Liberdade.

Todos os textos publicados nesse blog são livres para serem copiados e reproduzidos.
Porque não existe outra pretensão em nossos escritos, que não seja expressar o nosso pensamento, nossa forma de ver e sentir o mundo, o Homem e a Vida.
Se você acreditar seja necessário e ético, favor indicar a origem e o Autor. Ficamos lhe devendo essa!
Um grande abraço.
Eduardo G. Souza e Lígia G. Souza.

segunda-feira, 14 de maio de 2012

Como lidar com pessoas arrogantes?

.

A melhor maneira de lidar com uma pessoa arrogante é entender por que ele está sendo arrogante. Isto pode soar estranho, mas a verdade é que, quando você sabe a razão por trás de sua arrogância, pode até ter pena dele.

Pessoas arrogantes pensam que eles estão sempre certos, eles pensam que sabem as melhores respostas para todos os problemas da vida e acham que são melhores do que a maioria das pessoas comuns. Arrogância não é mais do que um escudo que cobre um vazio interior e, por vezes, um complexo de inferioridade.


O que causa arrogância?

Arrogância é um mecanismo de defesa usado pelo subconsciente a fim de evitar as críticas e a reprovação. Se alguém teve uma infância terrível e foi ferido por outros, ele pode desenvolver arrogância, a fim de evitar mais críticas e a censura que poderá machucá-lo, o truque normalmente funciona, porque se alguém o criticou ele pode simplesmente desvalorizá-lo e assumir que essa pessoa é um inútil.

O comportamento arrogante pode ser o resultado de se sentir negligenciado. Se alguém achava que não estaria recebendo toda a atenção que merecia, pode, inconscientemente, tornar-se arrogante apenas para atrair a atenção para si.

As pessoas arrogantes têm um único pensamento, pensam que são superiores aos outros ou inferior a eles. Uma pessoa arrogante, que tenta intimidar outras pessoas, se sente inferior a alguém, essa arrogância pode ser nada mais do que uma forma de cobrir este sentimento de inferioridade que ele experimenta quando trata com outra pessoa, porque é assim que sua mente funciona.


Qual o ponto fraco das pessoas arrogantes?

Lidar com uma pessoa arrogante é muito mais fácil do que você pensa. Basta tratá-lo como não superior, não estou pedindo que você ignorá-lo, basta tratá-lo como uma pessoa comum, como as outras pessoas normais e isso será suficiente para evitá-lo. A pessoa arrogante está buscando atrair a atenção, assim que se você o ignorou vai lembrá-lo de sua velha ferida e isso vai fazê-lo esquecer de sua superioridade quando tratar com você.

Impressionar uma pessoa arrogante é muito simples, basta convencê-lo que você pode fazer algo que é muito importante para ele, melhor do que ele poderia fazer e ele ficará impressionado. Você pode fazer os narcisistas e as pessoas arrogantes gostarem de você, fazendo-os acreditar que você é superior a eles. No momento em que você fizer essas pessoas acreditarem que você é mais poderoso do que eles, vão procurar ficar com você, pois não vão querer concorrer com alguém que poderá superá-lo.

Nosso texto não é uma complicada aula de psicologia, mas apenas uma eficaz informação, apresentada de uma forma simples e óbvia, de como você poderá lidar com uma pessoa arrogante.

Eduardo G. Souza.

.

2 comentários:

  1. É verdade e funciona. Conheço alguém que por ter sido muito ignorado na infância e até na adolescência, tornou-se extremamente arrogante, mas não deixou de ser um ser desprezível. Gosta de humilhar os mais humildes e escarnecer dos menos fortes, além de encontrar os piores defeitos em todo mundo. O me recuso aceitar suas ideias levianas e disse pra ele certa vez que faz isso para se sentir melhor do que realmente é. Ele mudou bastante comigo e fica o tempo todo querendo se aproximar, ter mais intimidade. Não dou espaço.

    ResponderExcluir
  2. Mas se for da família?
    No caso um homem de uns 37 anos que perdeu a mãe com 6 anos de idade. Ele tem uma filha de 9 e um de 1 ano e uns 6 meses,e não faz nenhuma demonstração de carinho com eles, só grita e age com grosseria.
    Pessoas assim não desistem e não se tocam que precisam mudar. E quando tentamos conversar, ele ignora e nem responde, ou responde 3 dias depois se você perguntar novamente e com muito esforço.
    Como agir?

    ResponderExcluir