Liberdade.

Todos os textos publicados nesse blog são livres para serem copiados e reproduzidos.
Porque não existe outra pretensão em nossos escritos, que não seja expressar o nosso pensamento, nossa forma de ver e sentir o mundo, o Homem e a Vida.
Se você acreditar seja necessário e ético, favor indicar a origem e o Autor. Ficamos lhe devendo essa!
Um grande abraço.
Eduardo G. Souza e Lígia G. Souza.

domingo, 3 de janeiro de 2010

A CULTURA DA PAZ



A Cultura da Paz é um conjunto de valores, atitudes, comportamentos e modos de vida que rejeitam a violência e previnem conflitos, procurando resolver as suas causas profundas, para solucionar os problemas através do diálogo e da negociação entre os indivíduos, grupos e nações (ONU Resoluções A/RES/52/13: Cultura de Paz e A/53/243: Declaração e Programa de Ação sobre uma Cultura de Paz).




Para a paz e a não-violência prevalecer, temos que fomentar uma cultura de Paz através da educação, pela revisão dos currículos escolares, para promover qualitativamente valores, atitudes e comportamentos de uma cultura de paz, incluindo a solução pacífica de conflitos, o diálogo, a formação de consensos e atitudes de não-violência.




O Homem pode retirar a sua força para cultivar a Paz partindo de um brilhante valor social, unicamente latente no coração do humanismo: a crença no poder da humanidade para moldar o seu próprio destino através da aplicação dos conhecimentos e do pensamento. Vamos fazer com que o pressuposto implícito de que podemos fazer o bem seja real e, portanto, podemos saber o que é bom para fazer.



As narrativas históricas das religiões têm mostrado que cultura após cultura, século após século, elas têm contribuído e até levado a humanidade e os povos a conflitos violentos, em nome de Deus e da salvação. Lideres Religiosos, intolerantes e arrogantes, têm conduzido, em nome da Divindade, a humanidade a guerras e conflitos generalizados.



Então, quando eu vejo alguém dizer que vai "rezar pela paz", fico muito preocupado, pois o mais importante é Trabalhar para a Paz. Falar sobre a paz. Contar histórias sobre a Paz. Fazer músicas sobre a Paz. Escrever livros, fazer filmes e web sites para construir a Paz. O importante é Trabalhar diuturnamente para minimizar a cultura do extremismo e da intolerância que corrói a Paz. E, acima de tudo, cultivar a todo o momento a Paz.



A Cultura é uma potente forma de trabalhar para a Paz. Mudar as mentes é, em última análise, o mais poderoso mecanismo para mudar as ações e o comportamento dos povos, e construir a Paz.



Paz pela Paz! Vivamos em Paz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário