Liberdade.

Todos os textos publicados nesse blog são livres para serem copiados e reproduzidos.
Porque não existe outra pretensão em nossos escritos, que não seja expressar o nosso pensamento, nossa forma de ver e sentir o mundo, o Homem e a Vida.
Se você acreditar seja necessário e ético, favor indicar a origem e o Autor. Ficamos lhe devendo essa!
Um grande abraço.
Eduardo G. Souza e Lígia G. Souza.

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

NUNCA INDIQUE REMÉDIO PARA OUTRA PESSOA.

.
NUNCA INDIQUE PARA OUTRA PESSOA O REMÉDIO QUE VOCÊ USOU OU ESTÁ USANDO, E DEU OU ESTÁ DANDO CERTO, VOCÊ PODE CAUSAR GRAVES DANOS A SUA SAÚDE OU ATÉ MATÁ-LA.


Posologia é o campo da medicina referente à determinação das doses adequadas de drogas ou medicamentos.

A Posologia é uma parte importante da prática médica e farmacêutica, não apenas para os seres humanos, mas também para os animais. É a ciência da determinação e compreensão das doses das drogas, com base em pesquisas e um número enorme de fatores. Em um grau limitado ou extensivo, a posologia é parte dos currículos dos cursos de medicina, enfermagem, farmácia, veterinária, odontologia e outras especialidades biomédicas.
Os medicamentos são apresentados em grande variedade, e têm sido de valor inestimável para a prática da medicina humana e animal. Eles podem curar algumas doenças completamente, ou podem reduzir consideravelmente os sintomas de outras. A questão que deve ser considerada é exatamente determinar, cuidadosamente, a quantidade e a frequência do uso da droga, pois a mesma droga que pode curar uma doença ou melhorar uma função orgânica, pode facilmente matar as pessoas. Portanto, decidir qual a dose certa é extremamente importante, e ao administrar-se qualquer droga, é preciso saber como prescrevê-la adequadamente.


As drogas podem reagir de forma diferente com pessoas diferentes, fatores como a etnia, a idade, o sexo, etc., são importantes nos resultados do uso dos medicamentos, pessoas que tomam as mesmas medicações, ao mesmo tempo, podem produzir respostas diferentes. Quando os farmacologistas tentam criar as diretrizes da posologia para uma droga, consideram em sua pesquisa um grande número de variáveis e casos.

Questões como: - Qual o nível de toxicidade da droga? - Qual a dose adequada para crianças? - Será que outras drogas reagem com a droga, e alterando a dosagem, diminuindo ou aumentando, pode-se reduzir este efeito? - Os resultados do uso de uma droga são diferentes em idosos, crianças ou adultos? - Como os efeitos do peso corpóreo e da dosagem estão relacionados? E muitas outras são consideradas e devem ser respondidas pelos farmacologistas, que devem apresentar as recomendações das doses, antes da droga chegar às mãos de quem vai prescrever ou administrar a droga. Deve-se notar que tanto o estudo destas diretrizes, quanto o desenvolvimento delas fazem parte da posologia.

Uma vez estabelecidas às diretrizes, os médicos devem saber ler e interpretá-las, determinando dentro dessas diretrizes, a dose adequada ao paciente. Por exemplo, pode haver doses mais altas e mais baixas para o mesmo medicamento, cabe ao médico determinar com base nas características e na resposta do paciente, qual a dose que parece ser a correta.

Considerando o elevado número de medicamentos, os médicos nem sempre sabem todas as diretrizes da dosagem de uma droga. Nesses casos eles podem ter acesso às referências, em forma de livro ou on-line, que podem dizer-lhes quais os parâmetros da dosagem para cada indivíduo.

Posologia é uma ferramenta valiosa para a medicina. Ela ajuda a prevenir devastadores acidentes no uso das drogas medicinais e pesquisa para descobrir, com antecedência, as quantidades das medicações que podem e devem ser administradas ao paciente sem risco. Os estudos da posologia buscam informar aos profissionais da área médica exatamente como administrar e qual a dose adequada de um fármaco para cada paciente. Embora o nome não seja muito conhecido fora do campo médico, os operadores da medicina devem respeitá-la como um meio de garantir a segurança dos pacientes e a melhor qualidade de atendimento.


A mesma droga que cura na dose certa, pode matar se ministrada na dose errada.

Eduardo G. Souza.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário