Liberdade.

Todos os textos publicados nesse blog são livres para serem copiados e reproduzidos.
Porque não existe outra pretensão em nossos escritos, que não seja expressar o nosso pensamento, nossa forma de ver e sentir o mundo, o Homem e a Vida.
Se você acreditar seja necessário e ético, favor indicar a origem e o Autor. Ficamos lhe devendo essa!
Um grande abraço.
Eduardo G. Souza e Lígia G. Souza.

sábado, 7 de agosto de 2010

Moral e Ética

.



Quais são as diferenças entre ética e moral? Afinal elas fornecem regras de comportamento. Podem parecer idênticas, mas a diferença pode ser importante quando estudamos os seus fundamentos.

Ética vem da palavra grega ethos - caráter moral ou costume.


Vocês conhecem a ética profissional, mas raramente ouvimos falar em moral profissional. Ética tende a ser um conjunto codificado de regras em um sistema formal ou um conjunto de regras que são explicitamente adotadas por um grupo de pessoas. Assim, você tem a ética médica, farmacêutica, docente, empresarial, etc. Ética, portanto, são comportamentos particularmente definidos e aprovados para um determinado grupo, ao passo que a moral tende a ser imposta do exterior, e comum a todas as pessoas.

Se você acusar alguém de ser antiético, é equivalente, geralmente, a chamá-lo de mau profissional.

Portanto, em geral, se define ética como: As regras ou normas que regem a conduta de um profissional ou dos membros de uma profissão.

Moral vem do latim moralis - costume ou maneira.


A moral tem uma conotação social, são valores sociais que tendem a ter uma aceitação muito grande, por todos os membros de uma sociedade. A moral estabelece o comportamento ideal dos indivíduos, determinando o que é bom e mau, certo e errado, fundamentando seus princípios nos valores aceitos pela sociedade. Uma pessoa pode ser descrita como imoral, quando o seu comportamento não está de acordo com os valores preestabelecidos pela sociedade.

Portanto, em geral, se define a moral como: O comportamento individual motivado nas idéias de certo e errado, estabelecidas pelos valores sociais.

Valores.


Os valores são as regras pelas quais tomamos decisões sobre o certo e o errado, do que se deve e não se deve fazer, do que é bom e mau. Eles também dizem o que é mais ou menos importante, e o que é útil quando temos de agir socialmente.

Portanto, em geral, se define os valores como: Crenças de uma pessoa ou grupo social em que eles têm um conceito emocional a favor ou contra alguma coisa, comportamento ou atitude.

Ética e Moral - Como é que podemos tomar nossas decisões?


Ética e Moral tem sido o foco de estudos realizados em várias Universidades pelo mundo. Esses estudos revelaram que apenas um em cada quatro adultos quando tomam suas decisões se preocupam com princípios éticos ou morais. Aqueles que têm essa preocupação são, em geral, aqueles que seguem principalmente princípios religiosos e seu comportamento está condicionado ao ensino ou parâmetros de uma religião. Além disso, quase 50% dos adultos estudados disseram que baseiam suas decisões no que lhes é mais agradável ou trará resultados mais satisfatórios. Podemos então concluiu que: A maioria das pessoas não acredita que exista qualquer fonte verdadeira de ética ou moral absoluta. Não se preocupando, essas pessoas, dependendo unicamente em sua filiação a fé, em basear suas decisões em princípios éticos ou morais, mas somente em sua satisfação pessoal ou nos resultados a serem alcançados.

Ética e Moral - Relatividade.


Ética e Moral são consideradas relativas. Relativas à cultura, e em relação às circunstâncias e às necessidades específicas do indivíduo. Parece que hoje em nosso mundo o certo é errado e o errado é direito. O resultado é que o alicerce da nossa sociedade e cultura está se desintegrando sob nossos pés. Isso é porque nós, como sociedade, perdemos o nosso caminho. Não estamos construindo uma base sólida de valores que possam nos levar a distinguir a diferença entre o certo e o errado. Esses fundamentos éticos e morais, em nossa sociedade, podem vir da nossa fé em Deus e da obediência aos princípios estabelecidos em normas religiosas.

A Moral é simplesmente relativa, descrevendo apenas como as pessoas devem se comportar. Por exemplo, as pessoas dizerem que acreditam que roubar é ruim, mas a realidade descritiva pode nos mostrar que, a partir da observação dessas pessoas, elas podem ter "baixado" centenas de mídias de áudio (mp3) ou imagem (bmp), a partir de programas piratas de compartilhamento de arquivos na Internet. A moral é relativa, pois vamos racionalizar nosso comportamento a partir do condicionamento de nosso modo de avaliar nossas próprias crenças morais.

Qual é a nossa moralidade?


Pode-se dizer que a moralidade é a moral na ação. Sendo a moral normativa, ela procura estabelecer normas típicas de comportamentos adequados, que as pessoas devem executar e cumprir.

Alguns mantêm o seu comportamento dentro de normas socialmente aceitas, por causa do medo de ser pego errando. Essas pessoas muitas vezes fazem coisas erradas quando pensam que podem "escapar". Se elas sabem que não estão sendo observadas e não são susceptíveis de ser pegas, elas podem violar qualquer norma social. Claro que elas são um pouco paranóicas, e para não se perderem, elas estão dispostas a imaginar inúmeras desculpas para justificar seu comportamento caso venham a ser pegas. Os sociopatas, por não sentir culpa, acreditam que suas ações não são erradas e possuem sempre uma justificativa para seu comportamento imoral.

A Culpa, por outro lado, é o motivador das pessoas honestas. A sua decisão de cumprir as normas sociais não é baseada em se elas vão ser punidas ou ficar presas, mas porque elas sabem que fizeram algo que acham estar errado.

Eduardo G. Souza.
.

2 comentários:

  1. gostei muito!
    estou estudando tecnologia em processos gerencias e, tenho uma matéria que fala muito sobre ética e moral.

    ResponderExcluir
  2. olá!
    gostei muito, porque ampliar meu conhecimento...
    estou estudando tecnologia em processos gerencias. E tenho uma materia que fala bastante sobre esse assunto.

    ResponderExcluir