Liberdade.

Todos os textos publicados nesse blog são livres para serem copiados e reproduzidos.
Porque não existe outra pretensão em nossos escritos, que não seja expressar o nosso pensamento, nossa forma de ver e sentir o mundo, o Homem e a Vida.
Se você acreditar seja necessário e ético, favor indicar a origem e o Autor. Ficamos lhe devendo essa!
Um grande abraço.
Eduardo G. Souza e Lígia G. Souza.

terça-feira, 3 de maio de 2011

Morreu Osama Bin Laden

.
Morreu o Homem, mas o Ser está vivo, ele é imortal. O Ser histórico Bin Laden permanece, pois ele faz parte da história universal, e os Seres históricos não morrem.


Herdeiro de uma grande fortuna amealhada por aqueles que o antecederam, que mesmo por todos os esforços empreendidos para enriquecer, não serão parte dessa história, seus nomes e seus feitos já caíram no esquecimento, eles não fazem parte da história. Mas, o herdeiro, que tudo sacrificou ao seu ideal, jamais será esquecido, ele sempre será lembrado, seu nome não será apagado dos livros de história da humanidade.

Mas o que leva um jovem milionário a abandonar uma vida de prazeres, e se transformar na pessoa mais procurada do planeta? Pouco se sabe da sua trajetória até ingressar na Universidade Rei Abdulaziz, um grande pólo educacional em Jedá, na Arábia. Na Universidade, Bin Laden teria encontrado o Mestre Adullah Azzam, que o teria influenciado muito em sua formação islâmica. Azzam, profundo defensor da guerra santa mulçumana (jihad), teria inculcado em seu discípulo a idéia de que todo muçulmano deve sacrificar tudo, inclusive seus bens materiais, e até a vida, aos ideais do islã de resgatar todo o poder que já possuirá no Oriente Médio e Eurásia.

Esta é uma prova cabal do poder da educação e da religião na formação da personalidade do Homem, Osama influenciado por seu mentor abandonou toda a riqueza, que poderia lhe proporcionar uma vida de prazeres e tranquilidade, em nome de uma causa. Pela educação o Homem é capaz de assimilar valores que conduzirão seu comportamento e as suas ações, pela fé serão inculcados os dogmas que poderão fazê-lo até sacrificar a vida. A união da educação a fé produz uma consciência que pode conduzir o Homem a atravessar qualquer dificuldade e superar o risco da perda de sua vida. Osama em sua juventude sofreu a influência poderosa da Educação, associada à Religião, na formação de sua Personalidade.

Mas essa personalidade poderia ser conduzida a transformá-lo apenas em mais um guerreiro do jihad, porém outros fatores foram importantes na criação do Mito. Não podemos omitir ou negar que o poder econômico, sua fortuna herdada, foi importantíssimo para concretização de seus sonhos aguerridos, mas existe outro fator que possibilitou incontestavelmente a criação do Mito.

À América nos anos 80 se empenhava em uma luta ferrenha com a União Soviética pelo domínio político, econômico e militar mundial. A União Soviética havia se envolvido em uma guerra inglória e profundamente desgastante no Afeganistão, os Talibãs pareciam se multiplicar e infligiam severas baixas ao Exército Soviético. Os americanos viram naquela guerra uma possibilidade do enfraquecimento militar e econômico da União Soviética. Osama Bin Laden, dono de uma grande fortuna, se apresenta para lutar ao lado dos Talibãs, movido por seus ideais Islâmicos, oferecendo suporte financeiro e apoio militar. Assim em 1986 os Estados Unidos e Bin Laden se tornam parceiros para combater o Exército Soviético no Afeganistão, e os seguidores de Osama passam a serem treinados pelas Forças Militares Americanas, e o Pentágono passa a vender armas a Bin Laden, para armar seus guerrilheiros sauditas e afegãos.

É sempre comum a criatura se rebelar contra o seu criador. O Exército Terrorista de Osama Bin Laden foi treinado no Paquistão e no Afeganistão, e armado pelos Americanos, para combaterem seus maiores inimigos naquela época, a hoje extinta União Soviética.

Mas, Osama tinha sonhos maiores, seus ideais eram maiores que a simples derrota dos Soviéticos para os Talibãs no Afeganistão, a guerra santa não pretende apenas a derrota de uma Sociedade, mas a supremacia do Islã em todo o planeta. Assim, possuindo recursos e seguidores fanáticos, com um grande mercado mundial de armas e equipamentos militares, com mercenários altamente treinados egressos das forças militares de vários países a disposição, Osama pode formar uma força militar treinada e muito bem armada e equipada, disposta ao sacrifício da vida material, por uma vida de gloria e prazeres após a morte.

É hora de uma reflexão séria do que desejamos para o futuro da humanidade. Alianças espúrias continuam a serem formadas pelas Nações em beligerância, para suplantar o inimigo atual, mas é sempre importante ressaltar que encerrado o conflito, novos interesses poderão transformar os atuais aliados em ferrenhos adversários. Portanto, as alianças deverão ser sempre realizadas através de relações claras e públicas, onde todos saibam exatamente quais os interesses das partes e haja uma possível previsão do que poderá ocorrer no futuro.

Outro aspecto fundamental para a Paz Mundial é, sem sombra de dúvidas, o mercado mundial ilegal de armas e equipamentos militares, uma fortuna incalculável é manipulada mundialmente pela indústria bélica e pelas organizações militares de diversos países. Exércitos são ilegalmente armados e equipados, e as populações civis e até os militares dessas Nações acabam sendo vítimas das armas produzidas por suas indústrias, e negociadas por elas ou por organizações militares dessas Nações.

O Continente Africano não é um grande produtor de armas e equipamentos militares, no entanto Exércitos e Guerrilheiros de diversas Nações Africanas vêm sendo armados e equipados com material de primeira linha tecnológica. Essas armas têm dizimado populações civis e causado destruição em vastas regiões da África.

Todas as armas e equipamento usados pelos terroristas da al-Qaeda que feriram mortalmente os nova-iorquinos no World Trade Center, não foram produzidos na Arábia Saudita, terra de Bin Laden, no Paquistão ou no Afeganistão, onde na Cidade de Peshawar, fronteira do Paquistão, foi criado o quartel general da al-Qaeda. Esses terroristas usaram armas e equipamentos militares de alta tecnologia, para matar milhares de pessoas, produzidos em indústrias bélicas instaladas nos países desenvolvidos. Possivelmente produzidas pela indústria bélica americana.

Nossa esperança é que os interesses pessoais, políticos e econômicos dos Homens possam ser superados pela fraternidade universal, que possamos viver em Paz e sermos Felizes. Que os Governos Mundiais possam dar um basta, um fim, ao comércio ilegal de armas e equipamentos militares, cujo uso irracional tem causado tanto sofrimento e angustia as populações civis de nosso planeta, que as crianças não sejam mais sacrificadas por interesses obscuros e imorais que alimentam esses conflitos, que a vida seja preservada, respeitada e valorizada por todos os Homens, para que possamos realmente ser diferenciado dos demais animais, como Seres Racionais.


Eduardo e Lígia G. Souza.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário