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Eduardo G. Souza e Lígia G. Souza.

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

O QUE É CIVILIDADE?

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Quando os Cidadãos, de bom grado, se organizam e juntos definem políticas sociais, econômicas e religiosas, e as praticam no interesse de toda a comunidade, temos uma sociedade. Então é a cultura e a religião que definem a identidade de uma sociedade.

A palavra Civilização é mais fácil de descrever do que de definir. A palavra vem do adjetivo latino civilis, que significa um cidadão; e civilização pode ser definida como o resultado do crescimento da cultura e da religião de uma sociedade!

Com o tempo, a palavra civilização passou a implicar algo além da especialização da organização de uma sociedade, passou a referir-se também a forma particular compartilhada de pensar sobre o mundo, bem como uma reflexão sobre a arte, a literatura, o teatro e uma série de outros acontecimentos culturais.

O papel do crescimento cultural e religioso é importante para uma sociedade desenvolvida. A história da humanidade mostra que as grandes sociedades se formaram a partir da fusão de outras pequenas sociedades, quando as populações dessas sociedades abraçaram a mesma ideologia. Assim, as grandes e fortes sociedades se estabeleceram. E o crescimento cultural e religioso dessas sociedades no tempo é o que chamamos de civilização.

Então sendo a cultura e a religião a identidade de uma sociedade, cada sociedade tem sua própria identidade. Mas quando seus membros passam a praticar ou se fundem com os elementos da cultura ou aceitam os dogmas da religião de outra sociedade, essa sociedade enfraquece, pois se mostra incapaz de lutar contra a força da cultura e da religião da sociedade invasora, então devido as suas deficiências, esta sociedade será dominada e se fundirá com a sociedade mais forte. Portanto, uma sociedade será mais forte quanto à maioria da sua população aceitar e preservar a sua ideologia.

A medida da civilização de uma sociedade está baseada na sua qualidade de vida: a conformação do comportamento individual e social dos membros, a produção artística, as práticas ritualísticas, os dogmas da sua expressão de fé, a riqueza e unidade da língua, os hábitos alimentares, a inteligência gerencial e os elementos da economia; cada sociedade tem a força da sua identidade na qualidade desses fatores e na popularização deles.

Atualmente podemos dizer, analisando a civilização ocidental, que ela tem uma forte cultura (inteligência de modo de vida) e mais forte ainda uma religião (o cristianismo).

Para ser competente o indivíduo precisa desenvolver uma série de habilidades individuais e sociais. Logo na infância a família e a escola devem promover a integração e o desenvolvimento das crianças em muitas áreas, incluindo a aprendizagem cultural, o pensamento crítico e as habilidades corporais, bem como as habilidades sociais e emocionais necessárias para interações sociais positivas.

As interações sociais são os atos, ações ou práticas que são realizadas por duas ou mais pessoas associadas, mutuamente orientadas uma pelo Eu do outro, ou seja, qualquer comportamento desenvolvido em grupo que tenta aceitar ou ter em conta as experiências subjetivas ou intenções dos outros.

Interações sociais positivas são as relações que ocorrem entre membros de um grupo social de natureza positiva e bem sucedida para todos envolvidos. Essas interações entre os indivíduos são importantes porque levam ao desenvolvimento social e emocional positivo dos indivíduos.

Agora é hora para definir a civilidade.

Ela pode ser definida como “respeito pelas normas de convívio entre os membros duma sociedade” (pt.wikipedia.org/wiki/Civilidade) ou ainda como a “harmonia das relações humanas entre cidadãos, a partir de códigos de ética e de regras de conduta e mutualidade de respeito” (www.infopedia.pt/$civilidade).

Como sabemos o comportamento humano vem basicamente de dois fatores os biológicos e os educacionais. O que, então, baliza o comportamento social? O comportamento particularmente social é balizado pelas interações entre os indivíduos. Tal comportamento compreende fatores como pensar e agir em grupo, perceber a outra pessoa, pela moral intencional e pelo respeito ao outro; considera o significado intencional e racional no campo da comunicação; envolve expectativas sobre os atos e ações do outro; e manifesta a intenção de intercambiar experiências e intenções. O que diferencia o comportamento social do não social (ou antissocial), então, é que no social é levado em conta em seus atos, ações e práticas o bem estar, os sentimentos e as percepções do outro.

Finalizando, podemos concluir que civilidade, normalmente definida como a capacidade do indivíduo de construir uma interação positiva e produtiva com os outros membros da sociedade; se constituí também na assimilação e posse, seja através de iniciação, imitação ou instrução, das tradições e herança cultural de sua tribo, transmitida pela família, pelo professor ou pelo padre. A apropriação da linguagem, do conhecimento, da moral e dos costumes, da tecnologia e das artes transmitidas de geração a geração, constitui um fator fundamental para que o indivíduo possa interagir com o seu grupo social e assim desenvolver a civilidade.

É a partir destes fatores interligados, civilização e civilidade, que os homens se diferenciam dos animais.




Eduardo G. Souza.

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