Liberdade.

Todos os textos publicados nesse blog são livres para serem copiados e reproduzidos.
Porque não existe outra pretensão em nossos escritos, que não seja expressar o nosso pensamento, nossa forma de ver e sentir o mundo, o Homem e a Vida.
Se você acreditar seja necessário e ético, favor indicar a origem e o Autor. Ficamos lhe devendo essa!
Um grande abraço.
Eduardo G. Souza e Lígia G. Souza.

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

DESENVOLVIMENTO DA PERSONALIDADE

.



Dizem que viajar é ganhar diferentes experiências, que tem uma influência muito positiva sobre nossa personalidade. Essas experiências ensinam a lidarmos com nós mesmos e a agirmos em diferentes contextos, bem como ajudam a adquirirmos habilidades sociais. É evidente que nem sempre é possível para todos viajar e, assim, interagir com pessoas diferentes é ganhar experiências importantes.
Então, termos amigos culturalmente diferentes, possibilita-nos ganhar essa experiência. Quando interagimos e fazemos amizade com pessoas de outras culturas, aprendemos automaticamente sobre as nuances das práticas, da linguagem, de certos hábitos, etc., dessas culturas. Mesmo sem percebermos, começamos a reunir experiências ricas e diversificadas sobre o mundo global.
Você não pode limitar o seu mundo a sua própria cultura e suas práticas, mas tem que entender que existem outros sistemas de comportamentos, hábitos e crenças. Tudo isso leva ao desenvolvimento da personalidade e o crescimento eficaz do individuo, a pessoa torna-se socialmente mais hábil em caminhar por diferentes situações na vida.
 
Conhecimentos e experiências.
Uma das principais vantagens de fazer amigos de diferentes culturas é a quantidade de conhecimento que você vai conquistar. Você aprende sobre o mundo deles, seus arredores, suas práticas, os sistemas de crenças que eles seguem e ainda muito mais. Você não somente adquire conhecimento, mas quando você toma parte nas práticas deles, ganha uma ampla gama de experiências. Por exemplo, digamos que você foi convidado para o casamento de um amigo cuja família vem de um país diferente. Você pode imaginar a quantidade de conhecimento e experiência que você irá reunir participando da cerimônia? Na preparação para participar da cerimônia, você pode querer aprender o básico da língua que será falada, você pode ler sobre as práticas da cultura e costumes do lugar de onde veio à família de seu amigo, mesmo que você não tenha viajado internacionalmente, você irá adquirir experiência e conhecimentos dessa cultura.
As possibilidades são ilimitadas, é só você pensar nisso.
 
 
Mais aberto e aceitando melhor as diferenças.
Nós crescemos aprendendo sobre a nossa cultura e suas prática. É só quando fazemos amizade com pessoas de diferentes origens culturais, que aprendemos sobre as outras culturas, das suas práticas específicas e das diferenças dessas outras culturas.
Podem ser várias as diferenças de sua cultura, podem ser muitas as práticas e crenças que são diferentes das suas e não é sempre que estamos de acordo com elas, mas aprendemos a nos tornar mais flexíveis, aceitando com espírito aberto as diferenças dos outros. Assim, alargamos o nosso horizonte e ficamos longe de uma visão fechada e particular do mundo.
 
Conscientização sobre a própria cultura.
Esse choque normalmente nos faz pensar e refletir sobre as práticas e valores de nossa própria cultura. Quando temos amigos de diversas etnias, nós aprendemos sobre as práticas e crenças de diferentes culturas, e há uma tendência natural de compararmos com a nossa própria cultura. O resultado desta comparação é que vamos acabar voltando às nossas raízes, procurando entender nossas origens. Devido a isto, não só identificamos os pontos positivos da nossa cultura e, assim, aprendemos a apreciá-los mais, mas também identificamos certas práticas negativas ou desvantagens da nossa cultura. Isso, então, permite-nos mudar a nossas atitudes e comportamento, e levá-lo para o que identificamos como mais positivo.
 
 
 
Por todas estas razões vemos ser realmente importante termos amigos que são cultural e etnicamente diferentes de nós. Para garantir não apenas o impacto e o confronto de nossa cultura, mas para que possamos vivenciar ricas experiências de aprendizagem, cujos resultados não serão sentidos apenas por nós, mas por outros que estão ao nosso redor também.
Eduardo G. Souza.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário