Liberdade.

Todos os textos publicados nesse blog são livres para serem copiados e reproduzidos.
Porque não existe outra pretensão em nossos escritos, que não seja expressar o nosso pensamento, nossa forma de ver e sentir o mundo, o Homem e a Vida.
Se você acreditar seja necessário e ético, favor indicar a origem e o Autor. Ficamos lhe devendo essa!
Um grande abraço.
Eduardo G. Souza e Lígia G. Souza.

quinta-feira, 5 de abril de 2012

MENSAGEM DE PÁSCOA.

.

Na Sexta Feira Santa, todos os cristãos fixam o seu pensamento no assassinato do verdadeiro Cordeiro de Deus, naquele que morreu na cruz no Calvário. Cada cristão tenta entender o que custou a Cristo vencer a dor e a morte pela nossa redenção. Nas cerimônias solenes da sexta-feira santa, em todas as religiões cristãs, são relembradas as cenas da paixão que culminou com a crucificação, nos hinos entoados, na leitura bíblica da Paixão, nos unimos ao nosso Salvador em seu sofrimento, e contemplamos nossa própria morte para o pecado na morte de Jesus.

A Páscoa é a comemoração da Ressurreição de Cristo, a pedra angular sobre a qual a fé cristã é construída, é uma das mais antigas festas da Igreja Cristã, tão antiga como o cristianismo, e o elo de ligação entre os Velho e Novo Testamentos.

Alguns teólogos cristãos não querem aceitar essa ligação, principalmente por causa da controvérsia das datas dos dois eventos, pascoa judaica e morte e ressureição de Jesus, que eles afirmam ser puramente acidentais. A conexão entre a Páscoa Judaica e a festa Cristã da Páscoa é real. Real, uma vez que Cristo morreu na Páscoa Judaica; não há como omitir a relação que a morte e ressurreição de Cristo tiveram com o que estava prescrito na antiga lei, particularmente na figura do cordeiro pascal, que é imolado na pascoa hebraica e a imolação do Cristo.

O certo é que a partir da ligação entre a festa judaica e a morte de Jesus, os cristãos teriam começado a comemorar o aniversário da morte e da ressurreição de Cristo.


Porque o uso de ovos foi trazido para a festa da Páscoa? Esse costume não é encontrado só nas Américas e Europa, mais também nos países Orientais. O significado simbólico dos ovos é de uma nova criação da humanidade, do renascimento, porque Jesus ressuscitou dos mortos, foi provavelmente uma invenção para marcar essa nova vida, a vida da fé e da certeza da salvação. O ovo é o emblema da germinação da vida, e eram usados nas festas pagãs do início da primavera. Inicialmente eles eram cozidos e pintados de cor vermelha para simbolizar a alegria da Páscoa, depois passaram a serem ovos coloridos e feitos de chocolate para alegria das crianças, e porque não também dos adultos.


E porque na Páscoa ter Coelhos, e ainda porem ovos? A razão de eles serem responsáveis pelos ovos está no costume antigo dos ovos serem escondidos em ninhos ou tocas nos jardins. Os ovos coloridos também são usados na Páscoa em uma espécie de jogo para as crianças, que consiste em testar a rapidez e a percepção das crianças para localizar onde foram escondidos, este jogo é conhecido como "ovo-picking". E a presença do coelho, é que ele também é um símbolo pagão, que sempre foi usado como um símbolo de fertilidade.


A cruz de Cristo mostra-nos que pelo amor, Deus enviou seu filho, Jesus, ao mundo, para dar a sua vida por todos nós. E a sua ressurreição, dá a nossas vidas significado e direção, oportunidade para começar de novo, e que cada um de nós possa, pela fé, viver a Vida Eterna. "Eu sou a ressurreição e a vida: aquele que crê em mim nunca morrerá".

Feliz Páscoa!

Eduardo e Lígia G. Souza
 
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário