Liberdade.

Todos os textos publicados nesse blog são livres para serem copiados e reproduzidos.
Porque não existe outra pretensão em nossos escritos, que não seja expressar o nosso pensamento, nossa forma de ver e sentir o mundo, o Homem e a Vida.
Se você acreditar seja necessário e ético, favor indicar a origem e o Autor. Ficamos lhe devendo essa!
Um grande abraço.
Eduardo G. Souza e Lígia G. Souza.

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

COMO ALCANÇAR O SUCESSO


.


Existe uma ideia mundial que considera que apenas cinco em cada cem pessoas alcançarão o sucesso financeiro na vida. Por que existem apenas 5% de pessoas bem sucedidas financeiramente no mundo? Será que apenas uma pessoa a partir de cada cem realmente poderá alcançar o sucesso total na vida? Essa ideia não é totalmente uma fábula, é o resultado de muitas pesquisas. Uma dessas investigações foi realizada pela California State University. O principal objetivo do estudo foi avaliar o sucesso financeiro dos homens americanos com base em sua história profissional. Os pesquisadores entrevistaram cem homens na faixa etária de 25 anos e perguntaram-lhes se queriam alcançar sucesso financeiro na vida. Quase todos eles respondam 'Sim'. Um ou dois respondeu 'Não', mas essas respostas não foram consideradas típicas. Apenas homens participaram nesta pesquisa porque os esforços dos homens eram muito direcionados para o desenvolvimento de uma carreira, mais do que os das mulheres na época da pesquisa. O que aconteceu com os participantes quarenta anos depois? Talvez hoje esses resultados fossem um pouco diferentes devido às alterações de vários fatores econômicos, políticos e psicológicos. Mas os resultados da pesquisa foram os seguintes: trinta e seis participantes dos cem morreram, não atingiram a idade de 65 anos. Apenas um dos participantes residuais, conseguiu tornar-se realmente o que se considera um homem de sucesso financeiro; quatro poderiam ser considerados financeira independentes (sucesso parcial); cinco ainda tinham que trabalhar, quarenta e dois vivia do pagamento do bem-estar (aposentadoria) e os doze restantes estavam dependentes do apoio de outros membros da família. Mas a América era (e ainda é) considerada financeiramente o maior país do mundo! Então, se transferirmos para outros países com uma situação financeira menor, podemos estimar que existisse em todo o mundo a chance de noventa e nove pessoas em cada cem, entrarem em colapso financeiro e nunca alcançarem o sucesso na vida.


O que é o sucesso para você?
Antes que você possa alcançar o sucesso, você precisa definir o que significa sucesso para você. Para encontrar a sua própria definição de sucesso você precisa mergulhar fundo dentro de si mesmo e questionar os valores da sua vida. Quais são os seus pontos fortes e fracos? Quais são as coisas que são importantes para você? Ao responder a estas perguntas você pode chegar mais perto de sua própria definição de sucesso. Se você não tiver uma visão clara do que é o sucesso, você não pode batalhar para alcançá-lo.
Se você acredita que o sucesso é simplesmente ter um montão de dinheiro, você pode estar se preparando para o fracasso. Pois como vimos, o sucesso financeiro só será alcançado por cinco em cada cem indivíduos.
Fico espantado com a quantidade de pessoas que definem sucesso como ter um monte de dinheiro. E fico muito preocupado, porque a maioria das pessoas que pensam desta forma é atormentada, estressada e, francamente, muito infelizes.
Então, sob essa visão, posso acreditar que um traficante de drogas, que ganha milhões de reais, é uma pessoa muito bem sucedida? Eu não concordo com isso. Eu posso aceitar que tal traficante é uma pessoa determinada, mas eu não chamaria isso de sucesso, porque o impacto que ele causa na vida de outras pessoas é, na verdade, muito negativo. E uma pessoa que vive a margem da Lei, sempre preocupada com sua liberdade e sua vida, não pode ser uma pessoa feliz.
Não vejo nenhum sucesso em ser rico, se você está infeliz, se você não está se divertindo e vivendo intensamente. Sucesso é viver verdadeiramente. Além de que, acredito que as pessoas têm mais chances de ficar ricas, se estão felizes com o que estão fazendo e sendo útil a sociedade.
Ser infeliz, naturalmente, pode definitivamente estimular as pessoas à ação. No entanto, a ação deve ser dirigida para tentar tornar-se feliz, e não tentar ficar mais rico, na crença ingênua de que, ser rico, por si só, vai fazer a pessoa feliz.
É evidente que, se você está lutando intensamente para colocar comida em sua boca e manter um teto sobre sua cabeça, nada disso se aplica. Pois quando você está apenas tentando sobreviver, você não está pensando ou preocupado com a felicidade. Lutar para sobreviver não é viver.
Mesmo assim, eu prefiro ser pobre (tendo o suficiente para viver com dignidade) e feliz, que rico e infeliz.
É claro que, considerando todas estas coisas, como todas as pessoas, eu também prefiro se possível, ser rico e feliz. No entanto, acredito que não é impossível ficar rico, se você estiver feliz com o que está fazendo e por que está fazendo.


Assuma o controle de sua vida.
Bem, então você tem que assumir o controle de sua vida para alcançar o sucesso. A maioria das pessoas luta pela vida e me pergunto por que eles nunca chegam a lugar nenhum. Você não tem que ser um deles.
Sua vida deve estar sob o seu comando. Eu vou lhe dar um aviso importante, tornar-se uma pessoa de sucesso não é fácil, não existe uma fórmula bem preparada ou caminho conhecido para conduzir as pessoas ao sucesso, se fosse fácil e simples todos seriam bem sucedidos.
A primeira coisa a analisar é se você está sentindo-se desconfortável com sua vida, mas não tão desconfortável que esteja sentindo-se um fracassado. Para alcançar o sucesso então você vai ter que mudar. Pois se você não está se sentindo bem sucedido, então você está fazendo algo errado. Sabemos que uma das coisas mais difíceis para nós seres humanos, é admitir quando estamos errados, mesmo que seja para nós mesmos. Então, se você está lendo estas linhas e parece que eu estou apontando o dedo para você, não fique irritado e continue a leitura.
Os erros podem servir para recolocar você no caminho, podem ser uma lição aprendida, o não será mais um erro. Tenha a coragem de ser realmente honesto com você mesmo. Identifique onde você está falhando e então você poderá corrigir e ajustar o caminho. O sucesso vem com o acerto, e o fracasso com o errado.




O que você vai encontrar a seguir são ideias, informações e técnicas que podem melhorar a sua vida. Será que elas vão ajudá-lo a se tornar um sucesso? Isso é com você! Então, vamos continuar...


Conheça seus limites.
Há uma diferença entre obstáculos e limites. Os obstáculos podem ser superados, enquanto que os limites não podem. Por exemplo, uma pessoa cega não pode dirigir um carro. Limites reais são poucos, os obstáculos são muitos. Não conhecer os seus limites irá levá-lo a lutar pelo inatingível e você acabará decepcionado. Depois de conhecer seus limites, tudo que estiver abaixo deles torna-se uma possibilidade.


Determine seus objetivos.
O primeiro passo e o mais importante que você deve fazer é encontrar os seus próprios sonhos. É um dos fatores mais importante na sua vida. Seu trabalho nesta fase é ouvir a si mesmo. Tente responder à pergunta: ‘O que eu quero da minha vida?’ Pegue uma folha de papel e escreva no mínimo 10 grandes sonhos, depois 40 sonhos importantes e, finalmente, 50 pequenos sonhos. Quando você fizer isso, irá começar o seu caminho para o sucesso.
Se você passar muito tempo pensando em um objetivo, ao ponto de poder vê-lo, tocá-lo, sentir o seu gosto e cheiro, com os olhos da sua imaginação, você não vai desistir facilmente dele. O desejo de conseguir alcança-lo lhe dará a coragem necessária para superar até mesmo o mais assustador dos obstáculos. Antes mesmo de você alcançar o sucesso, você já deve ser bem sucedido em sua imaginação. Fazendo isso, você vai encontrar forças para suportar alguma dor temporária, que possa encontrar em seu caminho para alcançar o seu sonho.
Faça uma leitura seletiva. Agora que você sabe o que quer alcançar, é hora de melhorar seus conhecimentos sobre o que você quer alcançar. Na literatura específica e na internet, você pode encontrar artigos e as informações mais importantes e interessantes sobre seus sonhos e objetivos.


Trace um plano.
Milagres, em geral, não acontecem. Se você não sabe como alcançar os seus desejos, comece por definir metas. Este é um dos segredos do sucesso, é um momento de transição da pessoa média para a de sucesso. Todas as pessoas bem sucedidas sabem como estão caminhando para alcançar seus objetivos, tem um plano bem definido. É importante que você tenha coragem e conhecimento suficiente para definir esse caminho, para alcançar seus objetivos. Quando você definir metas e planejar sua vida por um longo período de tempo com antecedência, você sintoniza o seu subconsciente e consciente para o caminho definido para o desenvolvimento dos eventos. É como sintonizar um rádio. Primeiro você escolhe que estação deseja ouvir, e então você procurar por ela. O mesmo acontece na vida. Primeiro você deve definir aonde quer chegar e, em seguida, sintonizar esse caminho de vida. A maioria das pessoas não escolhe seu caminho pela vida, então, infelizmente, a sua vida é um vai e vem contínuo.
Um bom plano é a arma secreta para combater os obstáculos reais e imaginários. Quando você tem um plano e está determinado a cumpri-lo, não importa como você está se sentindo em um determinado momento, pois você pode simplesmente prosseguir conforme o planejado. Por outro lado, se você é atormentado pelo desânimo e pelos pensamentos negativos, e lhe falta uma direção, é mais fácil tornar-se relapso e complacente.




Ignore as dúvidas dos outros.
Algumas pessoas ao saberem dos seus objetivos ou sonhos, costumam colocar dúvidas, considerando exagerados ou improváveis de sucesso. Lembre-se sempre, que podem parecer um pouco exagerados ou irrealizáveis para eles, que não os traçaram ou sonharam. O que pode parecer improvável e insuperável para eles, que só viram óbices e obstáculos, para você, ao contrário, é real, pois você viu também oportunidades e vantagens. Você pode até saber que os obstáculos podem estar em seu caminhar, mas se você quer superá-los, deve, em princípio, optar por considerá-los superáveis ou ignorá-los.


Tenha uma atitude positiva.
Fique longe de pessoas, lugares e coisas que podem lhe levar para baixo. Mergulhe em atividades edificantes tanto quanto possível. Escolha material de leitura positiva e amigos positivos. Ouça os conselhos e as críticas dos amigos otimistas e ignore os conselhos e as críticas dos pessimistas.


Compreenda e aprenda a conviver com o medo.
O medo cria obstáculos imaginários. O medo pode impedir de nos relacionarmos positivamente com as pessoas (medo de rejeição), de participarmos de empreendimentos rentáveis (medo do fracasso), e de experimentarmos coisas maravilhosas (medo do desconhecido). A chave para superar esses temores é: reconhecê-los em si mesmo; identificar sua origem; e traçar um plano para lidar com eles ou buscar ajuda de um profissional (psicólogo).
A próxima vez que você tiver uma ideia ou um sonho, e ficar hesitante em segui-la, pergunte a si mesmo se o medo pode ser a única coisa que está impedindo você de abraça-la.



 
Sucesso e fracasso coexistem no interior do indivíduo. Assuma o controle de seus pensamentos, da sua imaginação, e você vai assumir o controle do seu sucesso. É hora de você jogar o jogo da vida, aceitar o desafio e vencer.


Eduardo G. Souza.


"Não tente se tornar um homem de sucesso, mas sim tente tornar-se um homem de valor."
- Albert Einstein

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário