Liberdade.

Todos os textos publicados nesse blog são livres para serem copiados e reproduzidos.
Porque não existe outra pretensão em nossos escritos, que não seja expressar o nosso pensamento, nossa forma de ver e sentir o mundo, o Homem e a Vida.
Se você acreditar seja necessário e ético, favor indicar a origem e o Autor. Ficamos lhe devendo essa!
Um grande abraço.
Eduardo G. Souza e Lígia G. Souza.

quarta-feira, 25 de abril de 2012

COLHERES DE CABO COMPRIDO.

.
Conta uma lenda que o Arcanjo Gabriel convidou um homem para conhecer o céu e o inferno.


Foram primeiro ao inferno.

Ao abrirem uma porta, o homem viu uma sala em cujo centro havia um caldeirão de substanciosa sopa e à sua volta estavam sentadas pessoas famintas e desesperadas.

Cada uma delas segurava uma colher, porém de cabo muito comprido, o que lhes possibilitava alcançar o caldeirão, mas não permitia que colocassem a sopa na própria boca. A fome e o sofrimento eram grandes.

Em seguida, o Arcanjo levou o homem para conhecer o céu.

Entraram em uma sala idêntica à primeira, havia o mesmo caldeirão, as pessoas em volta e as mesmas colheres de cabo comprido. A diferença é que todos estavam saciados e felizes. Não havia fome, nem sofrimento.

"- Eu não compreendo..." Disse o homem ao Arcanjo. "- Por que aqui as pessoas estão felizes enquanto na outra sala morrem de aflição, se é tudo igual?"

O Arcanjo sorriu e respondeu: "- Você não percebeu? É porque aqui eles aprenderam a dar comida uns aos outros."

Moral:

Temos três situações que merecem profunda reflexão:

1. Egoísmo: as pessoas no "inferno" estavam altamente preocupadas com a sua própria fome, impedindo que pensassem em alternativas para equacionar a situação;

2. Criatividade: como todos estavam querendo se safar da situação caótica que se encontravam, não tiveram a iniciativa de buscar alternativas que pudessem resolver o problema;

3. Equipe: se tivesse havido o espírito solidário e ajuda mútua, a situação teria sido rapidamente resolvida.


Conclusão:

Dificilmente o individualismo consegue transpor barreiras. O espírito de equipe é essencial para o alcance do sucesso. Uma equipe participativa, homogênea, coesa, vale mais do que um batalhão de pessoas com posicionamentos isolados.

Isso vale para qualquer área de nossa vida, especialmente a profissional.

E, lembre-se sempre: A alegria faz bem à saúde; estar sempre triste é morrer precocemente.

Autor: Desconhecido

-------------------------------

As pessoas egoístas na verdade são fracos e vivem assombrados pelo medo de perder o controle sobre sua vida e as outras pessoas.

O egoísta coloca seus objetivos, prioridades e necessidades antes de todo no mundo, mesmo sobre aquelas pessoas que são realmente necessitadas e situações que venham prejudicar outras pessoas.

O que torna as pessoas egoístas?

Por que algumas pessoas são capazes de dividir com os outros tudo eles precisam, enquanto outras nunca são capazes de fazê-lo?

O egoísmo é o resultado do aumento do amor próprio?

Na verdade o egoísmo é um sinal de fraqueza, a pessoa egoísta teme dar parte do seu tempo, dinheiro, bens ou energia para outros, porque ele tem medo das consequências que podem acontecer em fazer tal sacrifício.

A pessoa que está sempre ocupada e nunca dá alguns minutos do seu tempo para as pessoas que necessitam, é por que ela tem medo de desperdiçar seu tempo, ela acredita que poderá perder o controle da sua vida. Quando a pessoa pensa em doar parte de seu tempo, ela se sente insegura porque não tem certeza se vai conseguir completar suas próprias tarefas ou não.

Se essa pessoa não tivesse medo de perder o controle de sua vida ou se ela estivesse confiante o suficiente para acreditar que dar cinco minutos de seu tempo não iria prejudicar suas tarefas, então ele não teria sido egoísta.

Todos nós temos sonhos e objetivos, mas alguns acreditam não ser capazes de alcançá-los, e é por isso que usam todos os seus recursos para si próprios, apenas para aliviar um pouco da insegurança que eles estão sentindo. Os sonhos alimentam nosso ser, mas não podem ser motivo de frustrações, quando os sonhos não são alcançados, novos sonhos e novas metas devem ser buscados para serem atendidos.

Quando as pessoas egoístas têm um grande número de necessidades não satisfeitas, isso faz eles se sentirem inseguros e o resultado é o medo de nada dar certo, além de assombrá-los o medo de perderem o controle sobre suas vidas.

Aprenda a se sentir confiante sobre seus planos, metas, sonhos, e agir para satisfazer as suas necessidades, assim você poderá dividir o seu tempo e ações sem sentir medo de não atender suas obrigações. Desenvolva sua autoconfiança para lidar melhor com os problemas da sua vida, assim você se livra do medo de perder o controle da sua vida.

O egoísta não entende que o espírito de equipe irá apoiá-lo, que ele será apoiado por seu grupo, bastando que haja respeito uns aos outros e acima de tudo incentivo para todos no grupo trabalharem juntos.


O egoísta precisa compreender que o espírito de grupo faz com que os membros queiram participar do grupo para alcançar o sucesso.

Eduardo G. Souza.
.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário