Liberdade.

Todos os textos publicados nesse blog são livres para serem copiados e reproduzidos.
Porque não existe outra pretensão em nossos escritos, que não seja expressar o nosso pensamento, nossa forma de ver e sentir o mundo, o Homem e a Vida.
Se você acreditar seja necessário e ético, favor indicar a origem e o Autor. Ficamos lhe devendo essa!
Um grande abraço.
Eduardo G. Souza e Lígia G. Souza.

terça-feira, 2 de outubro de 2012

SINCERIDADE

.


O vocábulo sinceridade é geralmente definido como sendo a verdade expressa em palavras e ações. Quando uma pessoa diz ou se age de acordo com a verdade, mesmo quando a verdade não quer ser ouvida ou vista, significa que essa é uma pessoa sincera. Aquele que não quer ou não tem coragem de dizer a verdade não é um homem sincero, e talvez seja mesmo um hipócrita. Por causa da sua pureza, o termo sinceridade tem muito valor e encanta a todos nós. Nós apreciamos e gostamos das pessoas sinceras. Por tudo isso, nós gostamos de ser conhecidos como pessoas sinceras.
O homem é constituído por razão e emoção, mas não é necessariamente influenciado pelo crescimento de qualquer uma dessas partes. O ideal seria integrar as diferentes partes da nossa personalidade, e cada parte, então, ser elevada ao nível de crescimento central. Uma pessoa está equilibrada, se suas emoções são controladas, e seus atos e ações são racionais, e socialmente aceitas, na mesma medida que as suas emoções. A sinceridade é uma qualidade associada aos bons costumes, desenvolvida racionalmente e valorizada externamente.
O homem sincero age de acordo com sua consciência. Se ele age de acordo com os valores e normas sociais, e com os ditames da sua consciência, aceitamos sua sinceridade. Nesse caso, ele é sincero também consigo mesmo. Na sociedade isso é aceitável como a sinceridade, mas isso pode ser errado. Suponha que um empresário sente, que de acordo com a sua consciência, sinceramente, que os empregados, sendo de uma classe social inferior, devem que ser tratados como cidadãos de segunda classe, ele pode até ser sincero, mas a sociedade em geral não pode aceitá-lo. Ele pode ser sincero, pois os valores de sua própria consciência podem não estar desenvolvidos em padrões de moralidade social. Portanto, não é suficiente agir de acordo com a consciência, pois a consciência pode não ser socialmente culta e moralmente nobre. Ser culto é um conceito social. Ser nobre é um conceito moral. Ambos são bons em si mesmos, como guias reguladores para os homens em sociedade. Mas a sinceridade tem também um profundo significado para o ser interior, o espírito. Sinceridade significa agir de acordo com os ditames do ser interior, é obedecer à Vontade Divina. E frente a qualquer outra referência, como a moralidade e aos valores da sociedade, a consciência do ser é o valor mais elevado.
Existem também diferentes níveis de sinceridade de acordo com as diferentes partes do ser. Há a sinceridade espiritual, a sinceridade comportamental e a sinceridade do corpo. Sinceridade espiritual significa entender e aceitar os mais elevados ideais do Ser Divino interior. O espírito tem uma consciência própria, as suas próprias crenças, referências, tradições, hábitos, etc. Uma pessoa pode querer se dedicar a um ideal muito alto, mas o espírito pode não ser capaz de acolher. O comportamento, também conhecido como consciência do indivíduo, também têm a sua própria personalidade. O corpo tem outra igualmente poderosa consciência, a vital, talvez mais poderosa. Cada uma dessas partes se desenvolve por conta própria e mantém a sua individualidade.
Em todos os níveis a sinceridade pode sofrer distorções e erros. Muitas pessoas são sinceras, pois têm uma forte certeza de que a sua crença é verdadeira. Uma pessoa pode acreditar que sua religião é a melhor do mundo; que uma pessoa por ser autoridade civil, é infalível e deve ser acatada por todos; a sinceridade deve ser racional e inteligente, não é suficiente para ser sincero acreditar, você também deve estar certo.
Uma crença errada pode ter consequências trágicas para nós mesmos, para o nosso crescimento. Às vezes as pessoas acreditam erroneamente, mas com toda a sinceridade, que outra(s) pessoa(s) é(são) a causa de todos os seus problemas. Mas os problemas que encontram em sua vida, os óbices para o seu sucesso, estão realmente centrado em si mesmo. Essas pessoas perdem uma oportunidade de ouro para o progresso. Sua falsa visão de si mesmos pode lhes levar até mesmo a cometer atrocidades na sociedade. Eles, na verdade, não querem enganar os outros, mas é uma pena, pois eles enganam os outros e a si mesmos. Podemos chamá-los de pessoas sinceramente insinceros. A maioria de nós pode ter tanto traço de uma coisa ou outra. Pelo menos até que cheguemos à consciência deste aspecto da falta de sinceridade sincera, a luz interior não vai brilhar.
Todos nós podemos ser sinceros a maior de nossos dias. Podemos começar por sermos guiados por nossa consciência, tornando-nos seres conscientes. A base da sua sinceridade têm que ser informações corretas e socialmente aceitáveis, e inteligência. Horizontalmente podemos estender o domínio da sinceridade para outras áreas semelhantes da vida e da existência. Verticalmente, ela pode aumentar a qualidade de vida, estendendo-a a eventos de maior importância.
Se os valores que você possui incorporados a sua consciência também são reconhecidos pela sociedade como valiosos, sua sinceridade pode atingir um alto nível na escala do progresso humano.
A moralidade é de grande importância para a sociedade. Se uma pessoa usa sua sinceridade para cumprir as exigências morais de honestidade, veracidade, e pureza, irá alcançar o reconhecimento da sociedade e do seu grupo social. Moralidade é a grande consciência da sociedade.
Não há um teste de sinceridade, mas ela pode ser sentida em seu nível de realizações. Aquele que alcançou sinceridade espiritual não vai reclamar de nada. Aquele cuja sinceridade é fundamental em sua vida não vai saber o que é tristeza de qualquer tipo. O homem que alcançou a sinceridade no nível físico não vai ter falhas de qualquer tipo em seu trabalho.
Aquele que atinge a sinceridade ao nível do espírito será capaz de evocar com sucesso em todos os outros níveis, de acordo com a intensidade da sua própria realização e a pureza de seus atos e ações. Ele será sempre reconhecido e respeitado por outro ser humano.
 
 
Insinceridade
Podemos definir a Insinceridade como - dizer o que se acredita que outra pessoa quer ouvir. É um comportamento inadequado porque ele é usado para desarmar a outra pessoa a partir de suas opções de pensamento crítico, ou agir prontamente em um limite. É possível dizer algo sem sinceridade que é realmente verdade, e como também é possível dizer algo com sinceridade que não é verdade. Quase todas as mentiras são insinceras, mas nem todas as declarações insinceras são mentiras. Uma declaração que, embora falsa, é entregue sinceramente pode ser apenas um erro.
Mais a insinceridade torna-se óbvia quando as ações deixam de corresponder às declarações e promessas. No entanto, a falta de sinceridade pode ser imediatamente reconhecida quando em uma conversa a pessoa altera fatos e dados, e apresenta contradições internas. E, especialmente, pela inclusão e exclusão de ideias, palavras e coisas que a pessoa acaba usando. Outros sinais são o excesso de elogios e uma familiaridade forçada. Também a alteração da voz e a expressão facial poderão dar uma indicação da insinceridade, tal como com outras atitudes comportamentais.
Uma manobra comum para dissimular a insinceridade é o uso de uma mistura de afirmações verdadeiras e algumas mentiras. A dificuldade para a pessoa alvo é ir junto, acompanhar formando um juízo, baseado no sentimento da verdade ou da falsidade do que é dito, isso é muito difícil por causa da mistura verdade e mentira. No entanto, se a insinceridade é detectada, a intenção geral de bajular ou enganar torna-se facilmente evidente.
 
 
Eduardo G. Souza.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário