Liberdade.

Todos os textos publicados nesse blog são livres para serem copiados e reproduzidos.
Porque não existe outra pretensão em nossos escritos, que não seja expressar o nosso pensamento, nossa forma de ver e sentir o mundo, o Homem e a Vida.
Se você acreditar seja necessário e ético, favor indicar a origem e o Autor. Ficamos lhe devendo essa!
Um grande abraço.
Eduardo G. Souza e Lígia G. Souza.

quinta-feira, 8 de março de 2012

Dia Internacional da Mulher.

.
 

Dia Internacional da Mulher tem sido observado desde no início de 1900, numa época de grande expansão e turbulência no mundo industrializado, que viu o crescimento da população em expansão e o surgimento de ideologias radicais.

Uma grande inquietação e um debate crítico estavam ocorrendo entre as mulheres, a opressão das mulheres e da desigualdade entre os sexos as estimularam a discutir e iniciar uma campanha por mudanças. Então, em 1908, 15.000 mulheres marcharam sobre a cidade de Nova Iorque exigindo a redução do horário de trabalho, melhores salários e direito do voto.  


De acordo com uma declaração do Partido Socialista da América, o Dia da Mulher, como um evento nacional, foi comemorado pela primeira vez nos Estados Unidos em 28 de Fevereiro de 1909. A partir daí as mulheres continuaram a comemorar o Dia da Mulher no último domingo de fevereiro até 1913.


Em 1910, na segunda Conferência Internacional de Mulheres Trabalhadoras que foi realizada em Copenhague, Clara Zetkin, presidente do Instituto da Mulher, do Partido Social Democrata da Alemanha, apresentou a proposta de um Dia Internacional da Mulher. Ela propôs que todos os anos, em todos os países deveria haver uma festa, no mesmo dia, o Dia Internacional da Mulher, para pressionar que fossem aceitas as reivindicações das mulheres. A conferência, em que participavam mais de 100 mulheres de 17 países, representando sindicatos, partidos socialistas, associações de trabalhadoras e clubes de mulheres, incluindo as três primeiras mulheres eleitas para o parlamento finlandês, aprovou a proposta de Zetkin, por unanimidade e assim nasceu o Dia Internacional da Mulher.


Em consequência da decisão aprovada em Copenhague em 1911, o Dia Internacional da Mulher foi comemorado pela primeira vez na Áustria, Dinamarca, Alemanha e Suíça, em 19 de março. Nesse dia mais de um milhão de mulheres e homens participaram de comícios, encontros e palestras na campanha pelos direitos das mulheres de trabalhar, votar, estudar, ocupar cargos públicos e pelo fim da discriminação. Contudo, menos de uma semana depois, em 25 de Março de 1911, ocorre o trágico “Triangle Fire” em Nova York, custou às vidas de mais de 140 mulheres que trabalhavam na Fábrica “Triangle”, a maioria de imigrantes italianas e judias. Este evento desastroso chamou a atenção para as péssimas e desumanas condições de trabalho das mulheres, e a revisão da legislação trabalhista nos Estados Unidos se tornou o foco das discussões e dos eventos subsequentes ao Dia Internacional da Mulher de 1911.


As vésperas da Primeira Guerra Mundial, em campanha pela paz, as mulheres Russas observaram o seu primeiro Dia Internacional da Mulher, no último domingo de fevereiro de 1913. Em seguida, o Dia Internacional da Mulher foi transferido para o dia 08, do mês de março, e desde então esse dia tem-se mantido como a data mundial de comemoração do Dia Internacional da Mulher. Em 1914 as mulheres de toda a Europa realizaram comícios, reuniões, passeatas e palestra em campanha contra a guerra e pelos direitos das mulheres.

No último domingo de fevereiro de 1917, as mulheres russas iniciaram uma greve por "pão e paz", em resposta à morte de mais de 2 milhões de soldados russos na guerra. A data do começo da greve das mulheres russas foi domingo 23 de fevereiro, porém do calendário juliano então em uso na Rússia, este dia no calendário gregoriano, é 8 de março.

Desde o seu nascimento, o Dia Internacional da Mulher cresceu e se tornou um dia global de reconhecimento e de celebração da participação social das mulheres, nos países desenvolvidos e em desenvolvimento. Há muitos anos as Nações Unidas vêm realizando uma conferência anual para coordenar os esforços internacionais para o reconhecimento dos direitos das mulheres de participação em processos sociais, políticos e econômicos.

O ano de 1975 foi designado como o "Ano Internacional da Mulher" pelas Nações Unidas.

As organizações de mulheres e os governos em quase todo o mundo têm observado anualmente, em 8 de Março, o Dia Internacional da Mulher, e organizado e patrocinado grandes eventos para comemorar o progresso feminino e enaltecer as mulheres, lembrando também a necessidade de uma contínua vigilância e aplicação das medidas necessárias para assegurar que a igualdade das mulheres, adquirida e mantida em todos os aspectos da vida.

A tradição é que nesse dia os homens que honrem e prestem homenagens as suas mães, esposas, namoradas, colegas, filhas, etc. com flores e/ou pequenos presentes. Em muitos países esse tem um peso equivalente do Dia das Mães, sendo práxis as crianças dar pequenos presentes as suas mães e avós.

O novo milênio tem assistido uma mudança significativa de atitudes da sociedade, tanto em relação aos direitos de igualdade das mulheres e como de sua emancipação. Grande parte das gerações mais jovens não conhece e não sabe das batalhas que foram ganhas pelas mulheres dos anos 1900, das feministas da década de 70. Não têm ideia de como foi difícil para aquelas mulheres, enfrentar e vencer complexo e enraizado patriarcado.

Hoje nós temos mulheres astronautas, empresárias, presidentes, primeiras-ministras. As meninas são bem-vindas as escolas e as universidades, as mulheres podem trabalhar e ter uma família, as mulheres podem fazer suas escolhas livres e reais em quase todo o mundo, em quase todas as sociedades. E assim, o tom e a natureza do Dia Internacional da Mulher tem, nos últimos anos, deixado de ser uma lembrança desses aspectos sombrios e negativos que viveram essas heroínas do passado, para ser a celebração dos aspectos positivos da importante e inestimável participação das mulheres no mundo moderno. Atualmente, em 8 de Março, são realizados milhares de eventos em quase todo o mundo para homenagear as mulheres e celebrar suas as conquistas.


Então, nesse dia faça suas homenagens! Mas a maior e verdadeira homenagem, que pode ser feitas aquelas que no passado doaram suas vidas e as que hoje ainda lutam por um mundo melhor e para que as pessoas possam ser mais felizes, é fazer do Dia Internacional da Mulher todos os dias, fazendo a sua parte para garantir que o futuro seja brilhante para as meninas, com direitos iguais, respeito, segurança e reconhecimento.

Eduardo G. Souza.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário