Liberdade.

Todos os textos publicados nesse blog são livres para serem copiados e reproduzidos.
Porque não existe outra pretensão em nossos escritos, que não seja expressar o nosso pensamento, nossa forma de ver e sentir o mundo, o Homem e a Vida.
Se você acreditar seja necessário e ético, favor indicar a origem e o Autor. Ficamos lhe devendo essa!
Um grande abraço.
Eduardo G. Souza e Lígia G. Souza.

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Preservar o Ecossistema

.


A preservação do meio ambiente é a manutenção do uso dos recursos da terra em uma velocidade mais lenta que a rapidez com que a terra pode regenerar esses recursos. Preservando o meio ambiente a terra estará disponível para nós por tempo indeterminado e para as gerações posteriores poderem desfrutar da terra tanto quanto o que fazemos.


Os recursos da Terra são limitados. E muitos deles não são renováveis. Mesmo os recursos renováveis, tais como alimentos, necessitam de espaço, água, solo para produzi-los. Os recursos naturais também não estão distribuídos uniformemente, algumas regiões e áreas do planeta possuem excedentes e outras escassez de recursos naturais.


O mundo, porém, está mudando, muito dessa mudança é causada pela atividade humana, mas uma parte também é devida a causas naturais sobre as quais não temos controle. As alterações climáticas são parte dessa equação. Os continentes também estão mudando suas formas, as placas tectônicas continuam a se mover, colidindo umas contra as outras, fazendo alguns relevos subirem e outros descerem, algumas áreas territoriais desaparecem e outras surgem por atividades vulcânicas catastróficas.


No entanto os seres humanos, ao longo da história, causaram um enorme impacto sobre a ecologia da Terra. Nós herdamos um mundo de biodiversidade complexa, no qual todos os tipos de flora e fauna têm um lugar na estrutura ambiental do planeta. Os efeitos das alterações ambientais sobre qualquer uma espécie, pode ter um impacto incalculável sobre cada um de nós e em todo o meio ambiente, por isso a necessidade de conservar o habitat natural e nativo de nossas flores, plantas, árvores, mamíferos, aves e insetos.


No ecossistema um grupo de animais vive junto em um ambiente particular. Eles coexistem e qualquer efeito sobre uma espécie pode ser sentida pelas outras. O Homem é parte do ecossistema e sendo o mais inteligente, é o maior responsável pelo bem-estar do ecossistema. No entanto nos últimos anos os humanos tornaram-se a ameaça mais grave para os animais, ao destruir seu habitat ou matar os animais, estamos dando um passo da extinção de nós mesmos.


Os animais devem ser protegidos. As reservas naturais servem para proteger a vida selvagem e a natureza. E, portanto, deveria haver mais Parques Nacionais, para proteção dos animais e da natureza. O comércio de animais selvagens também deve ser interrompido. Milhões de animais selvagens são capturados e mortos para serem vendidos como animais de estimação ou para usar a sua pele. Com os chifres de rinocerontes podem ser feitas uma série obras artesanais e os elefantes são caçados por suas presas de marfim. Se não incentivarmos a aquisição de tais itens, como uma ação para proteger os animais, estaremos levando a uma queda na demanda dessas peças, e menos caçadores irão caçá-los para produzi-las.



O mais importante é conscientizar a humanidade para compreensão de que a terra está em perigo e devemos, a todo custo, salvá-la. Se os seres humanos não acordarem a tempo, pode ser tarde demais para salvar a Terra.


Eduardo G. Souza.
.

Um comentário:

  1. Obrigado, eu estava com um problema no trabalho da escola e agora essa postagem me ajudou bastante

    ResponderExcluir