Liberdade.

Todos os textos publicados nesse blog são livres para serem copiados e reproduzidos.
Porque não existe outra pretensão em nossos escritos, que não seja expressar o nosso pensamento, nossa forma de ver e sentir o mundo, o Homem e a Vida.
Se você acreditar seja necessário e ético, favor indicar a origem e o Autor. Ficamos lhe devendo essa!
Um grande abraço.
Eduardo G. Souza e Lígia G. Souza.

sábado, 6 de novembro de 2010

DIA DA CULTURA

.

Cultura (do latim cultura, decorrentes de colere, que significa "cultivar") é um termo que tem vários significados. No entanto, a palavra "cultura" é mais comumente usada em três sentidos básicos: - A excelência da aspiração pelas belas artes e humanidades, também conhecida como alta cultura; - Um padrão integrado de conhecimentos humano, crenças e comportamentos que depende da capacidade de assimilação do pensamento simbólico e da aprendizagem social; - O conjunto de atitudes, valores, objetivos e práticas que caracterizam uma instituição, organização ou grupo.

Quando o conceito surgiu pela primeira vez na Europa do século XVIII, conotava um processo de cultivo ou de melhoria, na agricultura ou horticultura. No século XIX, veio à primeira referência para a melhoria ou aperfeiçoamento do indivíduo, especialmente através da educação e, em seguida, para o cumprimento das aspirações nacionais ou ideais. Só em meados do século XIX, alguns cientistas usaram o termo "cultura" para se referir à capacidade humana universal de criar e alterar a natureza, objetivando mudar o curso da história.

No século XX, a "cultura" surgiu como um conceito central da antropologia, abrangendo todos os fenômenos humanos que não são puramente resultado da genética humana. Especificamente, o "termo" cultura na antropologia tem dois significados: - a capacidade humana que evoluiu para classificar e representar experiências com símbolos, e agir com imaginação e criatividade; - as distintas maneiras que as pessoas que vivem em diferentes partes do mundo têm de classificar e representar as suas experiências, e de atuarem de forma criativa.

5 de Novembro - O Dia Nacional da Cultura Brasileira foi instituído através da Lei Federal nº 5.579, de 19 de maio de 1970, e celebra o nascimento de um dos mais importantes personagens da História do Brasil - Rui Barbosa, maçom, intelectual, jurista, político e jornalista, que nasceu em 5 de novembro de 1849.

A trajetória desse brasileiro registra não só sua inteligência privilegiada, mas também sua grande capacidade de trabalho. Participou de todas as grandes questões de sua época e da própria fundação da República. Liberal nato, orador e estudioso da língua portuguesa, foi presidente da Academia Brasileira de Letras em substituição a Machado de Assis. Sua produção intelectual é vastíssima, representou o Brasil com brilhantismo na Segunda Conferência Internacional da Paz, em Haia.


A cultura brasileira é tão diversa que não se pode falar dela em apenas um dia. Apesar disso, 5 de novembro foi escolhido para festejarmos as diversificadas manifestações culturais de nosso País.

O Brasil, como sabemos, é um país de formação multirracial e por isso carrega um pouco do costume de cada povo que aqui veio viver. Dos negros, herdamos algumas manifestações religiosas, a capoeira, parte do nosso vocabulário e muito do nosso folclore. Dos índios, herdamos o artesanato, a pintura, comidas exóticas e a muitos hábitos comportamentais. Dos portugueses, ficamos com a crença católica, costumes alimentares, a língua, as roupas.

Essa mistura toda não se deu de maneira pacífica, mas sim por meio da dominação cultural e da escravização de índios e negros. No entanto, características culturais de todas as etnias sobreviveram ao tempo e hoje compõe a nossa enorme riqueza cultural.


Portanto, temos muito que comemorar hoje, nossos valores sociais, nossas crenças, os costumes do povo brasileiro, nosso folclore, nossas comidas e nossas músicas são neste sentido, as grandes representações das peculiaridades da cultura do nosso país.


Eduardo e Lígia G. Souza.

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário