Liberdade.

Todos os textos publicados nesse blog são livres para serem copiados e reproduzidos.
Porque não existe outra pretensão em nossos escritos, que não seja expressar o nosso pensamento, nossa forma de ver e sentir o mundo, o Homem e a Vida.
Se você acreditar seja necessário e ético, favor indicar a origem e o Autor. Ficamos lhe devendo essa!
Um grande abraço.
Eduardo G. Souza e Lígia G. Souza.

sexta-feira, 2 de novembro de 2012

DIA DE FINADOS


.


Seguindo o Dia de Todos os Santos (1 de novembro), o feriado de "Finados" (Dia dos Mortos) é comemorado aqui no Brasil em 02 de novembro.

A ideia é lembrar a vida dos entes queridos que faleceram. Muitas pessoas vão a cemitérios e igrejas, levam flores, acendem velas e oram. Apesar de ser um assunto mórbido, a celebração tem a intenção de ser uma forma positiva de, no dia reservado especificamente para lembrar-se aqueles que são falecidos, comemorar suas vidas e suas lembranças.

As origens desta celebração estão perdidas no tempo, podem ser rastreadas até as culturas indígenas pagãs. Na era pré-histórica, crânios foram usados geralmente como troféus e exibidos durante os rituais para simbolizar a morte e o renascimento. Rituais celebrando a morte dos antepassados foram descobertos em civilizações em torno de 2500 a 3000 anos antes da era cristã. O evento é comemorado a milhares de anos na América Latina, muito provavelmente as origens vêm de culturas como dos astecas (a deusa Mictecacihuatl – guardiã dos ossos dos mortos – presidia os festivais dedicados aos mortos) e dos maias que reverenciavam seus antepassados, e queriam honrar a suas memórias. Era uma prática comum manter os crânios dos ancestrais como troféus, e depois exibi-los durante os rituais como estes e também naqueles que simbolizavam o nascimento. Daí os crânios serem um símbolo forte ainda muito usado em países como o México.

O feriado é comemorado em toda a América Latina, mas também é comemorado em um número crescente de cidades dos EUA, principalmente nas que têm grandes populações imigrantes da América Latina. O feriado hoje se espalhou por todo o mundo.

Na Europa, em muitos países com herança católica-romana, o Dia de Todos os Santos (01/11) e o Dia de Finados (02/11) são feriados, e as pessoas aproveitam o dia de folga, para ir aos cemitérios levar velas e flores, existe também o costume de dar presentes às crianças nesses dias, normalmente doces e brinquedos.



  Eduardo G. Souza.

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário