Liberdade.

Todos os textos publicados nesse blog são livres para serem copiados e reproduzidos.
Porque não existe outra pretensão em nossos escritos, que não seja expressar o nosso pensamento, nossa forma de ver e sentir o mundo, o Homem e a Vida.
Se você acreditar seja necessário e ético, favor indicar a origem e o Autor. Ficamos lhe devendo essa!
Um grande abraço.
Eduardo G. Souza e Lígia G. Souza.

quinta-feira, 21 de dezembro de 2017

EU SOU APENAS UM LATINO-AMERICANO

.

A família ainda é o centro do universo dos povos latino-americanos. E, por família, quero dizer, pais, irmãos, avós, primos, tios, tias, sobrinhas, sogros, antigos empregados domésticos, seus melhores amigos, os melhores amigos de seus pais ou dos seus filhos, os gatos e cachorros da família e outros animais de estimação amados. As pessoas vivem com sua família até a idade adulta (e além) e é bastante comum que todos os membros saibam tudo sobre os outros e tenham alguma inferência na vida de cada um dos membros do clã. Isso até pode ser irritante às vezes, mas às vezes é bom ter tantas pessoas preocupadas com você.
Uma das expressões mais usadas pelos latino-americanos é: CALMA! As pessoas, em geral, têm muita calma. Afinal não estão na Europa, nos EUA ou no Japão, então por que a corrida? O ônibus, o metrô ou trem pode vir ou não (na maioria dos nossos países, nem sequer temos horários para os transportes coletivos), podemos cumprir um compromisso ou não (dependendo do nosso humor e muitas outras variáveis), podemos chegar a tempo ou não. A América Latina vive em seu próprio fuso horário muito especial, chamado pelos americanos de "The Take It Easy Time Zone" (O fuso horário vá com calma). Há uma razão para isso, existem, simplesmente, muitas coisas que escapam do nosso controle. Temos que lidar com a burocracia, a bagunça e a falta de informações eficientes diariamente, então, em vez de nos enfurecermos e partimos para a ‘briga’, preferimos manter a calma.
Nós latino-americanos adoramos mostrar nosso carinho e amor. Os estrangeiros quando vêm para a América Latina, estranham como as pessoas vivem se abraçando e apertam vigorosamente as mãos, e como isso é significativo para nós. Eles ficam muito espantados de como as pessoas se tocam, se beijam muito, se abraçam, um tapinha nas costas aqui, um tapinha lá, um beijo aqui, um beijo lá. E na maioria das vezes isso não significa nada mais do que realmente é - um simples sinal de carinho.
Falamos muito e muito alto e não estamos conscientes disso. Quando estamos em outro país em um grupo de pessoas latino-americanas, provavelmente todos podem facilmente nos reconhecer, porque falamos alto e nunca paramos de falar. Na verdade, ser falante é uma característica positiva para nós. Quanto mais falante e eloquente você é, mais "popular" você é. Dito isto, você pode imaginar o quão incomodo o silêncio pode ser para nós. É por isso que as pessoas nunca param de falar, nem deixam que outras pessoas terminem suas frases e, como sempre estamos nos interrompendo, o volume aumenta gradualmente.
A comida é uma das coisas mais importante na vida. A comida não é apenas o enchimento do estômago, não é uma mera necessidade fisiológica. Comer é uma atividade social para nós que pode durar horas, é um momento para compartilhar experiências, trocar ideias ou ‘jogar conversar fora’. Não abrimos mão de um demorado e feliz almoço ou jantar com a família ou um grupo de amigos. E se você for convidado para a mesa por alguém, deve se sentir honrado. Quando alguém convida “vamos almoçar”, certamente significa um estreitamento de relação, a confirmação ou o nascimento de uma amizade, algumas vezes até uma nova e grande relação afetiva.
As marcas da nossa religiosidade estão em toda parte. Em primeiro lugar, cerca de 80% dos latino-americanos se declaram cristãos, mas muitos de nós não vamos regularmente as igrejas. Pois, para muitos a religião não tem nada a ver com ir à igreja. A religião está bastante presente em nossas atividades diárias. Existem inúmeros provérbios e adágios relacionados à religião. Encontramos ícones religiosos em cada canto das cidades, nas rua e prédios. As pessoas evocam a presença e a proteção de Deus e dos Santos incessantemente e costumam fazer o sinal da cruz constantemente. As pessoas também são muito supersticiosas quando se trata de tradições e práticas religiosas.
Os latino-americanos são muito vaidosos e costumam se enfeitar muito e cuidam bastante de si mesmos. Na verdade, as meninas começam a usar modelitos de marca, fazer suas unhas e cabelos em uma idade precoce (muitas vezes encorajadas por suas mães). Para meninos e meninas, é extremamente importante ter um corpo agradável e elegante, uma pele saudável e um cabelo bem tratado, muitas vezes colorido e um corte de um supermodelo. Não é de admirar que os concursos de beleza sejam tão famosos nesta parte do mundo.
Vocês podem trazer outras características a esta lista, é claro. É apenas uma generalização, por isso, não leve isso a sério demais. Eu sou latino-americano e muitas coisas que descrevi não se encaixam na minha personalidade, mas acho que todos nós temos um pouco desse típico latino-americano...
Que...
“Eu sou apenas um rapaz latino-americano sem dinheiro no banco
Sem parentes importantes e vindo do interior
Mas trago, de cabeça, uma canção do rádio
Em que um antigo compositor baiano me dizia
Tudo é divino, tudo é maravilhoso 
Eduardo G. Souza.



Nenhum comentário:

Postar um comentário