Liberdade.

Todos os textos publicados nesse blog são livres para serem copiados e reproduzidos.
Porque não existe outra pretensão em nossos escritos, que não seja expressar o nosso pensamento, nossa forma de ver e sentir o mundo, o Homem e a Vida.
Se você acreditar seja necessário e ético, favor indicar a origem e o Autor. Ficamos lhe devendo essa!
Um grande abraço.
Eduardo G. Souza e Lígia G. Souza.

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

O Alcoolismo


.

O uso do álcool pode progredir para o vício tão insidiosamente que às vezes a pessoa não percebe que a bebida se tornou um problema real para ele e aqueles que convivem com ele.


A progressão da dependência nos faz lembrar uma história que correu e ainda corre na internet, o sapo na fervura – se você colocar um sapo em uma panela de água fervendo, ele saltará imediatamente. Mas se você colocar o sapo em uma panela com água fria e, em seguida, lentamente adicionar calor, o sapo não pula fora até mesmo quando a água atingir o ponto de ebulição. É que a mudança foi tão lenta e gradual, que ele nem percebeu. Assim acontece com o álcool, a pessoa vai lentamente consumindo a bebida, aumentando as doses e a frequência, e como o sapo vai sendo cozido sem perceber.

O alcoolismo é uma doença crônica em que o corpo se torna dependente do álcool. Quando a pessoa tem o alcoolismo, perde o controle sobre o consumo. A pessoa não é capaz de controlar quando bebe, ela perde o controle de quanto bebe, ou da frequência com que bebe.


O alcoólico continua a beber mesmo sabendo que o álcool está causando problemas aos seus relacionamentos, ao trabalho, a saúde ou as finanças.

Alguns alcoólicos apresentam sérios problemas com o álcool, sem, contudo apresentarem todos os sintomas do alcoolismo. Isso é conhecido como "abuso do álcool", que significa que a pessoa bebe demais, cria sérios problemas em sua vida, embora ela não esteja completamente dependente do álcool fisicamente. Os dependentes do alcoolismo ou que abusam de álcool, não são capazes de cortar ou parar de beber sem ajuda. Várias abordagens estão disponíveis para ajudar aqueles que desejam se recuperar do alcoolismo, incluindo medicamentos, aconselhamento e grupos de auto-ajuda.

Os problemas do álcool variam de leve gravidade a risco de vida, e afetam a pessoa, sua família e a sociedade de muitas formas adversas. Apesar de todo o enfoque ser dado ao combate ao uso das drogas, o álcool continua sendo um problema mais sério que o uso das drogas no Brasil. De acordo com estudos realizados pela comunidade acadêmica, mais de 16% dos adultos no Brasil já sofreram dependência ou abusaram do álcool em algum momento de suas vidas.

O alcoolismo é uma doença. Ela é mais frequentemente diagnosticada através de comportamentos e efeitos adversos sobre o metabolismo do que por sintomas específicos médicos. Os dois critérios de diagnóstico mais comum são fisiológicos - alterações da tolerância e sintomas de abstinência.


- O abuso de álcool se refere ao uso excessivo ou problemático do álcool, com um ou mais dos seguintes procedimentos:
a) Não cumprimento importantes tarefas no trabalho, na escola ou em casa;
b) Repetitivas situações em que se envolve com acidentes (como ao dirigir um carro ou utilizar uma máquina);
c) Problemas jurídicos;
d) Uso contínuo do álcool, apesar de ter sérios problemas familiares, sociais ou problemas interpessoais, causados ou agravados pela ingestão de álcool.


- A de pendência do álcool refere-se a um distúrbio mais grave e envolve o uso excessivo ou inadequado, levando a 3 ou mais dos seguintes procedimentos:
a) Alterações de tolerância (necessidade de um efeito mais elevado para alcançar - a pessoa bebe mais para ficar mais bêbada), ou alcançar o efeito com menores quantidades de álcool;
b) Os sintomas de abstinência após uma redução ou cessação do consumo (tais como sudorese, aceleração da pulsação, tremores, insônia, náuseas, vômitos, alucinações, agitação, ansiedade ou crises depressivas) ou o uso de álcool para evitar sintomas de abstinência (por exemplo, beber logo de manhã cedo);
c) Beber muito ou beber álcool durante um longo período de tempo, mais do que devia (perda de controle);
d) Impossibilidade de reduzir ou parar o consumo;
e) Passar uma grande parte do tempo bebendo ou se recuperando de seus efeitos;
f) Abandonar importantes atividades sociais, ocupacionais ou recreativas;
g) Continuar a bebendo apesar de saber que o consumo de álcool está causando ou agravando os problemas.

O alcoolismo deve tratado por profissionais treinados na dependência alcoólica.


Médicos, Psicanalistas e outros profissionais de saúde são os mais adequados para acompanhar a retirada do álcool do organismo do paciente e os problemas de saúde associados ao alcoolismo.

Eduardo e Lígia G. Souza.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário