Liberdade.

Todos os textos publicados nesse blog são livres para serem copiados e reproduzidos.
Porque não existe outra pretensão em nossos escritos, que não seja expressar o nosso pensamento, nossa forma de ver e sentir o mundo, o Homem e a Vida.
Se você acreditar seja necessário e ético, favor indicar a origem e o Autor. Ficamos lhe devendo essa!
Um grande abraço.
Eduardo G. Souza e Lígia G. Souza.

quinta-feira, 24 de março de 2011

DEPRESSÃO


.

Depressão é uma doença psicossomática de natureza afetiva, que pode ter causa psíquica ou orgânica. Transtorno depressivo, depressão maior, depressão unipolar são os termos relacionados em psiquiatria. Comumente descrevemos como um estado contínuo de tristeza e insatisfação, muitas vezes sem uma razão específica.


A palavra depressão é usada também para definir a tristeza ou a insatisfação normal e temporária, que vivemos em momentos difíceis de nossas vidas. Todos nós nos sentimos "para baixo" de vez em quando.
A Depressão afeta o estado de humor da pessoa, os sintomas mais comuns são humor abatido, perda de interesse, fatigabilidade, irritabilidade, redução da concentração, queda da auto-estima e da autoconfiança, sentimento de culpa, pessimismo, idéias de suicídio, alterações do sono e do apetite, sensação opressiva de desespero e desânimo, deixando a pessoa em um estado anormal de tristeza e insatisfação. A depressão é uma doença psicossomática que se apresenta em todo o organismo, que compromete o físico, o emocional e o equilíbrio mental. Todas as pessoas, de qualquer faixa etária, etnia ou sexo podem desenvolver essa patologia, as mulheres são duas vezes mais afetadas que os homens, em crianças e idosos a doença desenvolve uma semiologia própria, ocorrendo também com frequência.


As causas da Depressão são múltiplas, podem ser originados pelas características fisiológicas da pessoa, por fatores genéticos e neuroquímicos (neurotransmissores cerebrais) somados a fatores ambientais, sociais e psicológicos, esses fatores somados podem iniciar a doença. No caso da Depressão, como doença (transtorno depressivo), nem sempre é possível saber claramente quais os acontecimentos que levaram a pessoa a ficar deprimida, o que é diferente nas reações depressivas normais e nas reações de ajustamento depressivo, nas quais é possível facilmente se identificar o evento desencadeador. As causas psicológicas da Depressão, em geral, são originadas quanto a pessoa abre mão de suas necessidades com frequência, ou passa por diversas situações adversas sem encontrar uma forma de resolvê-las. Se a pessoa sempre abre mão de satisfazer as suas necessidades, pode até não perceber esta renúncia. Essa situação pode chegar a um ponto tal, que ela passa a viver uma insatisfação constante, passa a crer não ser possível satisfazer-se ou realizar-se, e que precisa dos outros para isso. Em consequência, ela pode se isolar de seus vínculos, desligar-se da realidade e passar a questionar até sua própria razão de viver.


O tratamento clínico da Depressão é feito com medicamentos chamados antidepressivos, que agem no sistema nervoso central restaurando o equilíbrio, o psicoterápico consiste na redescoberta das necessidades abandonadas, e na busca da realização das mesmas. Para isso, terapeuta e cliente, trabalham na criação de novos caminhos em sua vida.


Eduardo G. Souza.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário