Liberdade.

Todos os textos publicados nesse blog são livres para serem copiados e reproduzidos.
Porque não existe outra pretensão em nossos escritos, que não seja expressar o nosso pensamento, nossa forma de ver e sentir o mundo, o Homem e a Vida.
Se você acreditar seja necessário e ético, favor indicar a origem e o Autor. Ficamos lhe devendo essa!
Um grande abraço.
Eduardo G. Souza e Lígia G. Souza.

terça-feira, 24 de julho de 2012

TRANSTORNO DE ANSIEDADE SOCIAL


.

O Transtorno de Ansiedade Social, também chamado de fobia social, é um transtorno de ansiedade em que a pessoa tem medo excessivo e irracional de situações sociais. A ansiedade (nervosismo intenso) e o pânico surgem do medo de ser observado de perto, julgado e criticado pelos outros.

O transtorno de ansiedade social é o transtorno de ansiedade mais comum e uma das causas de desordem mental mais comum, depois da depressão e da dependência de álcool. Esse transtorno é mais frequente na adolescência ou no início da idade adulta, mas pode ocorrer a qualquer momento, incluindo na infância. E está mais presente em mulheres que em homens.

Os sintomas de transtorno de ansiedade social podem incluir:

- Intensa ansiedade e/ou pânico em situações sociais.

- Fuga dos eventos e relações sociais.

Os sintomas físicos, além da ansiedade e do pânico, incluem: confusão mental, palpitação, sudorese, tremores, rubor, tensão muscular, dores de estômago e diarreia.

Uma pessoa com transtorno de ansiedade social (TAS) tem medo que ele ou ela irá cometer erros, se comportar mal, e poderá ser constrangida ou humilhada na frente dos outros. O medo pode ser agravado pela falta de habilidades sociais ou de experiência em situações sociais. A ansiedade pode ainda resultar em um ataque de pânico. Como resultado do medo, a pessoa sofre muito nas situações sociais, sentindo-se em perigo extremo ou pode evitá-las completamente. Além disso, as pessoas com transtorno de ansiedade social, muitas vezes, sofrem de ansiedade "antecipatória" (medo de uma situação antes mesmo dela acontecer) por dias ou semanas antes do evento. Em muitos casos, a pessoa está ciente de que o medo é irracional, mas é incapaz de superá-lo.

Pessoas com transtorno de ansiedade social desenvolvem uma visão distorcida da realidade social, incluindo falsas crenças e preconceitos sobre as situações sociais e opiniões negativas dos outros. Sem tratamento, o transtorno de ansiedade social pode interferir negativamente na rotina diária normal da pessoa, incluindo o trabalho, a escola, as atividades sociais e os relacionamentos.

Pessoas com transtorno de ansiedade social podem ter medo de uma situação específica, como falar em público, no entanto, a maioria das pessoas com transtorno de ansiedade social teme mais de uma situação social.

As situações que normalmente provocam ansiedade são:

- Comer ou beber na frente dos outros.

- Escrever ou trabalhando na frente dos outros.

- Ser o centro das atenções.

- Interagir com as pessoas, incluindo namoro ou ir a festas.

- Fazer perguntas ou apresentar relatórios em grupos.

- Usar banheiros públicos.

- Falar ao telefone em público.

O transtorno de ansiedade social pode ainda estar ligado a outras doenças mentais, tais como o transtorno do pânico, o transtorno obsessivo compulsivo e a depressão. Na verdade, muitas pessoas com transtorno de ansiedade social inicialmente consultam o médico com queixas relacionadas a esses transtornos, não por causa do medo das relações sociais, mas pelos sintomas da ansiedade ou do pânico.

Em geral, as pessoas com transtorno de ansiedade social sentem que há "algo errado", mas não são capazes de reconhecer esse seu sentimento como um sinal de doença.

As crianças com este transtorno podem expressar sua ansiedade por chorar constantemente e aparentemente sem motivo, agarrar-se demais a um dos pais ou apresentar uma birra constante, procurando isolar-se do convívio social.


Eduardo G. Souza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário