Liberdade.

Todos os textos publicados nesse blog são livres para serem copiados e reproduzidos.
Porque não existe outra pretensão em nossos escritos, que não seja expressar o nosso pensamento, nossa forma de ver e sentir o mundo, o Homem e a Vida.
Se você acreditar seja necessário e ético, favor indicar a origem e o Autor. Ficamos lhe devendo essa!
Um grande abraço.
Eduardo G. Souza e Lígia G. Souza.

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

O Rio que Encanta - por Gente de Talento

.

Trata-se de um livro da Editora Gama Filho, coordenação de Maria Aparecida Martins Reis.


O Rio de Janeiro e seus Jovens Admiradores.

As dificuldades que todos nós, habitantes do Rio, enfrentamos nos últimos anos, poderiam nos induzir á opinião pessimista de que o presente é desestimulante e o futuro, muito incerto.
No entanto, sabemos perfeitamente que outras cidades enfrentaram problemas semelhantes ou até mais graves, aceitaram o desafio e o superaram brilhantemente.
Como historiadora e professora de história tenho a obrigação de procurar entender os fenômenos sociais em seus diferentes ritmos temporais - isto é, no curto, médio e longo prazo. E essa experiência me mostra claramente que os problemas do tempo presente precisam ser percebidos em escala temporal mais larga. Se cotidianamente vivemos no curto prazo, este momento, entretanto, é o entrecruzamento de diferentes ritmos que vêm do passado e se projetam para o futuro.
Nessa perspectiva, as dificuldades se relativizam e as soluções aparecem com mais clareza.
O Rio de Janeiro, como Nova Iorque e outras tantas cidades, possui um enorme potencial, que lhe permitirá resolver seus problemas com inteligência, vontade e habilidade.
O primeiro e mais importante aspecto desse potencial é o amor daqueles que aqui vivem pela cidade, em todas as suas dimensões: a natureza, as realizações dos homens, as pessoas. Tudo o que, reunido, constitui a identidade de uma urbe.
A direção e o corpo técnico do Colégio Gama Filho fizeram muito bem em definir como tema no concurso literário do ano de 2008 a cidade do Rio de Janeiro. Com essa iniciativa, conseguiram exatamente fazer aflorar, entre os alunos das diferentes séries, o amor que todos sentimos – nascidos aqui ou não - pelo Rio de Janeiro.
Os diferentes textos aqui publicados - coletivos e individuais, sintéticos e extensos, prosa e poesia – foram premiados não apenas por sua qualidade, mas pelo sentimento que neles transparece.
Um sentimento, que traduz a sensibilidade de todos nós, de amor pela cidade do Rio de Janeiro.
Um sentimento que se fundamenta na identidade da Cidade Maravilhosa, pela sua natureza, pelas obras da engenharia humana, pela sociabilidade das pessoas.
Um sentimento que é a garantia de que, tendo um belo passado e um presente com enorme potencial, o futuro nos trará paz, prosperidade e, sobretudo, felicidade.
Parabéns aos alunos e alunas que atenderam ao chamado dos professores e produziram resultados tão belos como os publicados neste livro: é com sentimentos como os que vocês demonstraram em seus trabalhos que se constrói a alma de uma cidade.

Rio de Janeiro, novembro de 2008.

Maria José M. Cavalleiro de Macedo Wehling

Coordenadora do Curso de História e das Licenciaturas da Universidade Gama Filho



A seguir transcrevemos o texto premiado no Concurso Literário do Colégio Gama Filho de autoria de nossa Neta - Júlia Souza de Pinho - e publicado no livro.


CIDADE MARAVILHOSA E ENCANTADA

Rio de Janeiro, cidade maravilhosa
Tua beleza encanta a todos
Cidade do turismo
Cristo Redentor, Maracanã
Pão de açúcar, bondinho
Tuas praias
Todos querem conhecer!

Tu és encantador!
Vamos eliminar o ódio e o rancor
Para essa cidade maravilhosa
Ficar cheia de amor.

Vamos preservar o Rio
Para ele ficar ainda mais belo
Imagine-o sem violência
Sem reportagens na televisão
De crianças e adultos morrendo
Bandidos presos, crianças abandonadas e sequestradas
Todos iriam admirar mais ainda se não houvesse isso.

Vamos mudar!
E mudar para melhor!
Imagina tudo lindo
Por você, Rio, só sentirei amor!

Júlia Souza de Pinho.



.

Nenhum comentário:

Postar um comentário