simbologia rica e bastante significativa os militares, criam e usam modelos que demonstram uma grande preocupação em relação à honra e o prestígio das organizações militares.
Muitas pessoas sabem o que significam as palavras: Lealdade, Dever, Respeito, Serviço desinteressado, Honra, Integridade e Coragem pessoal. Mas, com que frequência, poucas realmente vivem esses valores.
Os militares aprendem esses valores em pormenores durante a sua formação básica, desde então eles passam a vivê-los todos os dias e em tudo o que eles fazem, estando eles em serviço ou fora dele. Em suma, são esses valores básicos acima listados, que podemos identificar na formação dos militares e sempre relembrados através dos símbolos militares. Do soldado ao general, todos são instruídos e treinados, para através da simbologia militar, incorporarem esses valores as suas personalidades, passando a moldar os seus comportamentos, de acordo com esses valores que abaixo serão detalhados:
FIDELIDADE
É ter verdadeira fé e defender a qualquer custo, à Constituição Brasileira, a Sociedade, as Forças Armadas, à sua unidade, à família e os outros militares. A fé e a fidelidade verdadeiras são uma questão de acreditar e de se dedicar conscientemente a algo ou a alguém. Um soldado leal é aquele que respeita a Lei, apoia a liderança e defende seus companheiros. Ao usar o uniforme das Forças Armadas Brasileiras, o militar está expressando sua lealdade. E com sua participação dedicada e diligente, ele mostra sua lealdade à Pátria, as Forças Armadas e a sua unidade.
DEVER
É desempenhar com dedicação suas obrigações. Cumprir o seu dever significa realizar com qualidade as tarefas que lhes são atribuídas. O dever significa ser capaz de conscientemente realizar tarefas como parte de uma equipe. O trabalho das Forças Armadas é uma combinação complexa de missões, tarefas e responsabilidades, tudo planejado e em constante movimento. O trabalho militar implica no cumprimento de uma tarefa dentro de uma estrutura muito maior. É cumprir suas obrigações como parte de sua unidade, mas a eficácia e eficiência com que ele realiza sua missão, contribuirá para a integridade e qualidade do produto final. O serviço militar é um trabalho em equipe e cada um de nós tem algo a contribuir.
RESPEITO
É tratar as pessoas como elas devem ser tratadas. O Militar aprende a "tratar os outros com dignidade e respeito, enquanto espera que os outros façam o mesmo". O respeito é o que permite apreciar o melhor em outras pessoas. O respeito é confiar que todas as pessoas farão seus trabalhos e cumprirão seus deveres. O respeito é o ingrediente vital para a manutenção da hierarquia militar. Por respeito o militar acata e cumpre as ordens emanadas das autoridades superiores, desde que sejam legais e justas. Por respeito a Pátria o militar executa com valor suas missões, dedicando o melhor de seus esforços.
SERVIÇO DESINTERESSADO
O militar coloca os interesses da Nação, das Forças Armadas e dos seus subordinados antes dos seus. O serviço desinteressado é maior do que apenas servir a uma pessoa. Ao servir o seu país, o militar está cumprindo seu dever lealmente sem pensar em reconhecimento ou recompensa. O objetivo da estrutura básica do serviço altruísta é o compromisso de cada membro da equipe de ir um pouco mais longe, suportar um pouco mais e olhar para um pouco mais além, e procurar descobrir como somar seu esforço aos do grupo.
HONRA
Honrar é viver os valores da Pátria, das Forças Armadas, da sociedade e da família constantemente. O prêmio mais alto que a nação e a sociedade podem oferecer a um militar é a Confiança. Este prêmio é o único que os Soldados fazem questão de receber e ostentar em vida diária. Os Soldados desenvolvem o hábito de serem honrados e solidificam esse hábito com cada escolha de valor que eles fazem. A honra é uma questão de realizar, agir e viver os valores de respeito, dever, lealdade, serviço altruísta, integridade e coragem pessoal em tudo o que se faz.
INTEGRIDADE
É fazer o que é certo, legal e moralmente correto. A integridade é uma qualidade que o militar desenvolve aderindo aos princípios morais e éticos. Ela exige que o militar não faça algo e não diga nada que engane os outros. À medida que a integridade dele cresce, a confiança que os outros colocam nele aumenta. Quanto mais escolhas ele fizer com base na sua integridade, mais esse valor será altamente valorizado e afetará os relacionamentos dele com familiares e amigos e, finalmente, a aceitação fundamental dele mesmo.
CORAGEM PESSOAL
É agir com destemor face ao medo, ao perigo ou a adversidade física ou moral. A coragem pessoal tem sido associada as nossas Forças Armadas, os “Pracinhas” brasileiros da FEB, a “Senta a Púa” e a “Rompe Mato” da FAB, são exemplos marcantes do valor dos “Soldados da Pátria Amada”. A coragem física é uma questão de treinamento físico e psicológico permanente, ela é um estado de prontidão duradouro, que coloca os militares sempre dispostos a arriscarem suas seguranças pessoais se necessário for. Enfrentar o medo ou a adversidade moral pode ser um longo e lento processo de permanência no caminho certo, especialmente porque cumprir essas ações e tomar certas decisões não é popular entre os outros. O militar constrói sua coragem pessoal diariamente defendendo e agindo sobre as coisas e em situações que ele reconhece serem honradas. 
Finalizando um militar sempre cumpre a sua missão, nunca aceita a derrota, nunca desisti e abandona um companheiro caído.
Eduardo G. Souza.







Nenhum comentário:

Postar um comentário