Liberdade.

Todos os textos publicados nesse blog são livres para serem copiados e reproduzidos.
Porque não existe outra pretensão em nossos escritos, que não seja expressar o nosso pensamento, nossa forma de ver e sentir o mundo, o Homem e a Vida.
Se você acreditar seja necessário e ético, favor indicar a origem e o Autor. Ficamos lhe devendo essa!
Um grande abraço.
Eduardo G. Souza e Lígia G. Souza.

segunda-feira, 19 de setembro de 2016

OS EUA E AS RELAÇÕES COM CUBA



Os Estados Unidos tem hoje a melhor oportunidade de por fim a miséria e ao sofrimento do povo cubano. Por mais de meio século, Fidel Alejandro Castro Ruz e agora seu irmão Raúl Modesto Castro Ruz dominam o poder em Cuba. Infelizmente, não poderia ter sido evitado, mas hoje os Estados Unidos tem condições de, finalmente, dar ao povo cubano a liberdade que merece, e sem que um único tiro seja disparado. A oposição em massa ao regime moribundo dos Castros dá uma oportunidade única e uma obrigação aos Estados Unidos de libertar o povo cubano. E essa eliminação do regime comunista cubano também irá ajudar em parte a vencer a guerra contra o terror.

A deterioração da economia e as ameaças às liberdades individuais patrocinadas pelos mal sucedidos regimes comunistas ocidentais, são, em princípio, as principais causas de suas próprias queda um dia. Certamente a deterioração da economia e a tirania levaram à queda de muitos países comunistas, e o melhor exemplo é a derrocada da União Soviética. Cada regime comunista usa a técnica da "opressão das massas", para manter o poder conquistado pelas revoluções, até mesmo aqueles que se auto definem como "democráticos", são liderados por marxistas dissimulados, e roubam a liberdade de milhões.

Assim, pode-se tentar justificar as primeiras violações em massa de direitos individuais promovidas por Castro, como uma justificativa para a vitória e manutenção das conquistas da revolução. Só que a revolução em vez de trazer a liberdade do povo, trouxe a tirania do partido comunista. Considerando que Castro e os seus revolucionários, em nome da revolução, sacrificaram, com culpa ou não, sem um julgamento justo, milhares de vidas, não é de se estranhar que, posteriormente, cometessem os abusos em massa dos direitos individuais que se seguiram. De acordo com ‘O Livro Negro do Comunismo’, desde o início de seu reinado, Castro mandou prender pelo menos 400 mil pessoas e matou, ou contribuiu para a morte, de 25 mil a 37 mil pessoas.

Em relação à "expansão das revoluções", resolução aprovada pelo II Congresso do Partido Comunista de Cuba, em 1980, declarou: "... a importância de continuar a promover a consolidação de uma frente comum para apoiar as transformações estruturais indispensáveis ​​exigidas pela região. Este processo será apoiado pela incorporação, em larga escala, de grupos cristãos e organizações nas lutas de libertação nacional e justiça social, como ocorreu na Nicarágua e El Salvador”.

Ele também declarou em uma entrevista a Le Fígaro Magazine: "Os Estados Unidos queriam que nós fizéssemos um erro estratégico e tático, ao proclamar a revolução como um movimento comunista. Na verdade, eu era um comunista... Eu achei que um bom marxista-leninista não deveria proclamar ser uma revolução socialista nas condições que existiam em Cuba em 1959. Eu acho que fui um bom marxista-leninista em não fazer isso, e não dar a conhecer as nossas crenças subjacentes. O que os Estados Unidos queriam para nos julgar, era saber o que nós pensamos, e se nos deixaríamos ser manobrados ou manipulados por ele. Eu acho que foi uma coisa excelente não anunciarmos o marxismo-leninismo ou a natureza socialista da revolução na época". Lembrem-se, os EUA não sabia que Castro era comunista até alguns anos após a sua revolução.

A primeira tentativa de Castro de destruir a liberdade de outros povos, além dos cubanos, foi quanto em 1948 ele ajudou a revolução na Colômbia, ao mesmo tempo, tentou derrubar o ditador da República Dominicana. Se Castro fosse um verdadeiro defensor da liberdade, estas seriam boas ações, mas todos nós sabemos que, se essas tentativas fossem bem sucedidas, uma tirania antiga seria substituída por uma nova tirania com mais aliados.

As violações dos direitos individuais se estenderam até mesmo a estrangeiros. Por exemplo, acredita-se que as forças cubanas que foram para o Vietnã, foram mobilizadas para ajudar na tortura e no interrogatório de prisioneiros de guerra americanos e inimigos, o que pode significar que Castro teve papel no desaparecimento milhares de prisioneiros de guerra nas Guerras do Vietnã e da Coreia, onde os prisioneiros americanos e inimigos foram torturados, e às vezes banidos para prisões de trabalho forçado em países do Bloco Oriental. Acredita-se que muitos deles ainda são prisioneiros, ​​podendo ainda estar vivos.

Castro nunca conseguiu o seu sonho de transformar outros países no modelo de sua própria utopia. Mas, conseguiu influenciar alguns. O melhor exemplo disso é a Venezuela, que produzia cerca de um quarto do petróleo importado pelos Estados Unidos, e era um país estratégico mundial. Quando Chávez decidiu adotar o modelo ‘bolivariano’ em seu país, não surpreendeu o apoio que recebeu de Fidel Castro. Hugo Chávez era um admirador declarado de Fidel Castro, da China e do comunismo, rapidamente tomou o poder após a sua eleição. Para preparar o seu regime totalitário, ele criou os Círculos Bolivarianos, a versão venezuelana de Comitês de Defesa Revolucionárias de Cuba. Os Círculos Bolivarianos dominaram as delegacias de polícia em todo o país, e nacionalizaram as unidades das maiores empresas de petróleo. Parte desse petróleo confiscado foi posteriormente exportado para Cuba de graça ou a preços escandalosamente baratos, permitindo que o regime cubano sobrevivesse por algum tempo.

Os planos de Fidel Castro para ajudar Hugo Chávez foram os mesmos que ele usou no Chile de Salvador Allende, que envolveu o envio de forças especiais cubanas para ajudar na montagem de um regime totalitário. Fontes da oposição na Venezuela denunciaram a presença de militares cubanos, e como esses assessores e oficiais de inteligência dominaram os serviços de inteligência da Venezuela, as escolas militares, o controle dos portos e aeroportos, a Guarda Presidencial de Chávez, e todas as unidades da indústria do petróleo.

Quando as forças de oposição levantaram-se e quase tiraram Hugo Chávez do poder na Venezuela, Fidel Castro correu para ajudar Chávez, forças especiais cubanas assumiram a sua segurança, garantiram sua posição, e, finalmente, levaram a vitória de Chávez. De certa forma a vitória de Hugo Chávez na Venezuela alimentou as tendências comunistas de grupos no Brasil, na Argentina, no Equador e no resto da América Latina. Era, naquele momento, até quase provável, que os sonhos de Castro de uma revolução latino-americana bem sucedida, liderada por si mesmo, pudessem realmente se tornar realidade nos anos subsequentes.

Nesse contexto, vocês podem até se surpreender por Cuba não violar tratados internacionais e ter armas químicas e biológicas, além de patrocinar o terrorismo, e também não ter ousado quebrar acordos da Guerra Fria entre os anos de 1960 a 1970. No entanto, em 1962, a inteligência americana notou um súbito aumento no número de navios soviéticos a caminho de Cuba, transportando equipamentos para o início da montagem de pampas para lançamento de mísseis. O secretário de Defesa, Robert McNamara, determinou que a movimentação fosse observada de perto.

Apesar dos indícios suspeitíssimos, John Kennedy e seus auxiliares caíram no conto de Nikita Kruschev, que jurava de pés juntos que a URSS não colocaria armas ofensivas em Cuba. Mas, comunicações entre cubanos na ilha e seus parentes exilados em Miami, denunciavam os trabalhos estranhos dos russos, o governo americano, contudo, optou por desprezar as informações. Apenas o diretor da CIA, John McCone, acreditava nas informações vindas de Cuba e nas observações de seus agentes, que indicavam ser a carga dos navios soviéticos bélica, o diretor da CIA, no entanto, foi incapaz de convencer o presidente. A negligente inocência de Kennedy chegou a tal ponto, que ele não entendeu o recado, uma semana antes da crise explodir, do presidente de Cuba, Osvaldo Dorticós – que era apenas mensageiro do regime, pois quem mandava mesmo era Fidel –, quando discursou na Assembleia Geral da ONU, em Nova York, que afirmou com uma clareza cristalina: "Se Cuba for atacada, saberá se defender. Repito: temos meios para nossa defesa. Também temos nossas armas inevitáveis, as armas que preferíamos não ter adquirido, as armas que desejamos jamais utilizar".

Dias depois um avião U-2 equipado com câmaras fotográficas especiais fotografou o que parecia ser uma nova construção militar em San Cristóbal, na província de Pinar del Rio, no oeste de Cuba. As fotografias foram examinadas com minúcia e confirmaram: os soviéticos se preparavam para instalar mísseis em Cuba, e as características das instalações fotografadas pelos americanos indicavam que esses mísseis seriam carregados com ogivas atômicas.

As implicações eram gravíssimas. Os soviéticos fincariam bases para serem capazes de disparar um míssil nuclear contra qualquer cidade americana. Ciente da gravidade do assunto, o assessor especial para Assuntos de Segurança Nacional, McGeorge Bundy, o primeiro a receber o explosivo relatório, decidiu levar imediatamente ao conhecimento do chefe. Ao despertar para o desafio, o mais jovem presidente eleito da história americana (aos 43 anos, em 1960) enfim mostrou possuir a estatura intelectual e moral necessária para liderar a principal democracia do mundo. Imediatamente relatórios do gabinete do presidente dos Estados Unidos ao Congresso denunciaram violações de tratados por Cuba em setembro e outubro de 1962. O relatório denunciou que a violação aconteceu pela tentativa de ‘implantação de armas ofensivas’ (mísseis MRBM e IRBM; e bombardeiros médios) em Cuba.

Calejado após algumas trapalhadas nos dois primeiros anos de governo, Kennedy definiu o confronto como a linha mestra de condução da crise. Sabendo do apoio dos países não alinhados a Moscou, o presidente decidiu não fazer nenhum movimento brusco, e ofereceu um tempo para que Kruschev sentisse a pressão e recuasse. Foi, de fato, o que acabou ocorrendo, resultado do bloqueio naval no Atlântico. Nikita Kruschev, o soberano de um império que se caracterizava pela sua frieza e destemor diante do sentimentalismo dos ocidentais, foi o primeiro a ceder. A Casa Branca recebeu uma mensagem incomum. No lugar dos comunicados impessoais e sisudos geralmente assinados por Kruschev, chegava uma carta extensa e franca, claramente escrita sob forte emoção, os nervos de aço de Kruschev haviam fraquejado? O certo é que ele decidiu oferecer um acordo aos americanos, e redigira a carta de próprio punho, sem consultar a cúpula comunista. Sua proposta era que se Kennedy prometesse não atacar Cuba, todos os mísseis iriam embora.

"Entendemos perfeitamente que, se atacarmos vocês, vocês responderão da mesma forma. Somos pessoas normais, que compreendemos e avaliamos corretamente a situação. Só lunáticos e suicidas poderiam agir de outra forma. Não queremos destruir seu país, mas sim, apesar das nossas diferenças ideológicas, competir pacificamente, e não por meios militares. Somente um louco é capaz de acreditar que as armas são os principais meios de vida de uma sociedade. Se as pessoas não mostrarem sabedoria, elas entrarão em confronto, e a exterminação recíproca começará." escreveu Kruschev.

Kennedy não pode, porém, aparecer como um mocinho pacato que afugentou o bandido que apontava uma arma para sua testa. É importante lembrar que o inimigo foi atraído pelo próprio presidente, que era muito mal assessorado por militares que adoravam um conflito armado. Com a inútil, mal organizada e fracassada invasão à Baía dos Porcos, em abril de 1961, Kennedy ofereceu de bandeja a melhor desculpa possível para Castro e Kruschev – a de que era imperioso armar a ilha para evitar outra tentativa de invasão a Cuba. Os Estados Unidos aprenderam a lição e não voltaram mais a cogitar invadir Cuba, mesmo depois do fim da guerra fria.

Cuba também tentou violar os acordos de proliferação de armas entre 1970 e 1974 pela tentativa da aquisição e uso de submarinos carregados com mísseis nucleares soviéticos em águas territoriais cubanas. Novamente as ameaças de intervenção dos Estados Unidos frustraram os intentos bélicos de Fidel. 

É claro que Cuba não usa somente violar tratados na tentativa de uma abordagem para promover os seus objetivos. Por exemplo, em 22 de maio de 1977, Jimmy Carter recomendou que os americanos deveriam parar de serem paranoicos quanto à ameaça do comunismo cubano, poucos dias depois Cuba enviou uma grande força militar para a Etiópia, em uma interferência comunista internacional. Qualquer um que parecia ser uma ameaça para Cuba, como Ronald Reagan, por exemplo, era considerado um alvo, poderia ser assassinato, sofrer um forte ataque de propaganda ou outras formas de minimizar sua capacidade de ameaçar Cuba. Quando era presidente, Ronald Reagan, poucos dias depois de falar contra Fidel Castro, recebeu um pacote com um boneco espetado por uma agulha dessas usadas por agentes funerários, juntamente com um bilhete com uma ameaça de morte. O bilhete foi assinado por "amigos de Cuba". Se isso foi sobre as ordens e inteligência de Cuba ou não, não sabemos, mas mostra que Cuba usava forças amigáveis mesmo nos Estados Unidos.

Na verdade as questões militares e até o sonho de converter os países latinos americanos ao comunismo ficaram no passado, hoje o principal problema de Cuba é que a sociedade e o povo podem ser bem controlados, mas pouco é produzido. Fidel Castro não conseguiu transferir seu sucesso inquestionável na política para o dinamismo econômico. As coisas estão tão complicadas na economia cubana, que o melhor exemplo é a baixa produtividade agrícola. De acordo com informações do governo cubano, Cuba teve que gastar 1,9 bilhões de dólares na importação de alimentos só no último ano. Desde 2002, quando Fidel ainda era o Comandante, o país vem reduzindo a produção de açúcar, a fim de produzir mais alimentos. Após o colapso da economia açucareira, o país quis desenvolver novos sectores de produção - mas o projeto falhou miseravelmente. Os técnicos agrícolas cubanos admitem que os resultados tenham sido devastadores.

Particularmente atrozes para a agricultura são os efeitos do "tudo pertence ao governo", essa política tem consequências negativas para o setor agrícola, onde as reformas socialistas tentaram resolver todos os problemas, mas o problema central - a propriedade da terra – nunca foi solucionado. Esse problema é colocado claramente na declaração de um lavrador: "Por que eu deveria investir na terra, se ela não pertence a mim?"

Os problemas cubanos se agravaram e não existem perspectivas de melhora com a deterioração da economia e a crise política da Venezuela. Dependente do petróleo e dos recursos vindos da Venezuela, Cuba vê com muita preocupação a diminuição da produção de óleo e a desvalorização monetária que assolam a Venezuela. A crise venezuelana já é sentida e atinge duramente a economia cubana.  

Ao mesmo tempo, os salários não podem acompanhar o ritmo do custo de vida. E, nesse quadro, o peso cubano perdeu 176 por cento do seu poder de compra desde 1989. Para tentar minorar o problema, em 1994, Fidel Castro criou o ‘peso cubano convertível’ (CUC), com um valor igual ao dólar estadunidense, um CUC vale cerca de 30 pesos cubanos. O CUC é a moeda que os turistas usam (o turismo é hoje a maior fonte de divisas do país), ela é aceita em hotéis, restaurantes, lojas de artigos turísticos, locadoras de veículos, táxis e todos que prestam serviços turísticos. O peso cubano, a moeda nacional usada pelos cubanos, não é aceita em locais que recebem os turistas. Um taxista que consiga transportar turistas faturando 25 CUCs por dia, em 20 dias de trabalho, um mês, vai embolsar, em moeda nacional, 12 mil pesos cubanos, o que equivalente a cerca de 50 meses de salário de um cubano que ganhe o salário mínimo. Se uma pessoa optar por largar seu emprego para esmolar em frente a um hotel e conseguir dos turistas 1 CUC por dia, no final do mês ela terá ganho 900 pesos cubanos, mais que o dobro do salário mínimo de um trabalhador (até parece às bolsas benesses do Brasil). Essa busca desesperada pelo CUC e outras moedas estrangeiras, principalmente o dólar, tem impulsionado a prostituição (feminina e masculina) e uma rede mafiosa de contrabando de charutos cubanos, muito apreciados por charuteiros de todo o mundo. Por isso, Raúl Castro não pode oferecer a juventude cubana algumas perspectivas positivas para o futuro.

Na maioria das vezes a culpa pela situação ruim da economia cubana é da administração, da tomada de decisões e do planejamento, centralizados e superburocratizados. A economia está estrangulada pelos burocratas estatais cubanos.

Outro problema enfrentado por Raúl é a dependência da Venezuela, que está fornecendo petróleo barato ou doado para Cuba. No momento, cerca de 30 mil especialistas cubanos – médicos, engenheiros e militares - estão na Venezuela. A remuneração deles está sendo uma fonte significativa de receita para Cuba amortizar a dívida do óleo fornecido pela Venezuela. No entanto, a crise política e econômica que acontece na Venezuela, coloca em risco o fornecimento de petróleo e a receita advinda do trabalho desses cubanos na Venezuela e em outros países. 

Nos tempos coloniais, Cuba era escrava da Espanha, em seguida, dos Estados Unidos e, após a revolução, para a União Soviética. Agora é dependente da Venezuela e de seu presidente Nicolás Maduro - mas isso é discutido somente a portas fechadas pela cúpula do governo em Cuba. Um legado do Comandante, que está fazendo o povo sofrer.

Mas os Castros tem dado pouca atenção ao sofrimento dos cubanos e a baixa produtividade da economia e ficam muito felizes em atribuir ao ‘embargo comercial’ americano à culpa de todos os males que consomem a economia e destroem o país.

Agora cabe ao irmão mais novo de Fidel, Raúl limpar essa bagunça, e esse reparo, passa necessariamente, por uma aproximação com o governo norte americano. Já que não conta mais com a ajuda da extinta URSS, a Venezuela, que desde o tempo de Chávez e Fidel, lhe prestava ajuda, está falindo e os países latinos americanos parecem dar uma guinada para a ‘direita’. Mas, parece que Raúl Castro ainda está apegado aos caquéticos princípios revolucionários que levaram Cuba a decadência social e econômica.

Hoje os Estados Unidos não precisam lançar mão de medidas militares contra Cuba, ao contrário, com o isolamento e o colapso da economia cubana, os Estados Unidos com um movimento de apoiou a Cuba, poderá facilmente mudar sua imagem de país opressor, que ainda está na consciência de parte do povo cubano, e se transformar em um país amigo de deu a mão a Cuba quando ela desce ladeira abaixo.

Em um encontro histórico, Raúl Castro pediu a Barack Obama que seja suspenso o embargo econômico à ilha. O líder norte-americano se comprometeu a avançar com a normalização das relações entre os dois países, mas o bloqueio permanece. Pois, por outro lado, Obama solicitou ao líder cubano que o governo respeite os direitos humanos e as liberdades política do povo cubano. Portanto, não cabe somente aos Estados Unidos, nesse momento, estender a mão para salvar o regime dos Castros, mas ao governo cubano promover as mudanças necessárias para assegurar a democracia e a liberdade do povo. E assim, sem violência ou o sacrifício de vidas de americanos ou cubanos, libertar a nova geração cubana da tirania, da opressão e da miséria, pois os jovens do povo cubano são amantes e anseiam a liberdade. 

Eduardo G. Souza.

Fontes:

Allison, Graham & Zelikow, Philip. Essence of Decision, Explaining the Cuban Missile Crisis.
Ayerbe, Luis Fernando. A Revolução Cubana.
Bandeira, Luis Alberto Moniz. De Martí a Fidel: a Revolução Cubana e a América Latina.
Brenner, P. & Kornbluh, P. Clinton’s Cuba Calculus.
Chairman, Joint Chiefs of Staff. Justification for US Military Intervention in Cuba (includes cover memoranda). 
Courtois, Stéphane e outros. O LIVRO NEGRO DO COMUNISMO - Crimes, terror e repressão. (Apenas a título de esclarecimento são coautores: Jean-Louis Panné, Andrzej Paczkowski, Karel Bartosek, Jean-Louis Margolin, e colaboraram: Remi Kauffer, Pierre Rigoulot, Pascal Fontaine, Yves Santamaria e Sylvain Boulouque) Tradução CAIO MEIRA.
Moser, John & Hahn, Lori. The Cuban Missile Crisis, 1962: 'The Missiles of October'.
Pope, Ronald R. Soviet Views on the Cuban Missile Crisis: Myth and Reality in Foreign Policy Analysis.
Valle, Amir. Habana Babilonia – Prostitution in Kuba.
Valle, Amir. Jinetera.


Nenhum comentário:

Postar um comentário