Liberdade.

Todos os textos publicados nesse blog são livres para serem copiados e reproduzidos.
Porque não existe outra pretensão em nossos escritos, que não seja expressar o nosso pensamento, nossa forma de ver e sentir o mundo, o Homem e a Vida.
Se você acreditar seja necessário e ético, favor indicar a origem e o Autor. Ficamos lhe devendo essa!
Um grande abraço.
Eduardo G. Souza e Lígia G. Souza.

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

NUNCA INDIQUE REMÉDIO PARA OUTRA PESSOA.

.
NUNCA INDIQUE PARA OUTRA PESSOA O REMÉDIO QUE VOCÊ USOU OU ESTÁ USANDO, E DEU OU ESTÁ DANDO CERTO, VOCÊ PODE CAUSAR GRAVES DANOS A SUA SAÚDE OU ATÉ MATÁ-LA.



Antes da prescrição de qualquer fármaco, é indispensável um Diagnóstico!

Diagnóstico é uma palavra que vem diretamente do grego, mas o seu sentido foi alterado. Para os gregos um diagnóstico significava especificamente uma "discriminação, uma distinção, ou discernir entre duas possibilidades". Hoje, na medicina, corresponde mais a um diagnóstico diferencial, um método sistemático usado para identificar ou determinar doenças pela observação dos seus sintomas.
No primeiro passo do diagnóstico, o médico questiona o paciente sobre os sintomas. Por exemplo: - dores, falta de ar (dispnéia), distúrbios do sono, arritmia cardíaca, estresse, tremores, desmaios ou tonturas, náuseas, etc., sintomas que podem indicar uma doença grave. Outros sintomas mais gerais, como febre, fraqueza, fadiga, sensação geral de doença e desconforto (mal-estar), por vezes, também refletem uma desordem metabólica ou a presença de uma doença. São feitas perguntas sobre cada um dos sistemas do corpo. Nenhum sintoma deverá passar despercebido.
Em seguida, o médico questiona o paciente sobre infecções passadas, exposição a agentes químicos, uso de drogas, álcool e tabaco, características dos ambientes doméstico e de trabalho, viagens e atividades recreativas. Suas alergias a medicamentos e vacinas são registradas, assim como seu histórico familiar e problemas médicos anteriores. O médico pergunta se os membros da família tiveram doenças relacionadas com os sintomas apresentados e doenças inflamatórias generalizadas. O médico também pergunta sobre outros sintomas comuns, mesmo aqueles que não parecem estar relacionados à aparente doença detectada. Essa fase do diagnóstico é denominada anamnese.(1)
O próximo passo é o exame físico, que pode ser geral ou focal e em geral se divide em quatro etapas: inspeção, ausculta, palpação e percussão. Durante o exame físico, o médico mede o peso e a altura do paciente, observa os sinais vitais, sua aparência geral e o sentimento de bem-estar. O médico pode pedir para a pessoa andar ou subir um lance de escadas para verificar o equilíbrio, se a pessoa manquitola ao caminhar e se essas atividades causam falta de ar. A avaliação da cor da pele é importante, palidez (palidez) pode indicar anemia ou má circulação sanguínea, e uma coloração azulada (cianose) pode indicar uma quantidade inadequada de oxigênio no sangue. O médico observa a região torácica para determinar se a taxa de respiração e movimentos são normais. Usando um estetoscópio, o médico ouve os sons respiratórios para determinar se o fluxo de ar é normal ou obstruído e se os pulmões contêm líquido.
Um exame físico completo é necessário, pois alguns distúrbios e doenças podem afetar todas as partes do corpo. Além disso, em geral as doenças podem refletir uma anormalidade do sistema imunológico.
O médico faz uma análise completa de todas as informações colhidas sobre os sintomas. E produz uma lista de todos os diagnósticos possíveis e prováveis da doença.
Concluídas as etapas, todas as suas informações serão armazenadas com segurança num arquivo confidencial, para se necessária uma recuperação futura.
Normalmente, o médico pode dizer se uma pessoa tem uma doença com base na história clínica e no exame físico. Os exames laboratoriais (2) são complementares ao processo e utilizados para confirmar o diagnóstico, determinar a extensão e a gravidade da doença e ajudar no planejamento do tratamento.


(1) Anamnese (do grego ana, trazer de novo e mnesis, memória) é uma entrevista realizada pelo profissional de saúde ao seu paciente, que tem a intenção de ser um ponto inicial no diagnóstico de uma doença. Em outras palavras, é uma entrevista que busca relembrar todos os fatos que se relacionam com a doença e à pessoa doente.
(2) Exames laboratoriais é o conjunto de exames e testes realizados em laboratórios de análises clínicas, a pedido do médico, visando confirmar um diagnóstico ou identificar uma doença.

Eduardo G. Souza.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário