Liberdade.

Todos os textos publicados nesse blog são livres para serem copiados e reproduzidos.
Porque não existe outra pretensão em nossos escritos, que não seja expressar o nosso pensamento, nossa forma de ver e sentir o mundo, o Homem e a Vida.
Se você acreditar seja necessário e ético, favor indicar a origem e o Autor. Ficamos lhe devendo essa!
Um grande abraço.
Eduardo G. Souza e Lígia G. Souza.

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Cara feia o tempo todo é doença

.

O humor é um aspecto determinante em nossa vida. Quando estamos de bom humor, parece que nada pode dar errado. Se algo der errado, nós lidamos com ele. Mas quando o nosso humor azeda, é quando nada pode dar certo. Mesmo eventos positivos, as coisas e pessoas que gostamos, parecem desagradáveis quando estamos de mau humor, irritados ou com raiva.

Descubra as causas do seu mau humor. Pergunte a si mesmo, para descobrir o que está errado.

O que realmente esta lhe incomodando? Você está irritado e com raiva, mas você não tem certeza do por que. Pense no que aconteceu no início do dia ou da semana. Continue indo para trás até que você encontrar a coisa que lhe é mais perturbadora, algo que incomoda muito a você. Isso vai ajudá-lo a resolver não apenas o problema subjacente, mas também as últimas dificuldades enfrentadas em sua vida.

Você está evitando alguma coisa? É mais fácil fixar seu mau humor sobre o caos do tráfego do que em, digamos, sua vida vazia, romântica ruim, financeira desorganizada, etc. Se você não consegue chegar à raiz do problema, pergunte-se se há algo grande acontecendo que você não está disposto a abordar. Há alguém, o(a) seu(ua) parceiro(a), por exemplo, ou o(a) seu(ua) melhor amigo(a), a quem você está relutante em mostrar sua raiva? Existe um problema irritante que vem lhe consumindo há meses, e que você está na esperança de que simplesmente ele ira embora? Apenas reconhecendo o seu maior problema já vai aliviar alguma pressão.


Poderia ser mais de uma coisa? Digamos que você teve uma briga com alguém. Pode ser um caso simples de causa e efeito: - Você discutiu, ofendeu, xingou, e agora você está com raiva. Mas a causa poderia também ter sido agravada por um problema que você está lidando no trabalho ou pelo fato de que um familiar está doente. Nesses casos, você pode estar com raiva, mas também se sentindo triste e sem alento É comum ter várias emoções surgindo ao mesmo tempo. Quando você tem dois ou mais problemas prementes colocando você para baixo e com muita raiva, você deve tentar resolvê-los um por um.

Sentir-se irritável ou mal-humorado podem ser sinais de depressão. Mau humor pode ser doença grave, um transtorno mental que se manifesta por meio de uma rabugice que parece eterna. Muitas pessoas pensam que a depressão é um sentimento de tristeza, mas a depressão também pode trazer sentimentos de mau humor, impaciência ou raiva.


Nem sempre mau humor é equivalente à depressão, e nem todo mau humor é patológico. Todo mundo fica de mau humor de vez em quando, às vezes em resposta a eventos genuinamente irritante como uma noite mal dormida pelo excesso de barulho feito por uma obrar em via pública próxima a sua residência. Mas quando esse mau humor é continuo permanente, isto é, continua tão longo tempo que perturba a vida da pessoa e daqueles que estão próximos, e as pessoas próximas sentem que há algo errado, o rótulo de "mau humor" não se aplica. Quando o mau humor se faz continuo, e se transforma em um estado prolongado, ele torna-se então um inimigo a ser combatido.

Quando o mau humor impede de você aproveitar a vida ou a lidar com os outros, isso é um sinal de que você precisa fazer algo a respeito, como falar com um terapeuta que possa ajudá-lo a superar ou lidar com isso. Além disso, se você já sentiu ódio ou vontade de machucar alguém, isso é mais do que apenas um mau humor e você precisa de ajuda profissional.

Eduardo G. Souza.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário