Liberdade.

Todos os textos publicados nesse blog são livres para serem copiados e reproduzidos.
Porque não existe outra pretensão em nossos escritos, que não seja expressar o nosso pensamento, nossa forma de ver e sentir o mundo, o Homem e a Vida.
Se você acreditar seja necessário e ético, favor indicar a origem e o Autor. Ficamos lhe devendo essa!
Um grande abraço.
Eduardo G. Souza e Lígia G. Souza.

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Feliz dia das Mães

.


O mês de maio nos traz a maravilhosa oportunidade de celebrar uma ocasião particular chamada de Dia das Mães. Para cada um de nós, este é o momento de prestar uma homenagem a essa pessoa especial, cuja mão macia nos acaricia e seus seios alimentam-nos quando chegamos à vida. É impossível retribuir sequer uma fração do afeto e carinho que recebemos de nossas mães. Dia das Mães é um símbolo da profundidade do amor que cada ser humano tem por sua mãe. É um dia reservado apenas para a mãe, talvez a pessoa mais luminosa em nossas vidas.
O Dia das Mães é um conceito relativamente moderno. Mas as mães são reverenciadas desde os tempos antigos e acredita-se que têm suas raízes nas comemorações primaveris da Grécia Antiga, em honra de Rhea, a Mãe dos Deuses. Acreditam outros que as homenagens teriam surgido a partir do feriado romano "Matronalia ou Matronales Feriae", comemorado anualmente no início de março, festival que foi dedicado a Juno - deusa do parto - divindade romana que trazia as crianças para a luz. Foi durante estes festivais que as mães humanas passaram a ser também homenageadas, juntamente com a Deusa e os presentes eram dados a elas, uma tradição que é agora o ponto alto das comemorações do Dia das Mães na era moderna.
Mais tarde, a Matronalia evoluiu para o Dia das Mães na Europa, e foi transferida para o quarto domingo da Quaresma. Durante a Idade Média, quem tinha mudado de casa voltaria neste dia à casa de sua "mãe", visitando as famílias que ainda permaneciam na aldeia. Os vassalos eram autorizados a colher flores nos jardins dos seus senhores, e era dado o dia de folga para regressarem a casa de suas mães, daí, o costume de trazer para as mães algumas flores no Dia das Mães.


Nos Estados Unidos, o Dia das Mães começou há cerca de um século e meio, devido aos esforços das ativistas sociais americanas Julia Ward Howe e Marie Anna Reeves Jarvis, essa última uma dona de casa das Montanhas Apalaches. A idéia surgiu a partir de um episódio ocorrido na vida pessoal de Jarvis, a morte da mãe em 1905. As amigas, muito preocupadas com seu estado depressivo, fizeram uma festa para eternizar o dia. Anna quis que a celebração fosse estendida a todas as mães. Depois de lutar três anos para oficializar a data, finalmente, em 26 de abril de 1910, o governador da Virgínia Ocidental, William E. Glasscock, acrescentou o Dia das Mães ao calendário de datas comemorativas daquele estado. Em pouco tempo outros estados norte-americanos aderiram à comemoração e com isso, em 08 de maio de 1914, o presidente dos Estados Unidos, Woodrow Wilson formalizou o segundo domingo de maio o Dia das Mães em todo o território nacional.
A ocasião, sonhada por ambas as mulheres, no entanto, foi muito diferente de como nós celebramos hoje. No Dia das Mães as pessoas celebravam o dia freqüentando as igrejas com suas mães, escrevendo cartas para suas mães, enviando cartões, presentes e flores.
Os anos passaram e a ocasião adquiriu mais popularidade, e viu o surgimento de um maior número de costumes. Hoje o feriado é comemorado oficialmente em quase todos os Países no segundo domingo de maio.
Para milhões de mães em todo o mundo, é uma data de beijos e abraços, almoço com os filhos, encontros familiares, declarações "Eu te amo", desenhos e rabiscos de figuras femininas com crianças ao colo, versos e poesias, presentes e flores. Nos últimos anos, o Dia das Mães se tornou uma ocasião extremamente significativa no Brasil.
Embora o Dia das Mães tenha sofrido algumas mudanças, nos dias de hoje ainda é uma ocasião especialmente dedicada a todas as mães do mundo e observada por quase todos os filhos que reconhecem a contribuição de suas mães em suas vidas.
Queria ardentemente terminar essa reflexão falando de amor, gratidão, felicidade, emoção, etc., mas assombram os meus pensamentos figuras de velhas mulheres, com suas faces marcadas pelo tempo, mãos trêmulas, corpos frágeis e olhos perdidos no tempo. Sentadas a beira de um leito, que é a sua última morada nesse mundo. Ali perdidas em suas recordações, com lágrimas fugidias escapando de seus olhos, algumas porque lhes foi dado mais tempo nesse mundo que aqueles que frutificaram em seus ventres, outras porque aqueles que deveriam estar ali aproveitando os derradeiros momentos de suas companhias encontram mil justificativas para suas ausências.


Encerro me unindo aos que ainda cultivam em suas memórias, a figura singela daquela que lhes deu a vida e lhes ensinou a amar, mas foram chamadas pelo Criador, para enfeitarem os céus com suas candura e beleza, mas que continuam eternamente em nossos corações, e lá nos céus ansiosamente aguardando, de braços abertos nossa chegada.


Feliz Dia das Mães a todos os filhos amorosos e a essas Mulheres Maravilhosas, suas Mães! Que Deus esteja conosco nesse lindo dia.

Eduardo G. Souza.

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário