Liberdade.

Todos os textos publicados nesse blog são livres para serem copiados e reproduzidos.
Porque não existe outra pretensão em nossos escritos, que não seja expressar o nosso pensamento, nossa forma de ver e sentir o mundo, o Homem e a Vida.
Se você acreditar seja necessário e ético, favor indicar a origem e o Autor. Ficamos lhe devendo essa!
Um grande abraço.
Eduardo G. Souza e Lígia G. Souza.

quarta-feira, 24 de março de 2010

LIBERDADE DE EXPRESSÃO




Liberdade de Expressão

É o direito das pessoas de expressar qualquer opinião publicamente, sem interferência, censura ou restrição por parte do governo.

Porque lutar por esta idéia de liberdade? O Direito de Protesto e a Liberdade de Expressão são elementos cruciais da vida política das sociedades. A Liberdade de Expressão nasceu como uma forte garantia da liberdade individual na história da humanidade, mas uma variedade de medidas restritivas aplicadas por governos opressores vêem prejudicá-las.


Não lutamos apenas para a liberdade da sua própria causa, mas pela liberdade para algo de maior efeito - não só pela liberdade de expressão, mas pela liberdade da opressão e de culto. A Liberdade de Falar é também a liberdade do medo, porque quando você está preso ao silêncio pelo medo, você não está livre.

E o que defendemos? A absoluta liberdade de opinião e de sentimento em todos os assuntos práticos ou especulativos, científicos, morais ou teológicos. A liberdade de expressão e de publicação de opiniões não podem jamais serem sacrificadas frente a qualquer princípio estabelecido pelo governo, já que pertencem a essa parte do comportamento dos indivíduos que diz respeito aos seus direitos individuais, sendo de tanta importância como a liberdade de pensamento.


Mesmo se toda a humanidade, menos um individuo, for de uma mesma opinião; se apenas uma pessoa for de opinião contrária, a humanidade não tem uma justificativa para silenciar essa única pessoa; pois se ela tivesse o poder de calar todos, seria justificado ela silenciar toda a humanidade? Mesmo uma opinião pessoal, de aparente nenhum valor, exceto para o proprietário; mesmo se a obstrução da expressão fosse simplesmente um prejuízo privado; mesmo assim seria um erro reprimi-la, pois não faria alguma diferença se a Liberdade Expressão foi cerceada apenas a uma pessoa ou a muitas.

O mal de silenciar a expressão de uma opinião, é que se está roubando a raça humana o progresso, não somente aqueles que concordam com a opinião, mas também aqueles que discordam. Pois se a opinião for correta, todos são privados da oportunidade de trocar o erro pela verdade; se ela for errada, todos perdem o que também é um grande benefício à humanidade, a percepção mais clara e mais viva da verdade, produzida por sua colisão do erro com o acerto. Nós nunca podemos ter certeza de que o que estamos tentando sufocar é uma opinião falsa ou errada, e mesmo que tivéssemos a certeza, sufocá-la seria um mal maior ainda.


Aqueles que tentam suprimir uma opinião, é claro negando sua verdade, o fazem acreditando serem os donos da verdade, pois eles crêem ser infalíveis. Na verdade ninguém tem autoridade para decidir uma questão para toda a humanidade, e excluir qualquer outra pessoa do tema em julgamento. Recusar a audiência de uma opinião, porque tem a certeza de que é falsa, é assumir que sua certeza é absoluta verdade. Toda negação de discussão é uma suposição de infalibilidade.

É essencial que sejamos vigilantes na defesa dos direitos de expressão e de pensamento, porque, infelizmente, o ditado que a "verdade sempre triunfa sobre a opressão", é uma dessas mentiras que os homens gostam de repetir um após o outro, até eles passarem a acreditar, mas que todas as experiências refutam. A História está repleta de exemplos de verdades suplantadas pela opressão.

Neste momento milhares de Irmãos Cubanos, estão Gritando que vale a pena Falar. Essa é a Liberdade que nós amamos e cultivamos.

Acredito que juntos poderemos traçar o caminho a seguir. Em particular, acredito que através da pressão internacional e da divulgação de nossos ideais, poderemos resistir aos novos desafios, nós podemos começar imediatamente a usar a Liberdade que é usurpada aos nossos Irmãos, e através de nossa voz, do nosso Grito, exigir as mudanças que possibilitarão aos nossos Irmãos usufruírem da Liberdade de Expressão que tanto prezamos e batalhamos.


"Dê-me liberdade ou dê-me morte". Patrick Henry.

Eduardo Gomes de Souza


Nenhum comentário:

Postar um comentário