Liberdade.

Todos os textos publicados nesse blog são livres para serem copiados e reproduzidos.
Porque não existe outra pretensão em nossos escritos, que não seja expressar o nosso pensamento, nossa forma de ver e sentir o mundo, o Homem e a Vida.
Se você acreditar seja necessário e ético, favor indicar a origem e o Autor. Ficamos lhe devendo essa!
Um grande abraço.
Eduardo G. Souza e Lígia G. Souza.

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Sonhos ao anoitecer

.

Sonhos ao anoitecer


Sonhos ao anoitecer,
Pensamentos ao findar o dia
Apenas sonhos ao escurecer
Lembranças guardadas do dia.

Imagens cinzentas, fotos a se desfazer
Desvanecidas ao findar do dia
Fotos antigas que tanto busco reviver
Fatos vividos ao percorrer do dia.

Sonhos, apenas sonhos ao entardecer
Dias perdidos, sonhos desfeitos
Lágrimas perdidas, coração para esquecer
Tudo pode se transformar em alguns momentos.

Basta uma nova estrela nascer
Para nosso caminho iluminar
E qualquer dificuldade vencer
Apenas o meu coração te encontrar.


Eduardo G. Souza.
.

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Sonhos da juventude


.

Os sonhos de minha juventude caíram dolorosamente por terra. Um após outro, os meus sonhos foram sendo pisados. Foram arrancados de mim.

Espero calmamente quem me traiu, permaneço ali, estático. O tempo é alucinante.

Ela vem, a expressão no rosto é de renúncia.

Fui vítima do seu mal, deixei manchar-me. Ela devorou a minha juventude, talvez um pouco mais. Enfrento os dias incolores. Nada restou em mim.

Mais surpresas? Agora não!

Passou o tempo e nada mudou.

Aperto as mãos, quero gritar. Quero quebrar o gelo dentro de mim. Quero romper a estagnação, que amortece meus sentimentos. Sufocados dentro de mim.

Promessas quebradas. O que resta? Ela era tudo para mim.

Só falta que ela me devore. Seu olhar é insuportável, os seus olhos são os meus assassinos. Não há mais porque viver. Ela tirou a vida de mim.


Eduardo G. Souza. 

domingo, 10 de abril de 2011

Porquê?

.

Depois do que vivenciamos na semana passada, fiquei dias pensando o que podemos falar? O que dizer? Como entender ou explicar o que aconteceu? Na busca da compreensão encontrei esse texto e divido essa reflexão do Filosofo Indiano Osho sobre a Violência, com vocês.


O Homem esse Ser incompreensível... Desapego x felicidade, Paz x violência, Criação x destruição... O que esperar do futuro? Para onde caminha a Humanidade?


Violência

“Durante milhares de anos temos trabalhado para fazer deste planeta um grande hospício, e infelizmente conseguimos.


“Em toda parte as mesmas coisas se repetem: as pessoas estão se matando umas às outras, há violência pelo simples motivo que nós, de maneira muito sutil, não permitimos que as pessoas usem suas energias de formas criativas.

“E, sempre que as energias criativas são bloqueadas, tornam-se destrutivas.

“A violência não é o verdadeiro problema. O verdadeiro problema é como ajudar as pessoas a serem criativas. Uma pessoa criativa não pode ser violenta porque suas energias estão se movendo em direção ao divino. Então você não pode ser violento, não pode ser destrutivo; isso é impossível.

“Contudo, por milhares de anos destruímos todas as portas possíveis para a criatividade. Em vez de ajudar as pessoas a serem criativas, nós as treinamos para serem destrutivas. Guerreiros, soldados: nós os respeitamos em demasia.

“Precisamos de amantes, não de combatentes. Mas o amor é condenado e a violência valorizada. É mais fácil brigar com uma pessoa e decidir quem está certo. A lei do mais forte — a lei da selva continua valendo.

“Dizemos que os homens são civilizados... Eles ainda têm que se tornar civilizados. Essa é apenas uma idéia que ainda não foi concretizada. Os homens são civilizados apenas superficialmente, é apenas uma camada de verniz.


“Basta arranhar essa superfície e você irá encontrar o animal por baixo — uma besta feroz, muito mais feroz que qualquer animal selvagem.

“Comparado aos homens e à sua violência, qualquer animal fica muito aquém.”


Osho, reproduzido em "Osho de A a Z: Um Dicionário Espiritual do Aqui e Agora"


Osho era um líder espiritual indiano que deixou muitos ensinamentos e mensagens como as contidas neste livro.

Osho originalmente é um título de reverência concedido a certos mestres na tradição Zen do Budismo. Atualmente, o título é mais comumente relacionado a este filósofo indiano, que originalmente era conhecido como Bhagwan Shree Rajneesh.



Osho nasceu em Kuchwada, Madhya Pradesh, Índia e viveu entre dezembro de 1931 e janeiro de 1990. Em de março de 1953, com 21 anos de idade, Osho teria sido um iluminado. Com essa iluminação, ele disse que sua vida externa terminara naquele momento e afirmou: "Não estou mais buscando, procurando por alguma coisa. A existência abriu todas as suas portas para mim. Nem ao menos posso dizer que pertenço à existência, porque sou simplesmente uma parte dela... Quando uma flor desabrocha, desabrocho com ela. Quando o Sol se levanta, levanto-me com ele. O ego em mim, o qual mantém as pessoas separadas, não está mais presente. Meu corpo é parte da natureza, meu ser é parte do todo. Não sou uma entidade separada."

Osho graduou-se em Filosofia na Universidade de Sagar, em primeiro lugar da sua turma. Na sua época de estudante participou de inúmeros debates na Índia. Em 1966, depois de nove anos como professor de Filosofia na Universidade de Jabalpur, abandonou o cargo e passou a viajar pelo país, fazendo palestras, discutindo com líderes religiosos ortodoxos em debates públicos, confrontando as crenças tradicionais e desafiando as lideranças religiosas.

Durante a década de 1970 foi conhecido nos EUA pelo nome de Bhagwan Shree Rajneesh e depois, até nossos dias, como Osho. Embora Rajneesh nunca tenha escrito um livro, muitos foram publicados por seus seguidores, com transcrições de seus discursos e palestras. Esses livros fazem muito sucesso em vários países, inclusive no Brasil.


Eduardo G. Souza.
.


sábado, 9 de abril de 2011

Isso é que é um MULHERÃO!

.


Sem ver a imagem abaixo, como que você imaginaria o aspecto de uma mulher com 145 kg de peso.

Tenho certeza que não era isto que você imaginava!


Ela é mulher mais alta e mais bem proporcionada do mundo. Ela vive na Holanda, mede 2.23m e pesa 145 kg!


Agora nós sabemos que essa conversa de excesso de peso é um embuste..... O que falta é altura!

A maioria não está acima do peso..... Está é abaixo da altura!


.

Tudo pode acontecer................... Você duvida?

.
Cuidado com a TV e o Cinema em 3D.


.


quinta-feira, 7 de abril de 2011

Como pedir uma torta?


.

Uma senhora entra numa confeitaria e pede ao balconista uma torta "Nêga Maluca".

O balconista diz à cliente que ela não pode usar o nome "nêga maluca", pois hoje em dia, pode dar cadeia, devido: - a Lei Affonso Arinos; - a Lei Eusébio de Queiroz; - ao Artigo Quinto da Constituição; - ao Código Penal; - ao Código Civil; - além da Lei Maria da Penha...

- Então, meu filho, como eu peço a torta?

- Torta afro-descendente com distúrbio neuropsiquiátrico! Respondeu o balconista.


É... Afetou até a culinária!

Atenção! Tomem cuidado quando forem as compras..............

.

domingo, 3 de abril de 2011

GRATIDÃO

.

A prática espiritual da gratidão é um estado de espírito e um modo de vida. Mas prefiro pensar nela como uma estrutura básica que nos ajuda a construir e dar sentido a nossa vida. As regras da gratidão devem cobrir todas as nossas atividades. Sua prática revela um sistema de relações que nos liga ao divino e a qualquer outro componente da criação.
Para aprender a prática da gratidão, iniciamos dizendo "obrigado" as experiências felizes e animadoras, que nos são propiciadas por pessoas, animais, arte, lembranças, situações e sonhos.
Devemos contar às bênçãos que recebemos, e louvar a Deus por nos tê-las proporcionado. Aproveitar nossas bênçãos, e manifestar o nosso apreço a tudo e a todos através dos quais elas se manifestarem. Pelas benções, devemos ser sempre gratos, assim seremos abençoados.


Quero agradecer a todos os Irmãos pela forma como ocorreu a eleição para o Grão-Mestrado do Grande Oriente do Brasil no Rio de Janeiro. Nossa Gratidão pela forma ordeira e pacífica em que transcorreu o pleito, e o cuidado dos Irmãos em procurar escolher os Irmãos realmente mais habilitados técnica e moralmente para administrar nossa instituição.
Todo o Grão-Mestrado é grato por todo o apoio de nossos Veneráveis e de todos os Irmãos que com ordem e responsabilidade souberam consagrar a liberdade de escolher nossos dirigentes de acordo com suas consciências e convicções.
Nós temos Maçons tão generosos e esclarecidos como os Maçons de qualquer outro Estado do nosso País. Eu sei, eu tenho convivido com Maçons de outros Estados e não há maçonaria melhor que a do Estado do Rio de Janeiro.


Deus me abençoou ao conceder-me a experiência de administrar nosso Grande Oriente. Sou Feliz e Grato ao Grande Arquiteto do Universo, pois nos momentos mais difíceis dessa caminhada ele sempre se manifestou através de Irmãos e situações me amparando, me dando a sua Paz e sua Inspiração para superar todas as dificuldades e óbices que se apresentaram, ocasionados por situações ou pessoas.
As regras da prática da gratidão, entretanto, não são tão simples quanto parecem à primeira vista. Muitas vezes, em vez de nos alegrarmos com o que temos, avidamente queremos algo mais, melhor ou diferente. Nós não somos gratos porque estamos fazendo comparações e cobiçando outras possibilidades. Quando isso acontece em um nível pessoal, o nosso ego está insatisfeito, então somos ingratos.


Quando queremos algo mais, melhor ou diferente do que a glória de Deus nos concede, estamos sendo movidos pela cobiça, inveja e prepotência, e essa ganância é uma manifestação de nossa ingratidão e do nosso desamor.
Finalizando quero externar minha gratidão a Deus e aos meus Irmãos pela devida resposta que foi dada através das urnas. E sejamos todos gratos por essas bênçãos maravilhosas que nos têm sido concedidas.


Eduardo G. Souza
.

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Surge um novo talento no mundo das Artes Plásticas.

.
A jovem pintora MARCELLE DE C. ALMEIDA participou com duas obras no Salão de Artes alusivo ao Dia Internacional da Mulher e ao Dia da Poesia, patrocinado pela Associação Beneficente Luso-Brasileira e organizado pela Ordem do Mérito PUMART de Honra.

TELA ROSAS

TELA CASA DAS ROSAS

Nas premiações realizadas em 31 de março de 2011, ao encerramento do Salão, MARCELLE premiada por seu quadro ROSAS, foi agraciada com a Medalha “Djanira da Motta”.


.