Liberdade.

Todos os textos publicados nesse blog são livres para serem copiados e reproduzidos.
Porque não existe outra pretensão em nossos escritos, que não seja expressar o nosso pensamento, nossa forma de ver e sentir o mundo, o Homem e a Vida.
Se você acreditar seja necessário e ético, favor indicar a origem e o Autor. Ficamos lhe devendo essa!
Um grande abraço.
Eduardo G. Souza e Lígia G. Souza.

domingo, 3 de abril de 2011

GRATIDÃO

.

A prática espiritual da gratidão é um estado de espírito e um modo de vida. Mas prefiro pensar nela como uma estrutura básica que nos ajuda a construir e dar sentido a nossa vida. As regras da gratidão devem cobrir todas as nossas atividades. Sua prática revela um sistema de relações que nos liga ao divino e a qualquer outro componente da criação.
Para aprender a prática da gratidão, iniciamos dizendo "obrigado" as experiências felizes e animadoras, que nos são propiciadas por pessoas, animais, arte, lembranças, situações e sonhos.
Devemos contar às bênçãos que recebemos, e louvar a Deus por nos tê-las proporcionado. Aproveitar nossas bênçãos, e manifestar o nosso apreço a tudo e a todos através dos quais elas se manifestarem. Pelas benções, devemos ser sempre gratos, assim seremos abençoados.


Quero agradecer a todos os Irmãos pela forma como ocorreu a eleição para o Grão-Mestrado do Grande Oriente do Brasil no Rio de Janeiro. Nossa Gratidão pela forma ordeira e pacífica em que transcorreu o pleito, e o cuidado dos Irmãos em procurar escolher os Irmãos realmente mais habilitados técnica e moralmente para administrar nossa instituição.
Todo o Grão-Mestrado é grato por todo o apoio de nossos Veneráveis e de todos os Irmãos que com ordem e responsabilidade souberam consagrar a liberdade de escolher nossos dirigentes de acordo com suas consciências e convicções.
Nós temos Maçons tão generosos e esclarecidos como os Maçons de qualquer outro Estado do nosso País. Eu sei, eu tenho convivido com Maçons de outros Estados e não há maçonaria melhor que a do Estado do Rio de Janeiro.


Deus me abençoou ao conceder-me a experiência de administrar nosso Grande Oriente. Sou Feliz e Grato ao Grande Arquiteto do Universo, pois nos momentos mais difíceis dessa caminhada ele sempre se manifestou através de Irmãos e situações me amparando, me dando a sua Paz e sua Inspiração para superar todas as dificuldades e óbices que se apresentaram, ocasionados por situações ou pessoas.
As regras da prática da gratidão, entretanto, não são tão simples quanto parecem à primeira vista. Muitas vezes, em vez de nos alegrarmos com o que temos, avidamente queremos algo mais, melhor ou diferente. Nós não somos gratos porque estamos fazendo comparações e cobiçando outras possibilidades. Quando isso acontece em um nível pessoal, o nosso ego está insatisfeito, então somos ingratos.


Quando queremos algo mais, melhor ou diferente do que a glória de Deus nos concede, estamos sendo movidos pela cobiça, inveja e prepotência, e essa ganância é uma manifestação de nossa ingratidão e do nosso desamor.
Finalizando quero externar minha gratidão a Deus e aos meus Irmãos pela devida resposta que foi dada através das urnas. E sejamos todos gratos por essas bênçãos maravilhosas que nos têm sido concedidas.


Eduardo G. Souza
.

Um comentário:

  1. Desfrutando de tua companhia aprendi a melhor valorizar o tempo. Aprendi que a perseverança pode conduzir à vitória. Com o Irmão tive o prazer de, exercitando a bondade e a humildade, compartilhar gratificantes momentos.
    Seguindo os teus passos exercitei a dignidade com simplicidade. Tive reforçada a certeza do valor do bom caráter.
    A influência dos teus exemplos, para mim, foram fator imperativo para que eu pudésse cumprir os encargos a mim delegados. Não posso negar que momentos houve em que no auge das minhas rompantes emoções conseguiste transmitir, para mim, o valor da virtude da paciência. A chance de contigo trabalhar foi motivo para aperfeiçoar o meu adormecido talento e, até, entender algumas "nuances" do comportamento humano. Em alguns momentos tuas palavras restabeleceram, diante de tantas críticas, a minha alegria do bem fazer e com os pés no chão semear a Amizade, a Paz e a Concórdia mesmo em territórios de alguns "loucos", "insensatos" ou nos nichos onde a incompreensão era valorizada.
    Vida longa para o Irmão Eduardo e Familiares.
    Que Deus, o Grande Arquiteto do Universo, continue prodigalizando:
    Saúde! Saúde! Saúde!
    Quem agradece sou eu.
    Obrigado...

    ResponderExcluir