Liberdade.

Todos os textos publicados nesse blog são livres para serem copiados e reproduzidos.
Porque não existe outra pretensão em nossos escritos, que não seja expressar o nosso pensamento, nossa forma de ver e sentir o mundo, o Homem e a Vida.
Se você acreditar seja necessário e ético, favor indicar a origem e o Autor. Ficamos lhe devendo essa!
Um grande abraço.
Eduardo G. Souza e Lígia G. Souza.

sábado, 5 de março de 2011

O que é Física Quântica.


.


A física quântica é o estudo do comportamento de matéria e da energia nos níveis molecular, atômico, nuclear, e em níveis microscópicos ainda menores. No início do século 20, descobriu-se que as leis que regem os objetos macroscópicos não são as mesmas regem os microscópicos.
"Quantum" vem do latim que significa "quanto". Refere-se a pequenas unidades de matéria e energia que são previstas e observadas na física quântica. Até mesmo o espaço e o tempo, que parecem ser extremamente contínuos, é possível terem menores valores.


O nascimento da física quântica é atribuído a pesquisa de Max Planck, em 1900, sobre a radiação do corpo negro (A Lei de Planck para radiação do corpo negro exprime a radiância espectral em função do comprimento de onda e da temperatura do corpo negro). Os cientistas então desenvolveram a tecnologia para medir com grande precisão, os estranhos fenômenos que foram observados. As pesquisas de campo foram feitas por Max Planck, Albert Einstein, Niels Bohr, Werner Heisenberg, Erwin Schrödinger, e muitos outros. Ironicamente, Albert Einstein tinha sérias questões com a mecânica quântica e por muitos anos tentou refutá-la ou modificá-la.


No estudo da física quântica, observa-se aquilo que realmente influencia os processos físicos que ocorrem. As ondas de luz agem como partículas e as partículas agem como ondas (A chamada dualidade onda-partícula foi enunciada pela primeira vez em 1924, pelo físico francês Louis-Victor de Broglie). A dualidade onda-partícula, também denominada dualidade onda-corpúsculo ou dualidade matéria-energia, consiste na capacidade das partículas subatômicas de se comportarem ou terem propriedades tanto de partículas como de ondas.


A matéria pode ir de um ponto a outro sem se mover através do espaço físico (O chamado tunelamento quântico). Efeito túnel, em mecânica quântica, consiste no episódio de uma partícula atravessar uma região em que a energia potencial é maior do que a sua energia total, esta barreira é intransponível na mecânica clássica, pois a energia cinética da partícula seria negativa na região. A falta de contato físico pode ser entendida como uma barreira de energia alta demais para o elétron vencer, mas pelas explicações do efeito quântico de tunelamento, parte dos elétrons consegue, não pular, mas penetrar esta barreira. Os elétrons apresentam características tanto ondulatórias como corpusculares, comportando-se de um ou outro modo dependendo da situação específica, a experiência de Young (experiência da dupla fenda) de Thomas Young exemplifica de maneira sensível esta dualidade.


De fato, na mecânica quântica, descobrimos que todo o universo é realmente uma série de probabilidades.

Eduardo G. Souza.


Nenhum comentário:

Postar um comentário