Liberdade.

Todos os textos publicados nesse blog são livres para serem copiados e reproduzidos.
Porque não existe outra pretensão em nossos escritos, que não seja expressar o nosso pensamento, nossa forma de ver e sentir o mundo, o Homem e a Vida.
Se você acreditar seja necessário e ético, favor indicar a origem e o Autor. Ficamos lhe devendo essa!
Um grande abraço.
Eduardo G. Souza e Lígia G. Souza.

segunda-feira, 19 de setembro de 2016

A DERROCADA DA VENEZUELA ARRASTA CUBA A UM NOVO PERÍODO DE CRISE... EUA A SALVAÇÃO!


Todo dia novas vítimas dos baixos preços do petróleo aparecem, exibindo os patentes sinais da sua aflição. Primeiro, foi à Venezuela, que ofereceu um triste espetáculo com a desintegração da sua economia com a queda dos preços do petróleo. Em seguida, foi à Rússia, que está à beira de um desagradável e autodestrutivo desequilíbrio fiscal, caminhado para uma grave crise financeira. Em seguida, um evento mais bizarro, o colapso de um país que é vítima dos preços em queda livre, sem nunca ter sido um grande produtor de petróleo. Cuba é vítima, porque o país vinha sendo mantido pela Venezuela, que está indo à falência.

Os dois primeiros estão passando por situações humilhantes. A Venezuela está forçada a parar de comprar aliados políticos em toda a América Latina para apoiar a sua ideologia populista, o socialismo do século XX. A Rússia, que joga em um grupo muito maior e mais importante, teve que abandonar suas intenções de engolir seus vizinhos. Nenhum deles, no entanto, sofreu uma desonrosa humilhação como a de Cuba, que foi forçada a infligir a si mesma, a aproximação do país de Fidel e Raul Castro com o chamado "Império Capitalista", que eles juraram lutar contra, sem dar trégua, até vê-lo sucumbir, até a sua morte. Aproximar-se dos Estados Unidos e humildemente pedir para ser autorizada a entrar na esfera da influência econômica americana, abrindo-se a investidores americanos, pedindo para ser autorizada a vender seus produtos nos mercados norte-americanos, pedindo para ser autorizada a receber mais remessas de dólares enviados pelos cubanos que vivem nos Estados Unidos para suas famílias em Cuba e implorando pelo fim do embargo, isso é muita humilhação.

A queda drástica nos preços do petróleo foi o necessário para empurrar Cuba em direção ao capitalismo, para acabar com toda sua retórica de guerra de classe e da necessidade de revoluções sangrentas. Isto não é surpreendente. Não é a primeira vez que Cuba se encontra desamparada, à procura de algum subsídio de outro país, porque não pode subsistir com seus próprios meios. Fidel Castro e o Partido Comunista destruíram a economia cubana logo depois que realizaram a revolução em 1950. Desde então, Cuba tem necessidade patrocinadores.

Isto não parecia ser um problema naquele momento, porque para a União Soviética era mais do que um prazer, se oferecer para ajudar na sobrevivência da ilha carente, em troca de cinco vantagens que Castro poderia oferecer: a presença militar soviética a 240 milhas da Costa Leste americana; A disposição de Castro de atuar como um aliado militar, e em nome da União Soviética, enviar seu exército e mercenários para lugares distantes como Angola; uma base física para ameaçar os Estados Unidos na América Latina; o carisma e a retórica de Castro e a admiração dos povos latinos por seus revolucionários; e, por apenas um curto período de tempo, uma plataforma para lançar mísseis nucleares contra os Estados Unidos.

Desta forma, a ilha sobreviveu durante algumas décadas, porque a União Soviética passou a subsidiar com petróleo barato, que boa parte era vendida por Cuba nos mercados internacionais, retendo o lucro, e com dinheiro.

No entanto, no início de 1990 a União Soviética acabou e seus herdeiros recusaram-se continuar a pagar para a manutenção de Cuba. A magnitude do desastre pode ser apreciada, pela queda da economia cubana, estima-se que o Produto Interno Bruto do país per capita caiu em 36% entre 1989 e 1993. Os Castros forçaram os cubanos, para ajustar a economia, a apertarem ainda mais os cintos já apertados. Para forçar os cubanos a um ajuste tão drástico, Fidel Castro agravou drasticamente a repressão.

Cuba claudicou por alguns anos, sobrevivendo com alguma ajuda de amigos europeus. Em seguida, a sorte favoreceu Cuba na figura de Hugo Chávez, que queria fazer uma revolução na Venezuela. Cuba tinha uma vantagem importante e decisiva para ele, através dos anos de servidão Soviética, os cubanos tinham aprendido algumas técnicas que ele poderia usar: as habilidades consideráveis ​​para espionar, desinformar e conspirar que tinham adquirido da KGB; o seu conhecimento dos ambientes políticos e militares na América Latina; suas conexões com os revolucionários nesses países; a sua capacidade de se envolver nos projetos sócio-políticos da região, através de assistentes sociais e conselheiros políticos; e suas habilidades políticas consideráveis. Ou seja, o Partido Comunista de Cuba tornara-se um empreiteiro revolucionário de alta potência, com um território estrategicamente localizado e todas as vantagens que um regime autoritário pode proporcionar.

Chávez fechou um acordo com os comunistas cubanos. Em troca de um enorme subsídio anual, os cubanos preparariam para a Venezuela um projeto completo das ações revolucionárias e estratégicas.

Os valores precisos que a Venezuela transferiu para Cuba, ao longo dos anos, não são conhecidos atualmente. De acordo com Carmelo Mesa-Lago, um eminente professor da Universidade de Pittsburgh, durante os anos de expansão da produção de petróleo venezuelana, a Venezuela teria abastecido com até US$ 9,4 bilhões, por ano, a economia cubana. Fê-lo através de diversos canais, incluindo a venda de petróleo a preços altamente subsidiados, a provisão de fundos para projetos de investimento específicos e a contratação de centenas de profissionais de saúde, segurança e outras especialidades que trabalham até hoje na Venezuela.

Assim, a Venezuela deu emprego a pessoas que estariam desempregadas em Cuba. Uma vez que os trabalhadores recebem apenas uma pequena fração das grandes somas que a Venezuela paga por eles (US $ 5,6 bilhões por ano), a Venezuela também transfere dinheiro diretamente para o governo cubano. Além disso, a utilidade dos trabalhadores Cubanos é duvidosa. A ideia era usar esses médicos num projeto de medicina familiar denominado ‘Barrio Adentro’, (chamado livremente pelos venezuelanos de ‘bairros’) mas, o projeto está falindo. Informações de dezembro de 2014 estimavam que 80% das clínicas ‘Barrio Adentro’ foram abandonadas.

Mas os cubanos fizeram muitas outras coisas para Chávez, apoiando todas as suas iniciativas em fóruns internacionais e elogiando-o em todas as ocasiões disponível. Na verdade, Chávez tinha comprado todo o país, que trabalhava para ele.

Com o tempo, no entanto, algo de extraordinário, embora previsível, aconteceu. Para tirar proveito de suas habilidades, Chávez permitiu que os cubanos penetrassem profundamente nos círculos mais íntimos do poder na Venezuela. Este foi um movimento perigoso. Após a morte de Chávez tornou-se evidente que o poder efetivo da Venezuela havia sido transferido para Cuba. Foi lá onde as principais decisões foram tomadas. A presença política cubana na Venezuela tornou-se avassaladora. Cuba se tornou a liderança parasitária da Venezuela, utilizando o seu poder político e ideológico para extrair recursos de seu hospedeiro.

A Venezuela passou a sustentar Cuba, mas à falência venezuelana, está deixando Cuba impotente e arruinada novamente. A retirada do apoio da Venezuela irá forçar novo ajuste na renda per capita, pelo menos, tão grave como o dos anos 90.

Hoje, com as mudanças políticas que estão acontecendo na América Latina, Argentina e Brasil caminhando em direção à direita, Evo Morales ariscado a não poder continuar no poder. Cuba não pode contar mais com o auxílio financeiro desses países para manter sua utopia comunista.

Assim, de forma realista, para enfrentar a fome que se anuncia, Cuba terá que encontrar outra saída. Entrar no campo econômico americano é a única opção dos cubanos. Renovar as relações diplomáticas foi o primeiro passo para entrar neste novo caminho.

Os Estados Unidos, no entanto, não irá fornecer o apoio que Cuba tem obtido de outros países. As habilidades que Cuba desenvolveu, servem apenas para países que querem fazer revoluções, Na verdade, Cuba não tem nada para oferecer aos Estados Unidos. Para sobreviver, Cuba terá que fazer algo que o Partido Comunista, como todos os parasitas, não gostam de fazer, trabalhar, produzir algo. Para fazer isso, Cuba terá de reformar o seu sistema político. Como a Rússia, a China, o Vietnã e tantos outros países ex-comunistas, Cuba vai ter que engolir seu orgulho e reintroduzir o capitalismo. A reconciliação com os Estados Unidos é parte deste processo, que já começou.

A decisão de Cuba é um passo irreversível em sua história. Não será capaz de voltar ao seu papel de contratada parasitária de revoluções. Claro, agora não há nenhum país que iria levá-la como professora ou administradora de métodos repressivos e de ações efervescentes antiamericanas. Todos os seus potenciais clientes - como Kirchner na Argentina, Dilma no Brasil, Morales na Bolívia, Correa no Equador, Ortega na Nicarágua - estão fora do poder, falidos ou em processo de assim se tornar. Todos eles dependem de exportações de petróleo e de commodities, e estão lutando para adaptar as suas economias, cada vez mais fracas, a um novo mundo de preços baixos de commodities.

Mas, mais fundamentalmente, os líderes cubanos perderam o gramou de revolucionários, irremediavelmente, porque eles deram às mãos a violência, a tortura e a opressão, para eliminar os inimigos que eles tinham que matar para garantir o progresso das massas em direção ao paraíso comunista.

Eles basearam suas ações em plantar o ódio contra os Estados Unidos e o capitalismo, para eles a encarnação do mal. Eles previram e apregoaram a queda do capitalismo inúmeras vezes ao longo de décadas. Eles persuadiram movimentos de esquerda em toda a América Latina a rejeitar a formação de blocos comerciais com os Estados Unidos, dizendo que a formação desses blocos consolidaria o ‘Império Capitalista’.

Agora, como podem dizer a essas mesmas pessoas que o capitalismo e os Estados Unidos não caíram e, em vez disso, aconteceu o colapso e o fim da União Soviética e de todos os países comunistas, com exceção de Cuba e da Coréia do Norte na década de 1990, e agora Cuba se aproxima do colapso também? Como explicar que todas as coisas que eles disseram sobre o venturoso caminho do comunismo para o futuro, não aconteceram e, possivelmente, jamais acontecerão?  O que dizer do fim da União Soviética, motor do comunismo mundial, da situação tétrica da Venezuela de Chávez e Maduro? Pior ainda, como eles vão dizer, a seus clientes revolucionários, que não só o ‘Império Capitalista’ não caiu, mas que Cuba quer se juntar a ele, embora ela não esteja usando o termo ‘Império’ desta vez?

Assim, a renovação das relações diplomáticas com os Estados Unidos e o simples fato de que ele está estudando o fim do embargo a Cuba, colabora para o fim do carisma revolucionário cubano. Com seu carisma revolucionário desaparecendo, Cuba está perdendo a vantagem que tinha que ser gerente parasitária de Movimentos Revolucionários Comunistas.

Com o tempo, os clientes revolucionários de Cuba e seus movimentos estão desaparecendo. Cuba já não tem um país para sustentá-la e ajudá-la em suas lutas diárias para sobreviver. Eles já não são mais o símbolo da resistência comunista vitoriosa. Cuba não tem nem uma ideologia para lhe escorar. Hoje os líderes revolucionários cubanos, têm apenas o gosto amargo na boca, que lhes foi deixado por uma ideologia fracassada e perdedora.

É adequado lembrar que isso que está acontecendo, é a conclusão de um processo que começou no final de 1980, com o declínio e queda da União Soviética, e que já deveria ter terminado há muito tempo, não fosse a intervenção de Hugo Chávez. Cuba comunista pertencia ao antigo século XX, século das guerras de classes e de caudilhos revolucionários extravagantes prometendo liberdade e progresso, e causando repressão e morte. Esse século tinha que terminar, esse ciclo tinha que se fechar, e se fechou.

Espero seja o fim de uma era decadente da América Latina, que os novos caminhos que estão se abrindo, com o fim do comunismo e da má gestão econômica desses caudilhos bolivarianos, possa trazer o desenvolvimento e a liberdade. 

Na verdade, o sofrido povo cubano é que será beneficiado pela aproximação de Cuba, pois a maioria da população nos Estados Unidos, que estão longe ou perto da Flórida, não vai sentir qualquer mudança em suas vidas, exceto, talvez, experimentando o prazer de legalmente fumar um charuto cubano.

Eduardo G. Souza

Fontes:

Brouwer, Steve. Revolutionary Doctors: How Venezuela and Cuba Are Changing the World's Conception of Health Care.
Cooke, Julia. The Other Side of Paradise: Life in the New Cuba
Frank’s, Marc. Cuban Revelations: Behind the Scenes in Havana.
Loss, Jacqueline. Dreaming in Russian: The Cuban Soviet Imaginary.
Loss, J., & Prieto, J. Caviar with Rum - Cuba-USSR and the Post-Soviet Experience.
Mesa-Lago, Carmelo. Cuba Under Castro: Assessing the Reforms.
Mesa-Lago, Carmelo. Cuba en la Era de Raúl Castro: Reformas Económico-Sociales y sus Efectos.
Mikoyan, Sergo & Savranskaya, Svetlana. The Soviet Cuban Missile Crisis - Castro, Mikoyan, Kennedy, Khrushchev, and the Missiles of November.
Pérez, Louis A. Cuba: Between Reform and Revolution.
Sánchez, Germán. Cuba and Venezuela: An Insight Into Two Revolutions.
Sánchez, Germán. Cuba y Venezuela: Reflexiones y debates.
.




Nenhum comentário:

Postar um comentário