Liberdade.

Todos os textos publicados nesse blog são livres para serem copiados e reproduzidos.
Porque não existe outra pretensão em nossos escritos, que não seja expressar o nosso pensamento, nossa forma de ver e sentir o mundo, o Homem e a Vida.
Se você acreditar seja necessário e ético, favor indicar a origem e o Autor. Ficamos lhe devendo essa!
Um grande abraço.
Eduardo G. Souza e Lígia G. Souza.

terça-feira, 16 de março de 2010

LIBERDADE DE PENSAR


Quando falamos em Liberdade, todos acreditamos que possuímos, com certeza, a Liberdade. Se analisarmos então todas as formas de liberdade, vamos refletir sobre uma forma de liberdade que a maioria de nós pensa que têm, mas podemos não ter, a Liberdade de Pensar.


Não estamos falando de restrições impostas por outras pessoas diretamente sobre a forma e o que você vai pensar em sua mente. Estamos falando sobre as restrições que nós mesmos, como indivíduos, nos impomos, indiretamente influenciados por outras pessoas ao redor de nós, algo que poderíamos chamar de normas sociais.


Você às vezes restringe seus pensamentos de certos fatos e eventos simplesmente porque acredita, ensinado por outros ao seu redor, que esses pensamentos são muito escandaloso, tolos ou inúteis para explorar? Você faz censura para si mesmo? Acreditamos que todos nós fazemos esse controle sobre nossos pensamentos. Dentro dessa linha de raciocínio nos declaramos: “Homens Livres e de Bons Costumes”, porque somos capazes de manter nosso comportamento e nossos pensamentos dentro dos "bons costumes".

O que são “bons costumes"? É um conjunto de Regras de Comportamento, estabelecido e aceito pelo Grupo Social, que busca tornar a Vida Social mais agradável e saudável.

O Comportamento do Homem em sociedade é controlado por três níveis básicos de Padrões Comportamentais: - As Leis, juridicamente estabelecidas pelo grupo, controlam ostensivamente o comportamento do indivíduo. Possuem um alto poder de coerção, as sansões vão da pena pecuniária a privação da liberdade; - Os Mores (Moral), que estão em geral associados aos aspectos religiosos ou tradições profundamente arraigadas a personalidade do grupo social. Possuem também um forte poder de coerção, pois a sua transgressão atinge o Ser em sua estrutura moral e ética, ocasionando o remorso, a contrição e o pesar. O dever moral não é exigível a ninguém, no entanto caracteriza-se por um dever de consciência. Os Mores são caracterizados pelos Valores Sociais, assimilados pelo indivíduo através de um processo educacional. Esse é um dos principais afazeres da Escola; - Os Folkways (Etiqueta Social), que são padrões de conduta social exterior, constituem os modos coletivos de comportamento, convencionais ou espontâneos, reconhecidos e aceitos pelo grupo, conduzem a maior parte da vida diária. Possuem um baixo poder de coerção, mas são impostos pelas relações interpessoais, podendo ocasionar o afastamento do indivíduo de um grupo social.

Por isso acreditamos ser importante nos mantermos dentro dessas normas sociais?

Acreditamos que a Liberdade de Pensamento é mais importante do que podemos avaliar, e podemos perceber isso cada vez mais quando os seres humanos caminham rumo à evolução.


O pensamento é a ferramenta que faz os seres humanos serem quem são e evoluir para além do ponto em que eles estão em um dado momento no tempo. O pensamento é uma chave para a evolução. No entanto, se um pensamento estiver confinado em uma jaula de normas e analogias do que já sabemos, ele não pode nos fazer evoluir. Em vez disso, nos faz correr em círculos e não conseguimos avançar.


Mas quando você libertá-lo, tudo o que você imaginar pode se tornar possível, em sua mente e na sua vida. Você começa a procurar formas de experimentar a sua própria imaginação em maneiras novas e mais completas, como um cientista que tem uma idéia abstrata e se esforça para testá-la e explicar seus resultados a comunidade científica. Cedo ou tarde você vai encontrar uma maneira adequada de expressá-la e alcançá-la, e fazer outras experiências, tornando suas experiências cada vez mais reais, até que alcança o conhecimento que conduz à realização do que anteriormente era irreal, transformando a "imaginação" em realidade.


Por isso a Liberdade de Pensamento é tão importante. Um pensamento livre é o alicerce do processo de conversão da abstração pura, mera magia e imaginação em realidade. Tudo é possível, é só você sonhar.

Eduardo e Lígia G. Souza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário