Liberdade.

Todos os textos publicados nesse blog são livres para serem copiados e reproduzidos.
Porque não existe outra pretensão em nossos escritos, que não seja expressar o nosso pensamento, nossa forma de ver e sentir o mundo, o Homem e a Vida.
Se você acreditar seja necessário e ético, favor indicar a origem e o Autor. Ficamos lhe devendo essa!
Um grande abraço.
Eduardo G. Souza e Lígia G. Souza.

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Tiririca já está eleito!

.

Como sempre aos domingos, antes de brigar com o SUDOKU e as CRUZADAS, fui ao texto Jerônimo e Tiririca do Artur Xexéo, publicado na Revista O Globo, do último dia 19, deste mês de setembro.

Como sempre suas reflexões nos remetem ao passado, e nos deixa aquela sensação de nostalgia, comum aqueles que já estão a algum tempo na caminhada. Que saudade, "Irmãos Coragem", "O Bem Amado", etc., foram realmente formas de conduzir uma crítica oculta, através de fatos que certamente, pela emoção e hilaridade contida, não podiam sofrer a ação da censura.

Mas o que realmente interessa é a reflexão do autor sobre as próximas eleições. Além de "Jerônimo Coragem", me lembrei de outros votos de protesto como o do "Cacareco", do "Macaco Tião" e outros. Mas sua ponderação nos remeteu a uma situação idêntica ocorrida no Rio de Janeiro, algum tempo atrás, a do falecido cacique Xavante, eleito deputado federal, Mário Juruna, e seu inesquecível "gravador de fita", talvez os mais jovens nem saibam o que é o aparelho eletrônico que estou falando. Que se tornou mais uma figura folclórica no Congresso Nacional, e nada de útil produziu, além de suas hilárias confusões.

O artigo nos faz pensar, e certamente quem o lê, não pode deixar de concordar com a análise do Autor, e certamente repensar seu voto, se estiver predisposto a concedê-lo ao Tiririca. Não existem argumentos que resistam à lógica do raciocínio do autor.

Porém, de imediato, fui sobressaltado com uma questão fundamental: A grande maioria dos eleitores do Tiririca não está lendo esse texto! Pois, infelizmente, um em cada cinco brasileiros com mais de 15 anos é Analfabeto Funcional, cerca de 20,3% da população nessa faixa etária. Analfabeto funcional é a pessoa que, mesmo tendo a capacidade de decodificar minimamente as letras, em geral frases, sentenças e textos curtos, não desenvolve a habilidade de interpretar os textos. Essas pessoas frequentam ou frequentaram a escola, mas, mesmo os que sabem ler e escrever, têm dificuldades para compreender textos curtos e localizar dados, inclusive os que estão explícitos nos textos.

Assim, meu Caro Artur Xexéo, chegamos à triste conclusão: - Tiririca já está eleito! E vamos esperar o pior.


Eduardo G. Souza.
.

Um comentário:

  1. Talvez é hora de nos perguntar, já que os políticos sempre fiseram o povo de palhaço, agora o "povo" esta entrando no território deles. Só espero que políticos inescrupulosos não usem o bobalhão como marionete se suas malandragens.

    ResponderExcluir