Liberdade.

Todos os textos publicados nesse blog são livres para serem copiados e reproduzidos.
Porque não existe outra pretensão em nossos escritos, que não seja expressar o nosso pensamento, nossa forma de ver e sentir o mundo, o Homem e a Vida.
Se você acreditar seja necessário e ético, favor indicar a origem e o Autor. Ficamos lhe devendo essa!
Um grande abraço.
Eduardo G. Souza e Lígia G. Souza.

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

RESPOSTAS ADEQUADAS À VIOLÊNCIA

.



A Sociologia e a Psicologia Social exploram a dinâmica problemática da relação entre os sistemas sociais e os indivíduos, com especial referência a adaptação do indivíduo ao meio social. O indivíduo que "se recusa" a aceitar e compreender esses preceitos, muitas vezes encontra na violência uma resposta para sua inadaptação, e essa violência ainda deve ser entendida como relacionada a uma resposta a um grave transtorno de personalidade.

A apregoada e discutível tolerância psicossocial, em presença da violência e da agressão, apresenta a existência de quatro operações discursivas que tentam: “(1) dissimular a violência, (2) atenuar a responsabilidade dos agressores, (3) contrafazer a resistência das vítimas, e (4) culpar as vítimas ou possíveis patologias das vítimas“ (Coates & Wade, 2004). Essas quatro justificativas produzem representações incorretas da violência e ignoram a natureza unilateral dos atos violentos, e procuram minimizar as responsabilidades dos agressores.

No caso de um incidente de violência, procedimentos e responsabilidades devem ser explícitos em uma política de tolerância zero para a violência. Essa política deve abordar uma resposta imediata aos atos de violência. Se uma ameaça iminente de violência ocorreu, específica ou geral, a ameaça não deve ser ignorada, mas, providências devem ser tomadas, sejam elas jurídicas ou institucionais.

Uma vez que um evento traumático ocorreu, a resposta da Instituição Jurídica irá desempenhar um papel significativo no processo de Recuperação do Agressor. Devemos ter sempre em mente que a Justiça é uma Instituição eminentemente Psicoeducacional.

Quando a Instituição Jurídica não é percebida como uma "proteção" em si, e não está pronta para entender e responder às necessidades dos Indivíduos que podem ter sido "vítimas", isso pode causar um trauma adicional. Para satisfazer as necessidades das vítimas, a Justiça deve proporcionar conforto imediato, através de uma resposta rápida, e apoio dos pares, da comunidade social, expresso pela repulsa e crítica ao ato violento.

Distúrbios afetivos são normais e devem ser esperados. Normalmente, a maioria das vítimas vai internalizar (depressão, prevenção e retirada) as respostas emocionais e comportamentais. É importante para o Grupo, ser capaz de tolerar o silêncio quando a vítima precisar de um tempo quieta.

Considerando todos os méritos do modelo de comunidade democrática de nossa Sociedade, vemos a violência como um dos perigos iminentes a este modelo, entre outros, pois a violência poderá afastar aqueles que não estão prontos para conviver em um ambiente violento, onde todos e tudo é ganho no grito e nas agressões psicológicas ou físicas.



Concluindo, nós todos temos testemunhos e experiências de violências em nossas vidas. Nós nos tornamos habituados à violência, consciente ou inconscientemente, a julgar quem está certo e errado em relação à violência. Para entendermos a violência precisamos nos situar em relação a ela e reconhecer, refletir e trabalhar com os aspectos de nossas experiências que são replicadas em nosso julgamento de violência nos outros. Vamos aproveitar a oportunidade para parar e refletir sobre a violência e, como estou sugerindo, aproveitar a oportunidade para fazermos algo sobre ela.

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário