Liberdade.

Todos os textos publicados nesse blog são livres para serem copiados e reproduzidos.
Porque não existe outra pretensão em nossos escritos, que não seja expressar o nosso pensamento, nossa forma de ver e sentir o mundo, o Homem e a Vida.
Se você acreditar seja necessário e ético, favor indicar a origem e o Autor. Ficamos lhe devendo essa!
Um grande abraço.
Eduardo G. Souza e Lígia G. Souza.

domingo, 12 de agosto de 2012

FELIZ DIA DOS PAIS


.


Sonora Louise Smart Dodd, de Washington, foi quem primeiro teve a ideia de um "Dia do Pai." Ela teve a ideia do Dia dos Pais ao ouvir um sermão no Dia das Mães em 1909.

Sonora queria um dia especial para homenagear seu pai, William Smart.


William era veterano da Guerra Civil, e ficou viúvo quando sua esposa morreu ao dar à luz ao sexto filho. William foi para uma fazenda no leste do estado de Washington, para criar sozinho o recém-nascido e seus outros cinco filhos.

Sonora depois que ficou adulta, percebeu o altruísmo que seu pai tinha mostrado em criar os filhos como uma mãe solteira. Ela entendeu todos os sacrifícios que seu pai fez, e aos seus olhos de filha, ela o viu como um homem corajoso, altruísta e amoroso. O Pai de Sonora nasceu em junho, então ela escolheu o dia 19 de junho de 1910, para realizar a celebração do primeiro Dia Pai em Spokane, Washington.

O Presidente Calvin Coolidge, em 1924, abraçou a ideia de um Dia dos Pais. Em 1966 o presidente Lyndon Johnson assinou um decreto presidencial declarando o domingo 03 de junho como Dia Nacional dos Pais. O Presidente Richard Nixon assinou em 1972 a lei que finalmente tornou o terceiro domingo de junho permanentemente o Dia dos Pais nos Estados Unidos.

A data passou a ser comemorada no Brasil a partir de 1953 quando vários órgãos da imprensa se uniram a fim de promover um concurso onde homenagearam três tipos de pais, o pai com maior número de filhos, o pai mais jovem e o pai mais velho. Os vencedores foram um pai com trinta e um filhos, um pai de 16 anos e um pai com 98 anos. O Dia dos Pais no Brasil passou então a ser comemorado no segundo domingo do mês de agosto.

A vida não é fácil para um verdadeiro pai. Ser pai não é apenas prover o sustento e cobrar comportamentos e ações, ser pai é viver não somente a sua vida, mas conviver e viver outra(s) vida(s). A vida oferece alegrias e tristezas sempre, você não é imune, nem seu(s) filho(s), então ser pai é viver não apenas suas alegrias e tristezas, vitórias e decepções, é muito mais, é estar sempre atento e pronto para sorrir e ficar triste, não por algo que aconteceu a você. É saber ouvir, falar e calar, e chorar de alegria e de tristeza, muitas vezes chorar por dentro, sem lágrimas, para mostrar-se forte, como todos esperam ser um Pai. Mas se você tiver sabedoria, paciência e fé, você poderá ser um bom pai ou um melhor pai do mundo para o seu filho.

Lembre-se que seu filho espera sempre encontrar em você algumas palavras amigas e de incentivo, um abraço carinhoso e um braço forte onde poderá encontrar o apoio e a segurança nos revezes da sua vida. O verdadeiro Pai está sempre pronto para estar o mais perto possível em todos os momentos da vida de seu(s) filho(s).



É verdadeiramente feliz o homem que ouve uma voz doce e suave a chama-lo de “Pai”.
- Eduardo G. Souza


"Eu não posso pensar em nenhuma necessidade da infância tão intensa quanto à necessidade de proteção de um pai."
- Sigmund Freud



Nenhum comentário:

Postar um comentário