Liberdade.

Todos os textos publicados nesse blog são livres para serem copiados e reproduzidos.
Porque não existe outra pretensão em nossos escritos, que não seja expressar o nosso pensamento, nossa forma de ver e sentir o mundo, o Homem e a Vida.
Se você acreditar seja necessário e ético, favor indicar a origem e o Autor. Ficamos lhe devendo essa!
Um grande abraço.
Eduardo G. Souza e Lígia G. Souza.

segunda-feira, 21 de maio de 2012

SER UM EXEMPLO.

.

As palavras podem ser usadas para exortar, para ensinar, devem ser aplicadas quase que exclusivamente para mostrar um caminho, uma forma correta de agir e pensar.

No entanto, não espere que as palavras, os discursos, sejam capazes de mudar a conduta, a vida de uma pessoa. As preleções orais ou o falar são limitados, mesmo entendidos, não necessariamente implica em aceitá-los.

Então como poderíamos instruir uma pessoa? Como indicar-lhe um caminho correto e reto, se o falar é tão limitado?

Só existe uma forma de mostrar o caminho, é através do exemplo. Diz a sabedoria popular: “Um exemplo vale mais que mil palavras!”


Não há nada pior do que alguém tentando falar a você sobre algo errado que está acontecendo em sua vida, e quando você olha a vida dele encontra erros iguais ou piores do que ele está tentando corrigir na sua. As pessoas podem detectar um falso a longa distância. A pior coisa que você pode fazer é dizer uma coisa e fazer outra. Se você não está comprometido em aplicar os princípios da justificação em sua própria vida, você não será apenas ineficaz, mas será visto como hipócrita e falso. As pessoas não estão tão interessadas no que você diz quanto estão em ver como você está conduzindo a sua vida.

A conduta, o modo de agir, incluindo, naturalmente, a nossa maneira de enfrentar as dificuldades e os problemas que a vida nos apresenta, são as melhores lições que podemos oferecer, quando temos algo realmente a ofertar.

Uma das melhores maneiras de compartilhar sua fé e demonstrar as coisas que você acredita, é ficando positivo, sereno, tendo uma atitude positiva, mesmo no meio de uma crise em sua própria vida. Quando as pessoas ao seu redor vêm à paz em sua vida, especialmente quando parece que você está cercado por tempestades, você pode apostar que vão querer saber como conseguir o que você tem. Por outro lado, se tudo que vêm é você afundar nas águas do desespero, da prepotência, da ira e do ódio, não há muito que perguntar.

A capacidade de perdoar é uma forma muito poderosa para mostrar sua evolução espiritual. Torne-se um modelo de perdão. Nada cria mais ódio, hostilidade e rancor do que a falta de vontade de perdoar as pessoas que te machucam. Claro, existirão momentos em que você está absolutamente certo, mas, mesmo você estando certo, não lhe dá o direito para punir sem julgamento, humilhar ou constranger alguém. E certamente não elimina a possibilidade de você perdoar.

A disciplina do corpo e da mente, do falar e do agir, a fuga das paixões da mocidade e a buscar da justiça, da fé, do amor e da paz, são regras que talvez não sejam comuns a qualquer pessoa. Essas pessoas pelo empenho e caráter, são verdadeiros exemplos de retidão.

Estamos buscando um coração puro, procurando nosso crescimento e desenvolvimento, procurando atingir a nossa santificação? Então sejamos um exemplo, pessoas que ilustram o poder de Deus. Para impactar o alvo, nossas palavras e conduta, nosso amor e espírito, nossa fé e pureza devem ser vistas e sentidas por todos, devemos ser um padrão, um exemplo para os outros seguir. Que tipo de pessoa seríamos se quiséssemos que todos seguissem nossas palavras, mas não o nosso próprio exemplo? Essa é a questão que deve nos motivar a examinar constantemente nossas vidas e procurarmos corrigir eventuais deficiências que possamos encontrar.


E, finalmente, seja paciente e continue a viver dignamente, procure viver de tal forma que suas palavras e atitudes sejam bênçãos para você e os outros. Você pode começar hoje a ser um exemplo, isso mostrará que você vive realmente o que acredita.

Eduardo G. Souza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário