Liberdade.

Todos os textos publicados nesse blog são livres para serem copiados e reproduzidos.
Porque não existe outra pretensão em nossos escritos, que não seja expressar o nosso pensamento, nossa forma de ver e sentir o mundo, o Homem e a Vida.
Se você acreditar seja necessário e ético, favor indicar a origem e o Autor. Ficamos lhe devendo essa!
Um grande abraço.
Eduardo G. Souza e Lígia G. Souza.

segunda-feira, 15 de março de 2010

ESQUEÇAM TUDO QUE EU FALEI E ESCREVI



Esqueçam tudo que eu falei e escrevi.

 

Várias vezes já ouvimos esta frase. O comportamento humano é caracterizado por uma flexibilidade, que possibilita sua adaptação as mais diversas situações e realidades, que lhes são apresentadas. Porque, sendo uma característica humana a flexibilidade de conduta, cobramos das pessoas um comportamento perene frente às diversas situações que enfrentam em sua dia-a-dia?

Poderíamos pensar em uma racionalidade, que somente seria possível se pudéssemos eliminar totalmente a emoção da personalidade do Ser Humano. Somente um Ser totalmente despido da emoção, poderia manter uma coerência permanente em tudo que fala e escreve. Pois em cada situação que enfrentamos, muitas são as variáveis que formam o cenário e várias são as percepções que temos naquele momento.

Pelo raciocínio desenvolvido, podemos aceitar perfeitamente que o Ser Humano tenha seu comportamento e suas ações pautados pela posição que ele ocupa, em um dado momento, em determinada situação. Não sendo então considerada anormal a mudança de opinião ou comportamento pelo Ser Humano.


E o Homem pode mudar de opinião? Pode em um dado momento, se posicionar a favor ou contra uma situação ou comportamento, e em seguida mudar sua posição em relação a uma idêntica situação?

Certamente esperamos que o Homem tivesse um equilíbrio emocional suficiente, para não permitir que a emoção dominasse o seu comportamento e suas ações, porém não devemos esquecer que os Homens são Seres Humanos e, portanto, seu comportamento é caracterizado pelos mesmos fatores, que determinam o comportamento de todos os Seres Humanos.

Portanto, devemos ter Tolerância com as mudanças dos pontos de vista e opiniões de outras pessoas, pois a flexibilidade é uma característica importante de qualquer personalidade.


Outro aspecto é que, em geral, a sociedade universal não tolera muito “posições fixas” ou imutáveis. O intransigente é considerado “um chato”. A sociedade valoriza aqueles cujos canais de comunicação estão abertos a discussão e as mudanças de opinião.

Assim não devemos estranhar ou criticar alguém por mudar suas opiniões ou comportamento, em função de uma nova situação que está vivenciando. Devemos nos lembrar que, quando temos nossos anseios e expectativas frustrados, a emoção passa a comandar nosso modo de ver e sentir a realidade, e nessa situação é normal negarmos tudo o dissemos e escrevemos. E a frase: “Você vai acreditar se eu te disser que fulano mudou?”, não deve ser vista como uma critica, mas como uma constatação de uma realidade perfeitamente plausível.

Para que possamos conviver em Paz e Fraternidade, é importante procurarmos compreender e aceitar o outro, com todas as suas contradições e idiossincrasias, sempre lembrando que o Homem, antes de tudo é um Ser Humano.

Eduardo Gomes de Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário