Liberdade.

Todos os textos publicados nesse blog são livres para serem copiados e reproduzidos.
Porque não existe outra pretensão em nossos escritos, que não seja expressar o nosso pensamento, nossa forma de ver e sentir o mundo, o Homem e a Vida.
Se você acreditar seja necessário e ético, favor indicar a origem e o Autor. Ficamos lhe devendo essa!
Um grande abraço.
Eduardo G. Souza e Lígia G. Souza.

domingo, 3 de janeiro de 2010

LIBERDADE COM RESPONSABILIDADE

.


A Liberdade, a partir de uma perspectiva existencial, não pode ser separada da responsabilidade. Pois a verdadeira liberdade implica em responsabilidade. No entanto, é comum que algumas pessoas procurem exercer a liberdade tentando evitar a correlata responsabilidade. Embora, às vezes, pareça que estas pessoas possam lograr êxito no presente, no futuro verificar-se uma consequência psicológica. Esta consequência muitas vezes não é muito perceptível, mas que pode expressar-se através da culpa, ansiedade, depressão, ou até mesmo pela ira e agressividade.

Mas a liberdade é responsabilidade. Quando você estiver livre, você estará automaticamente responsável por seu próprio futuro. Para exercer a sua Liberdade implica que você tem que reconhecer as consequências dos seus próprios atos. Você deve assumir a responsabilidade por qualquer situação que esteja vivendo hoje, você não deve culpar outros por aquilo que você não gosta em sua vida. Você tem que tomar suas próprias decisões, para que possa ser responsável pelo seu próprio futuro, e tem fazer isso sem medo das consequências ruins que possam advir. Você não pode ter medo.



Nós devemos ser capazes de aprender com nossos próprios erros e nos tornarmos pessoas melhores. Pessoas Livres, como nós, querem aprender com seus erros, mudar e crescer no processo.

O processo de mudança não começa até que a pessoa aceite a responsabilidade pelos seus atos e comportamento. Este é um dos mais difíceis desafios do crescimento da personalidade. A fim de crescer, a pessoa tem de aceitar a responsabilidade por aquilo que tem feito para contribuir com o meio onde está vivendo. Se você não tem qualquer responsabilidade com os seus atos, então tem pouca capacidade de mudança e crescimento.

Desde que veio luta pelas liberdades que prezamos hoje, incluindo a liberdade de culto, de expressão, da imprensa, na humanidade evoluiu a consciência da responsabilidade civil. Inicialmente essa consciência evoluiu num engajamento da sociedade nesse anseio pela liberdade. Mas posteriormente, essa consciência social caminhou no sentido da necessidade da correlata responsabilidade com a liberdade conquistada. Nunca na história da humanidade tinham sido alcançados tão generalizados poderes para o indivíduo, e nunca antes havia tantas pessoas desfrutando tal grau de liberdade pessoal.

Assim para que a Humanidade possa continuar caminhando na direção da liberdade individual e social, é imprescindível que cada um de nós assuma a responsabilidade de todos nossos atos e ações, sejam eles coletivos ou individuais.




Nenhum comentário:

Postar um comentário