Liberdade.

Todos os textos publicados nesse blog são livres para serem copiados e reproduzidos.
Porque não existe outra pretensão em nossos escritos, que não seja expressar o nosso pensamento, nossa forma de ver e sentir o mundo, o Homem e a Vida.
Se você acreditar seja necessário e ético, favor indicar a origem e o Autor. Ficamos lhe devendo essa!
Um grande abraço.
Eduardo G. Souza e Lígia G. Souza.

terça-feira, 17 de abril de 2018

CRISTO NÃO ERA CAPITALISTA OU COMUNISTA


.
Algumas pessoas dizem que são cristãs e também comunistas porque o Cristo teria sido um comunista. Na verdade, se você realmente ouve os ensinamentos do Cristo, em vez dos ensinamentos de um professor sobre o que é moralmente correto, você aprenderá que a mensagem do Cristo era a coisa mais distante de qualquer teoria sobre um regime político. Você não pode afirmar seguir os ensinamentos de Cristo enquanto clama pelo comunismo (ou qualquer outra forma de governo).
Em Marcos 12:17, Jesus diz: “... Dai pois a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus ...”. Jesus afasta sua mensagem das atribulações materiais que afligiam o povo. E está claramente dizendo que César e todos os demais deveriam receber o que merecem. Esta é uma maneira muito individualista de ver as coisas. Jesus não disse: “tire tudo de César e divida entre todos”. Nem disse: “dê tudo o que você tem a César, para que ele possa dividir entre todos os outros”. Jesus disse que César deveria receber o que lhe era devido.
“Mas Jesus disse que devemos cuidar dos pobres e dar aos necessitados. Assim, precisamos tirar dos ricos para dar aos pobres.” - Costumam argumentar os adeptos da esquerda.
Jesus nunca aceitou o ‘roubo’. Tirar de alguém e dar a outra pessoa é roubo! Mesmo quando as pessoas elegem uma pessoa para gerir o governo, não é dado a ela o direito de roubar alguns para dividir o produto do saque com outros. Jesus pediu que as pessoas doassem livremente, com a bondade de seus corações e em segredo. Em Mateus 6: 2, Jesus disse: “Quando pois deres esmolas, não faças tocar trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas ...” Os hipócritas, nesse caso, eram aqueles que ostentavam suas doações para todos verem, para que o povo os louvasse... Assim como quando um esquerdista voa pelo país em seu jatinho particular condenando as pessoas ricas, a fim de obter os elogios e votos de pessoas comuns. Isso não é luta pelos pobres; isso é busca de atenção para agarrar o poder.
O mesmo vale para qualquer um que diga que a coisa certa é sobretaxar alguns e dar esse dinheiro para outras pessoas. Quando um comunista diz que os ricos devem "pagar mais", ele não é diferente dos hipócritas de que Jesus falou. Além disso, muitos comunistas possuem muitos bens, incluindo imóveis, barcos e até aviões. Engraçado como um homem que é tão generoso com o dinheiro de outras pessoas, a fim de ganhar votos, e não é tão generoso com o seu próprio. Isso é - na linguagem de hoje pelo menos - o que chamamos de hipócrita.
Os dez mandamentos também contradizem o comunismo. O oitavo mandamento diz: "Não furtarás". Bastante direto. Quando o governo tira dinheiro contra a vontade de alguém, está roubando. Assim como se um assaltante pegasse a carteira de alguém contra sua vontade. Estas são situações moralmente iguais. O Décimo Mandamento nos diz para não cobiçar as coisas de outra pessoa. Isso pressupõe desigualdade de renda, caso contrário, não haveria necessidade desse mandamento. Se o objetivo fosse tornar todos iguais, o Décimo Mandamento teria realmente dito: "Faça com que todas as pessoas tenham a mesma quantidade de coisas" (ou servos, servas, bois ou jumentos em termos bíblicos). A verdade é que esse mandamento está explicitamente dizendo às pessoas para não ficarem com inveja dos ricos, se elas não forem ricas (ou ambicionando qualquer outra pessoa por ter algo que elas querem).
“Mas a desigualdade de renda é ruim. Precisamos fazer todos iguais, porque não é justo que alguém tenha mais que os outros.” – É outro argumento comum dos esquerdistas.
Desigualdade de renda significa apenas que alguém trabalhou ou mereceu mais do que outra pessoa, e Jesus concorda. Em Lucas 12: 13-15, um homem chega a Jesus e pede a ele que diga ao irmão do homem para dividir igualmente a herança da família (certamente o irmão deveria receber mais). Jesus responde: “... Homem, quem me pôs a mim por juiz ou repartidor entre vós?”. Mesmo Jesus, o Filho de Deus, disse que não era sua missão decidir estas coisas. Jesus passou a exortar o homem dos perigos da ganância. Jesus chamou o homem de ganancioso, mas não chamou o irmão do homem de ganancioso. Nem Jesus mandou que o irmão dividisse a herança em partes iguais.
Jesus foi na verdade muito pró-livre-vontade, individualismo e generosidade pessoal. Ele nunca disse a ninguém para tirar qualquer coisa de outra pessoa. Doar deve ser um ato feito livremente pelo indivíduo. Em Mateus 19: 21, Jesus confirmou a liberdade de escolha quando o mancebo o questionou, respondendo: “... Se queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens, é dá-o aos pobres, ...” Ele não autorizou ninguém a tomar os bens do mancebo e distribuir entre os pobres, ele deu ao mancebo a oportunidade de trocar os bens materiais por prováveis bens espirituais. De fato, em todo o mundo, os Coxinhas fizeram muito mais pelos pobres que os Comunistas, eles doaram livremente muito mais aos pobres, através de várias organizações assistenciais, fundações e clubes de serviços (Rotary, Lions, Maçonaria, etc.).
“Portanto, tudo o que vós quereis que os homens vos façam, fazei-lho também vós, porque esta é a lei e os profetas”. Isso não significa, “tirar de alguém mais para que você possa ter mais, pois eles terão menos”. Isso é imoral. Jesus nunca disse que a riqueza deveria ser redistribuída através do governo. Ele realmente apoiou a responsabilidade individual.
Então, da próxima vez que alguém disser que Jesus seria um comunista, não acredite nisso, pois ele sempre mostrou que sua mensagem não era sobre a vida material, não era sobre governos ou regimes políticos, mas sobre o espírito, sobre a vida espiritual.
Jesus não veio ao mundo como um Rei Guerreiro e Revolucionário que Judeus esperavam, pois, essa era a promessa dos profetas, um Rei que teria nas mãos a espada e o escudo, e elevaria o povo judaíco a se libertar do cativeiro romano e vencer todos os inimigos de Israel, levando o povo ao apogeu e a gloria. As expectativas que dominavam o povo judaico, fundamentadas em sua história, era a esperança de surgir um grande Rei e Líder Militar no estilo de Davi, no entanto, com o passar dos anos continuava aumentando a opressão, e Jesus não prometia a unidade, nem a independência política do povo de Israel, ao contrário, ele não combatia o Império Romano, e falava em uma vida eterna de felicidade e paz. Onde estava o porvir do povo judaico anunciado pelos profetas? Onde estava o esperado Império Político que iria melhorar as condições de vida do povo?
Na verdade, não podemos, jamais, materializar a mensagem do ‘Filho do Homem’ - “... Dai pois a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus ...”.
Eduardo G. Souza.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário