Liberdade.

Todos os textos publicados nesse blog são livres para serem copiados e reproduzidos.
Porque não existe outra pretensão em nossos escritos, que não seja expressar o nosso pensamento, nossa forma de ver e sentir o mundo, o Homem e a Vida.
Se você acreditar seja necessário e ético, favor indicar a origem e o Autor. Ficamos lhe devendo essa!
Um grande abraço.
Eduardo G. Souza e Lígia G. Souza.

quinta-feira, 5 de julho de 2012

Viver não significa envelhecer...

.


Uma mensagem especial para todos aqueles que tenho em grande consideração.

Primeiro vamos relembrar quem é o autor da mensagem... Quem é Osho?

Originalmente Osho é um título de reverência concedido a certos mestres na tradição Zen do Budismo. Atualmente, o título é mais comumente relacionado a este filósofo indiano, que originalmente era conhecido como Bhagwan Shree Rajneesh.

Osho nasceu em Kuchwada, Madhya Pradesh, Índia e viveu entre dezembro de 1931 e janeiro de 1990. Em de março de 1953, com 21 anos de idade, Osho teria sido um iluminado. Com essa iluminação, ele disse que sua vida externa terminara naquele momento e afirmou: "Não estou mais buscando, procurando por alguma coisa. A existência abriu todas as suas portas para mim. Nem ao menos posso dizer que pertenço à existência, porque sou simplesmente uma parte dela... Quando uma flor desabrocha, desabrocho com ela. Quando o Sol se levanta, levanto-me com ele. O ego em mim, o qual mantém as pessoas separadas, não está mais presente. Meu corpo é parte da natureza, meu ser é parte do todo. Não sou uma entidade separada."

Osho graduou-se em Filosofia na Universidade de Sagar, em primeiro lugar da sua turma. Na sua época de estudante participou de inúmeros debates na Índia. Em 1966, depois de nove anos como professor de Filosofia na Universidade de Jabalpur, abandonou o cargo e passou a viajar pelo país, fazendo palestras, discutindo com líderes religiosos ortodoxos em debates públicos, confrontando as crenças tradicionais e desafiando as lideranças religiosas.

Durante a década de 1970 foi conhecido nos EUA pelo nome de Bhagwan Shree Rajneesh e depois, até nossos dias, como Osho. Embora Rajneesh nunca tenha escrito um livro, muitos foram publicados por seus seguidores, com transcrições de seus discursos e palestras. Esses livros fazem muito sucesso em vários países, inclusive no Brasil.

Então, vejamos agora mais uma das mensagens de Osho, que quero partilhar com você.


"Viver não significa envelhecer... O homem nasce para desfrutar a vida, mas tudo depende dele. Ele pode perdê-la. Ele pode seguir respirando, comendo, envelhecendo, movendo-se em direção à sepultura - mas isso não é vida. Isso é morte gradual, do berço ao túmulo, uma morte gradual com a duração de setenta anos.

E porque milhões de pessoas ao redor de você estão morrendo essa morte lenta e gradual, você também começa a fazer como eles. As crianças aprendem tudo daqueles que estão em volta delas e nós estamos rodeados por mortos-vivos. Então temos que entender primeiro o que deve se entender por 'vida'. Ela não deve ser simplesmente envelhecer. Ela deve ser desenvolver-se. E isso são duas coisas diferentes.

Envelhecer, qualquer ser é capaz. Desenvolver-se é prerrogativa dos seres humanos. Somente uns poucos reivindicam esse direito. Desenvolver-se significa mover-se a cada momento mais profundamente no princípio da vida; significa afastar-se da morte - não ir à direção da morte.

Quanto mais profundo você vai para dentro da vida, mais entende a imortalidade dentro de você. Você está se afastando da morte: chega a um momento em que você pode ver que a morte não é nada, apenas um trocar de roupas ou trocar de casas, um trocar de formas - nada morre, nada pode morrer. A morte é a maior ilusão que existe."

(Osho, em O Livro da Cura)

 
Eduardo G. Souza.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário