Liberdade.

Todos os textos publicados nesse blog são livres para serem copiados e reproduzidos.
Porque não existe outra pretensão em nossos escritos, que não seja expressar o nosso pensamento, nossa forma de ver e sentir o mundo, o Homem e a Vida.
Se você acreditar seja necessário e ético, favor indicar a origem e o Autor. Ficamos lhe devendo essa!
Um grande abraço.
Eduardo G. Souza e Lígia G. Souza.

terça-feira, 1 de outubro de 2013

Mona Lisa - Leonardo da Vinci

.


Leonardo di Ser Piero da Vinci, ou simplesmente Leonardo da Vinci.

O Sorriso da Mona Lisa

Durante séculos, cientistas, historiadores, psicólogos, escritores e pintores vêm apresentando suas teorias a respeito do que o sorriso de Mona Lisa pode significar. Freud o caracterizou como uma alusão ao complexo de Édipo em Da Vinci (ele seria apaixonado por sua mãe). Outros afirmam que é um sinal de inocência e/ou calma.
A questão é que o sorriso é visto de tantas maneiras diferentes, que se tornou um grande motivo para muitas pesquisas e análises. Houve cientistas que apontaram até sintomas psiquiátricos especiais no sorriso. Outros pesquisadores definiram o sorriso como a visão humana da espiritualidade.
Margaret Livingstone, uma professora de Harvard, e outros pesquisadores afirmam que a análise da pintura é mais eficaz quando observada perifericamente. Outros cientistas afirmam que a observação do sorriso é mais eficaz quando se olha frontalmente a imagem, para os seus olhos.
São muitas as dissertações e teses que já foram desenvolvidas a partir do sorriso enigmático da Mona Lisa. Em todo o mundo muitos dedicaram parte de suas vidas para entender a possível mensagem de Da Vinte oculta em sua bela tela.
Em 2005, um programa de reconhecimento emocional para computadores, foi usado para analisar a expressão facial da imagem da Mona Lisa, e atribuir valores "emocionais" para o sorriso, esse programa encontrou o índice de 83% de felicidade na figura.
Independentemente das intenções de Da Vinci, o sorriso da Mona Lisa é uma das questões mais marcantes em toda a arte. Somente o próprio Da Vinte deveria saber o seu significado, segredo que ele levou para o túmulo. 

Eduardo G. Souza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário