Liberdade.

Todos os textos publicados nesse blog são livres para serem copiados e reproduzidos.
Porque não existe outra pretensão em nossos escritos, que não seja expressar o nosso pensamento, nossa forma de ver e sentir o mundo, o Homem e a Vida.
Se você acreditar seja necessário e ético, favor indicar a origem e o Autor. Ficamos lhe devendo essa!
Um grande abraço.
Eduardo G. Souza e Lígia G. Souza.

domingo, 27 de dezembro de 2009

CANATHA

CANATHA


Qanawat, a antiga cidade romana de Canatha (também Appolum), é uma aldeia na Síria, localizada a 7 km nordeste de As Suwayda (também Sweida) uma cidade essencialmente drusa localizada no sudoeste da Síria, próximo à fronteira com a Jordânia. Ergue-se a uma altura de cerca de 1.200 m, perto de um rio e cercada por bosques.

História

Mesmo sendo uma cidade muito antiga não são encontrados relatos de sua existência antes de 64 AC. À chegada dos romanos, a cidade foi incorporada na província da Síria, restaurada pelo General Gabinius, quando ela teria se chamado Gabinia Canatha. A cidade é historicamente mencionada pela primeira vez por Josephus (Bel. jud., I, XIX, 2; Ant. Jud., XV, v, 1), quando fala no reinado de Herodes (hebraico: Hordos, grego: Herodes), também conhecido como Herodes I ou Herodes o Grande (século 1 AC), quando as forças árabes dos nabateus derrotaram as forças judaicas. Canatha não desempenhou um papel importante durante o período dos selêucidas e os nabateus. As duas potências a sustentaram até que ela Canatha se tornou uma das cidades de Decápolis, uma federação de cidades com alguma autonomia dentro da Palestina Romana. É provavelmente nesta ocasião, tornou-se uma cidade (no sentido grego), associada com a Decápolis. De acordo com inscrições e documentos antigos, seu nome foi Appolum, Kanotha ou mesmo Kenetha. No século 1 DC, foi anexada à província romana da Síria, e posteriormente rebatizada como Septimia Canatha, quando passou a fazer parte da província da Arábia. Em 106, o Nabatene é anexado ao Império para formar a Província do Brasil. Canatha permanece incorporada na província da Síria, como antes, e desta vez ela é objeto de importantes obras de abastecimento de água, através da captação feita nas montanhas, ela recebeu a atenção do governador da Síria, Cornélio Palma. Mas, durante a reorganização das províncias da Síria e da Arábia Saudita, entre 195/196 DC, ela é ligada à província do Brasil, cuja capital administrativa é Bosra. A cidade na época era um bispado, antes o bispado de Canatha, no século V, teve sede na Calcedônia em 451. Um centro de propagação do cristianismo na área, Canatha foi capturada pelos árabes muçulmanos em 637, declinando em importância até que no século 9, quando ficou reduzida a uma aldeia pobre. A partir do século XVI, a área foi reocupada por famílias de Drusos e Cristãos, que ignoraram a maioria dos Qanawat população hoje.

Canatha é hoje El-Qanawat, uma cidade situada 100 km a sudeste da capital da Síria, a nordeste de Bostra, no vilarejo da Síria, ergue-se a uma altura de cerca de 4100 metros, perto de um rio e cercado por bosques. Possui magníficas ruínas de cerca de 4800 metros de comprimento e 2400 de largura. Entre elas estão um teatro Romano, com nove fileiras de assentos e um palco, seu tamanho é cerca de cinquenta e sete metros de diâmetro, uma ponte de pedra talhada, um ninfeu, um aqueduto, um grande templo com um magnífico pórtico ornado de colunas, de formato peripteral precedido por duas colunas. O monumento conhecido como Es-Serai remonta ao século IV e era originalmente um templo. Depois foi transformado em uma basílica cristã. Tem cerca de setenta e dois metros de comprimento, e foi precedido por um pórtico exterior e um átrio com dezoito colunas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário