Liberdade.

Todos os textos publicados nesse blog são livres para serem copiados e reproduzidos.
Porque não existe outra pretensão em nossos escritos, que não seja expressar o nosso pensamento, nossa forma de ver e sentir o mundo, o Homem e a Vida.
Se você acreditar seja necessário e ético, favor indicar a origem e o Autor. Ficamos lhe devendo essa!
Um grande abraço.
Eduardo G. Souza e Lígia G. Souza.

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

O QUE É DEMÊNCIA?

.


Se um amigo ou parente, foi diagnosticado com demência, você pode estar se sentindo ansioso ou confuso. Você pode não saber ao certo o que é demência. Então vamos tentar ajudar você a responder algumas de suas perguntas sobre a demência, incluindo o que ela faz.

O termo demência descreve um conjunto de sintomas que incluem perda de memória, alterações de humor e problemas de comunicação e de raciocínio. Estes sintomas ocorrem quando o cérebro está danificado por certas doenças, incluindo a doença de Alzheimer, lesões ocasionadas por drogas ou acidentes, e os danos causados por um ou uma série de pequenos acidentes vasculares cerebrais.

A demência é progressiva, o que significa que os sintomas vão gradualmente piorar. A rapidez como progride demência vai depender do indivíduo e do tipo de demência que ele tem. Cada paciente é único e vai experimentar a demência de sua própria maneira. Muitas vezes, as pessoas da família e os amigos percebem muito mais os sintomas, que a pessoa pode perceber por si mesmo.

Os sintomas da demência podem incluir o seguinte:
Perda da memória - isso afeta particularmente memória de curto prazo, por exemplo, esquecer o que aconteceu no início do dia, não sendo capaz de lembrar-se de conversas, sendo repetitivo ou esquecendo o caminho de casa, de parentes, de lojas. A memória de longo prazo geralmente ainda permanece por bom tempo.
Alterações de humor - pessoas com demência podem isolar-se, ficarem tristes, assustadas ou com raiva do que está acontecendo com elas.
Problemas de comunicação - incluindo problemas em encontrar as palavras certas para nomear as coisas, por exemplo, descrevendo a função de uma coisa em vez de nomeá-la.

Nos estágios mais avançados da demência, a pessoa afetada terá problemas para realizar as tarefas diárias e será cada vez mais dependente de outras pessoas.


O que causa a demência? Existem várias doenças e condições que resultam em demência, incluindo:
Demência com Mal de Alzheimer - A causa mais comum de demência. Durante o curso da doença, as mudanças da química e na estrutura do cérebro, produzem à morte das células do cérebro, alterando a memória, o raciocínio e o comportamento. Os problemas da memória de curto prazo são normalmente o primeiro sinal perceptível.
Demência com Doenças Vasculares - Se o suprimento de oxigênio para o cérebro falha devido a doenças vasculares, as células cerebrais são propensas a morrer e isso pode causar os sintomas da demência vascular. Estes sintomas podem ocorrer de repente, em consequência de um acidente vascular cerebral, ou ao longo do tempo através de uma série de pequenos AVC.
Demência com corpos de Lewy - Esta forma de demência recebe o nome de minúsculas estruturas anormais que se desenvolvem no interior das células nervosas. A sua presença dos CL no cérebro conduz à degeneração do tecido cerebral. Os sintomas podem incluir desorientação e alucinações, bem como a dificuldade da resolução de problemas com raciocínio, planejamento e lógica. A memória pode ser afetada em menor grau. Esta forma de demência apresenta algumas características semelhantes à doença de Parkinson.
Demência fronto-temporal (incluindo a doença de Pick, também conhecida como PiD, que é uma doença neurodegenerativa fronto-temporal) - A demência fronto-temporal é o dano, geralmente, desenvolvido na parte frontal do cérebro. As mudanças de personalidade e comportamento são os primeiros sinais mais óbvios.

Existem muitas outras doenças mais raras, que podem conduzir à demência, incluindo:
Paralisia Supranuclear Progressiva – A PSP é uma forma rara de doença degenerativa. Anteriormente considerada uma doença degenerativa rara, a PSP tem sido progressivamente reconhecida como uma das formas mais frequentes de parkinsonismo. Inicia-se habitualmente na terceira idade (a partir dos 60 anos), com discreto predomínio no sexo masculino e apresenta uma evolução inexorável com duração média de seis anos, podendo variar de um a oito anos.
Síndrome de Korsakoff – A Síndrome de Wernicke-Korsakov ou Síndrome de Wernicke-Korsakoff, também é chamada de encefalopatia alcoólica, psicose de Korsakoff, doença de Werncke, encefalopatia de Wernicke, transtorno amnésico alcoólico e beribéri cerebral. Sua multiplicidade de nomes fornece as pistas dos seus sintomas e da causa da sua ocorrência. Descritas no final do século XIX, inicialmente como duas patologias distintas, a encefalopatia de Wernicke e a Psicose de Korsakoff são complicações potencialmente fatais resultantes da deficiência de tiamina (vitamina B1).
Doença de Binswanger – A Doença de Binswanger, também chamada de demência vascular subcortical, é uma forma rara de demência caracterizada por lesões cerebrais, perda de memória e cognição, e mudanças de humor. A Binswanger é uma das síndromes neurológicas associadas com hipertensão arterial. É rara, mas é devastadora.
SIDA/VIH - A Síndrome de Imunodeficiência Adquirida (SIDA) é provocada pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (VIH), que penetra no organismo por contato com uma pessoa infectada. A transmissão pode acontecer de três formas: relações sexuais; contato com sangue infectado; de mãe para filho, durante a gravidez ou o parto, e pela amamentação.
Doença de Creutzfeldt-Jakob (DCJ) - A DCJ é uma doença fatal que ataca o sistema nervoso central. Embora exista uma grande variação nas manifestações clínicas, ela geralmente é caracterizada por demência rapidamente progressiva, que logo se torna associada com distúrbios da marcha, deterioração visual, tremores musculares (mioclonias) e uma variedade de outros sinais e sintomas neurológicos. A pessoa afetada encontra-se comumente muda e imóvel na fase terminal e, na maioria dos casos, o óbito ocorre dentro de poucos meses após o aparecimento dos sintomas. É invariavelmente fatal não existindo tratamento.

Algumas pessoas que sofrem de esclerose múltipla, doenças neurológicas motoras, doença de Parkinson e doença de Huntington também podem desenvolver demência em consequência da progressão da doença.

Alguns indivíduos podem apresentar problemas com a memória, mas o médico pode sentir que os sintomas não são graves o suficiente para justificar um diagnóstico de doença de Alzheimer ou outro tipo de demência, especialmente se a pessoa ainda é capaz gerir bem suas necessidades. Quando isso ocorre, alguns médicos, em geral, diagnosticam um transtorno cognitivo leve (TCL). No entanto, pesquisas recentes mostraram que as pessoas com TCL têm um aumento no risco de desenvolver a demência.

A demência afeta principalmente pessoas com mais de 65 anos e a probabilidade aumenta com a idade. No entanto, ela pode afetar pessoas mais jovens, existem registros de cerca de 170.000 pessoas, com idade inferior a 65 anos, diagnosticadas com demência.

A demência pode afetar homens e mulheres. O sexo não é uma variável relevante.

Estão sendo realizadas pesquisas, em todo o mundo, investigando uma possível base genética para a demência. Parece que em alguns casos raros as doenças que causam demência podem ser herdadas. As pesquisas tem detectado pacientes com características genéticas particular, que apresentam um maior risco do que outros de desenvolver a demência.


Eduardo G. Souza

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário