Liberdade.

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Eduardo G. Souza e Lígia G. Souza.

segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

O EXPERIMENTO DE "ADRIAN ROGERS"




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Um professor de economia na universidade Texas Tech, nos Estados Unidos, nunca havia reprovado um só aluno, até que certa vez reprovou uma classe inteira.

Os alunos desta classe em particular, insistiam que o socialismo realmente funcionava. Afirmavam que com um governo assistencialista intermediando a riqueza, ninguém seria pobre e ninguém seria rico, tudo seria igualitário e justo.

O professor então disse: “Ok, vamos fazer um experimento socialista nesta classe. Ao invés de dinheiro, usaremos suas notas nas provas. Todas as notas serão concedidas com base na média da classe, e, portanto, serão justas. Todos receberão as mesmas notas, o que significa que, em teoria, ninguém será reprovado, assim como também ninguém receberá um ‘A’”.

Depois de calculada a média da primeira prova todos receberam “B”. Quem estudou com dedicação ficou indignado, mas os alunos que não se esforçaram ficaram muito felizes com o resultado.

Quando a segunda prova foi aplicada, os preguiçosos estudaram ainda menos – eles esperavam tirar notas boas de qualquer forma. Já aqueles que tinham estudado bastante no início resolveram que eles também se aproveitariam do trem da alegria das notas. Como resultado, a segunda média das provas foi “D”. E ninguém gostou.

Depois da terceira prova, a média geral foi um “F”. E as notas não voltaram a patamares mais altos.

Mas as desavenças entre os alunos, a busca por culpados e acusações, até palavrões passaram a fazer parte da atmosfera das aulas daquela turma. A busca por “justiça” pelos alunos, era a principal causa das reclamações, então as inimizades e senso de injustiça passaram a fazer parte daquela turma.


No final das contas, ninguém queria mais estudar para beneficiar o resto da turma. E assim, todos os alunos repetiram aquela disciplina… para total surpresa.
O professor explicou: “o experimento socialista falhou porque quando a recompensa é grande, o esforço pelo sucesso individual é grande. Mas quando o governo elimina todas as recompensas, ao tirar coisas dos que se esforçaram para dar aos que não batalharam por elas, então ninguém mais vai se esforçar e tentar ou querer fazer seu melhor. Tão simples quanto isso.”
1. Você não pode levar o mais pobre à prosperidade apenas tirando a prosperidade do mais rico;
2. Para cada um recebendo sem ter de trabalhar, há uma pessoa trabalhando sem receber;
3. O governo não consegue dar nada a ninguém sem que tenha tomado de outra pessoa;
4. Ao contrário do conhecimento, é impossível multiplicar a riqueza tentando dividi-la;
5. Quando metade da população entende que não precisa trabalhar, pois a outra metade da população irá sustentá-la, e quando esta outra metade entende que não vale mais a pena trabalhar para sustentar a primeira metade, então chegamos ao começo do fim de uma nação.

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Um experimento, em qualquer área do conhecimento humano, trabalha com amostras que podem ser ou não controladas, mas sempre observáveis. A realidade fornece os fatos e os dados que devidamente analisados e medidos podem comprovar ou negar a hípose. Assim pois a realidade pode ser incabível em um experimento. O experimento só oferece respostas plausíveis se testado em outras situações, os seus resultados se repetem.
Óbvio que esse seria um experimento não factível, pois nenhum sistema educacional aceitaria esse processo de avaliação da aprendizagem. Portanto, trata-se de uma ficção criada por alguém, para ilustrar uma situação que, sem dúvidas, é uma realidade considerável, sopesando as características gerais intrínsecas da personalidade humana, fartamente observadas e registradas pela psicologia. A tese em si não é nada irreal, mas também não é incontestável, pois a sua hípose não pode ser testada num experimento real como proposto na história arquitetada.
Bem, mas ficam as conclusões atribuídas ao pseudo professor universitário ADRIAN ROGERS...

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"É impossível levar o pobre à prosperidade através de legislações que punem os ricos pela prosperidade.
Por cada pessoa que recebe sem trabalhar, outra pessoa deve trabalhar sem receber. O governo não pode dar para alguém aquilo que não tira de outro alguém.
Quando metade da população entende a ideia de que não precisa trabalhar, pois a outra metade da população irá sustentá-la, e quando esta outra metade entende que não vale mais a pena trabalhar para sustentar a primeira metade, então chegamos ao começo do fim de uma nação."

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