Liberdade.

Todos os textos publicados nesse blog são livres para serem copiados e reproduzidos.
Porque não existe outra pretensão em nossos escritos, que não seja expressar o nosso pensamento, nossa forma de ver e sentir o mundo, o Homem e a Vida.
Se você acreditar seja necessário e ético, favor indicar a origem e o Autor. Ficamos lhe devendo essa!
Um grande abraço.
Eduardo G. Souza e Lígia G. Souza.

domingo, 27 de dezembro de 2009

PAZ E FELICIDADE.


Como alcançar a Paz Interior e a Felicidade




Um mendigo estava sentado à entrada de uma Igreja há mais de trinta anos. Um dia, um desconhecido entrou na Igreja. "Uma esmola pelo Amor de Deus", resmungou o mendigo, estendendo mecanicamente seu velho chapéu. "Não tenho nada para lhe dar", disse o estranho. Então ele perguntou: "Em que você está sentado? "Em nada", respondeu o mendigo. "É apenas uma caixa velha. Estou sentado sobre ela há muito tempo”. "E nunca olhou dentro dela?", perguntou o estranho. "Não", disse o mendigo. "Porque olhar? Não há nada dentro". "Você tem que olhar dentro dela!", insistiu o estranho. O mendigo resolveu abrir a tampa. Com espanto, incredulidade e excitação, ele viu que a caixa estava cheia de antigas moedas de ouro.

Muitas vezes buscamos incessantemente a Paz e a Felicidade, procuramos na riqueza, no poder, nas relações sociais, etc., mas esquecemos de buscar onde sempre estiveram ao nosso dispor. Dentro de nós mesmo!

A Paz Interior (ou paz da mente) se refere a um estado de estar mental e espiritualmente em tranquilidade, para manter-se forte diante da insegurança, da discórdia ou do estresse. Estar "em paz" é fundamental para ser saudável e o oposto, ficar estressado ou ansioso, é prejudicial à saúde. A paz de espírito está geralmente associada à bem-aventurança e a felicidade.

Para encontrar a Paz, basta levantar a tampa da caixa em estivemos sentados sobre ela durante muito tempo, a caixa somos nós e a tampa a consciência e a introspecção.

Tenzin Gyatso, o 14º Dalai Lama, enfatiza a importância da paz interior, para a paz no mundo: "A questão real, as preocupações do mundo com uma paz duradoura dos seres humanos, são sentimentos básicos da humanidade, e também estão nas suas raízes. Através de paz interior, a paz no mundo real poderá ser alcançada. Assim a importância da responsabilidade individual é bastante clara, uma atmosfera de paz deve ser criada primeiro dentro de nós mesmos, então, gradualmente expandida para incluir as nossas famílias, nossas comunidades e, finalmente, todo o planeta.”

A maioria das pessoas é preparada, através de nossos sentidos, para interagir com o mundo fora de nós mesmos. Na verdade os nossos sentidos parecem especificamente concebidos para ligar-nos às coisas do mundo. Raramente nós vamos para dentro, nós continuamente nos movemos para fora através dos sentidos.

É por isso que a introspecção pode ser tão útil. Através da introspecção, nós vamos para dentro, para o nosso interior. Se nós olhamos por trás dos sentidos, poderemos encontrar um mundo bonito e alegre oculto dentro de nós.

A chave desse segredo nos foi dada, ela está no VITRIOL, abreviatura das palavras da frase em latim: “Visita Interiorem Terrae, Rectificandoque, Invenies Occultum Lapidem”, ao pé da letra isto significa: “visita o interior da terra e, retificando-te, encontrarás a pedra oculta”. O verdadeiro iniciado sabe onde encontrar a pedra oculta, e assim viver em verdadeira Paz e Felicidade.


Eduardo Gomes de Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário