Liberdade.

Todos os textos publicados nesse blog são livres para serem copiados e reproduzidos.
Porque não existe outra pretensão em nossos escritos, que não seja expressar o nosso pensamento, nossa forma de ver e sentir o mundo, o Homem e a Vida.
Se você acreditar seja necessário e ético, favor indicar a origem e o Autor. Ficamos lhe devendo essa!
Um grande abraço.
Eduardo G. Souza e Lígia G. Souza.

segunda-feira, 26 de setembro de 2016

BRASIL... UM PAÍS DE HIPÓCRITAS!


.
Hoje ao abrir o jornal O Globo, me defrontei com a notícia: “SUSPEITO TEM 16 ANOS E 15 CRIMES”!
Bem isso foi o que a polícia teve notícia. Quantos outros não foram registrados? Podem-se esperar, pelo histórico criminal do menor, outros tantos!
Então, me recordo da PALHAÇADA armada no CIRCO do congresso nacional, para discutir a alteração do ECA.
Quanta hipocrisia... 
Desde ontem já sabíamos que o menor tinha sido localizado e apreendido, pois os noticiários das rádios e tevês já tinham divulgado com estardalhaço a notícia.
Os programas das mídias comentaram e trouxeram ‘especialistas’ para comentar a morte do médico e a apreensão do menor. Inclusive em um programa da TV, o apresentador bradava histericamente: “Pezão cadê você? Onde está a polícia? Onde está o governador? Onde está o comando da polícia?” É óbvio que esse apresentador estava politicamente representando o dono do seu canal... Que vem tentando sistematicamente ser governador ou prefeito. Mas o governador não fez e não faz as leis, pois leis penais e criminais, leis sobre segurança pública e sobre menores é prerrogativa do congresso nacional, onde, aliás, o patrão dele está, e porque ele não grita para o patrão dele propor leis mais duras contra o crime?  
Quando o ECA foi criado, vários ‘especialista’ alertaram que o estatuto nunca seria viável em nosso país, são muitos os empecilhos. Esbarramos em problemas econômicos, sociais, políticos, etc... O ECA seria ótimo para a Bélgica, mas o Brasil, na verdade, está pior que a Índia!
O governo está fazendo cortes no orçamento, a educação, segurança e o sistema penitenciário têm suas verbas contingenciadas. Aliás, educação e segurança nunca foram privilegiadas com o interesse do governo federal.
Nossa sociedade parece que gosta de bandidos, não estou falando dos ladrões da petrobras, do mensalão e outras maracutaias, falo dos bandidos que assaltam, matam, traficam drogas, sequestram, estupram, etc... Todos os dias a imprensa mostra casos e mais casos de reincidências, criminosos que deveriam estar presos, estão nas ruas matando, assaltando, etc... Bandidos com extensa folha criminal, condenados por assassinado, latrocínio, estupro, etc., são libertados pela famosa progressão penal, é na progressão penal, que o marginal vai para a prisão albergue, sai e não volta mais. Quando não são beneficiados pelas famosas saidinhas, como a do dia das mães (que beneficia criminosos cujas mães já não estão mais por aqui), como a de final de ano, etc.
Qualquer um sabe que toda quadrilha que se presa tem vários menores para executarem o ‘serviço sujo’ ou ‘assumirem a bronca’ se por acaso ‘a casa cair’. Uma infinidade de policiais reclama de prenderem os bandidos e algumas horas ou dias depois os bandidos estarem soltos ‘curtido com a cara deles’. Portanto, socialmente, o ECA fracassou, e fracassou feio, pois além dos menores infratores se multiplicarem, vemos dia a dia aumentar também o número de menores vítimas ou desassistidos.
Por outro lado, sabemos que a maior concentração de votos está nas comunidades carentes onde vivem os ‘bolsistas do bolsa família’ e de outras benesses do governo. É nessas comunidades que se concentra a força eleitoral dos partidos e políticos populistas, e é ali também, por força da carência e da miséria, que ali se instala a marginalidade. E são esses marginais, seus familiares e dominados, que elegem os políticos, pois ali está a força eleitoral. Os governos têm interesse de manter essas comunidades ignorantes e miseráveis, pois assim é mais fácil manipulá-las!
Estamos em um beco sem saída, no fundo uma parede sólida defendida por um grupo de alienados e políticos populistas e/ou corruptos, que defendem com unhas e dentes os interesses dessa marginalidade, pois é a forma de conseguir os votos dessas pessoas que vivem ou são vítimas, subjugadas pelo crime.
Do outro lado a marginalidade que ataca e violenta a sociedade.
Estamos no meio do beco, por enquanto, ainda conseguimos viver confinados em prisões que nós mesmos estamos nos impondo, são grades, cadeados, não saímos à noite, evitamos certos locais, etc... Mas a cada dia recebemos notícias de novas cidadelas sendo derrubadas, casas são invadidas, pessoas são vitimadas em locais até pouco tempo improváveis, como nos shoppings.
O beco está cada dia menor e nosso espaço reduzido. A criminalidade, praticada por menores ou maiores está avançando sobre nós.
A polícia prende... A lei solta... A impunidade grassa... Os presídios estão sobrecarregados de bandidos ‘pé de chinelo’ que não têm dinheiro para pagar um advogado, enquanto isso o congresso fica preocupados com os cargos que seus afilhados vão ocupar nos 39 ministérios que consomem verbas que poderiam contribuir para diminuir a criminalidade, e não estão dando a mínima para a insegurança que domina o país.
Onde vamos parar? Até quando vamos consegui sobreviver? Até quando vamos contar com a sorte... “e o acaso vai nos proteger”?
.
Eduardo G. Souza





Nenhum comentário:

Postar um comentário