Liberdade.

Todos os textos publicados nesse blog são livres para serem copiados e reproduzidos.
Porque não existe outra pretensão em nossos escritos, que não seja expressar o nosso pensamento, nossa forma de ver e sentir o mundo, o Homem e a Vida.
Se você acreditar seja necessário e ético, favor indicar a origem e o Autor. Ficamos lhe devendo essa!
Um grande abraço.
Eduardo G. Souza e Lígia G. Souza.

domingo, 9 de janeiro de 2011

SAÚDE MENTAL

.

“A Organização Mundial de Saúde afirma que não existe definição oficial de saúde mental. Diferenças culturais, julgamentos subjetivos, e teorias relacionadas concorrentes afetam o modo como a saúde mental é definida. Saúde mental é um termo usado para descrever o nível de qualidade de vida cognitiva ou emocional. A saúde Mental pode incluir a capacidade de um indivíduo de apreciar a vida e procurar um equilíbrio entre as atividades e os esforços para atingir a resiliência(1) psicológica. Admite-se, entretanto, que o conceito de Saúde Mental é mais amplo que a ausência de transtornos mentais"
Secretaria de Saúde do Estado do Paraná.

“Saúde mental é um conceito vago que engloba desde transtornos como dislexia, autismo, síndrome de Down, demência senil, depressão, que se manifestam de diferentes formas e com diferentes sintomas, até distúrbios psicológicos e de comportamento - ansiedade e estresse, por exemplo – diretamente relacionados com as condições de vida impostas pela sociedade atual.
“Embora seja uma patologia tão abrangente, é longa a tradição de lidar mal com as pessoas que têm “problemas mentais”. Num passado não tão remoto assim, quem nascia com uma doença psiquiátrica ou a desenvolvesse durante a vida era trancafiado num quarto, isolado de toda a família, e os parentes procuravam evitar a aproximação de vizinhos e amigos, porque essas enfermidades eram motivo de vergonha.”
Dr. Valentim Gentil é médico. Professor de Psiquiatria. Dirige o Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo.


A saúde mental é parte integrante da saúde geral do indivíduo e é essencial para sua sobrevivência, uma vez que determina o comportamento, a percepção, o raciocínio, a comunicação e a compreensão. Uma saúde mental deficiente pode impedir uma pessoa de viver socialmente e se realizar plenamente. Problemas de saúde mental podem ser tratados a partir de uma perspectiva ampla que vai desde melhorar o bem-estar emocional através do tratamento e prevenção da doença mental, transtornos psiquiátricos graves e tendências ao suicídio.
A maioria das pessoas é afetada por doenças mentais, algumas diretamente, outras indiretamente através de um familiar, um amigo ou um colega. No entanto, ainda existem muitos preconceitos deste tipo de doença, que representa um obstáculo para o diagnóstico e tratamento adequado, bem como aceitação e apoio as pessoas que sofrem de doenças mentais tanto pela família, como pela comunidade.
Cerca de trinta por cento dos brasileiros irá desenvolver uma doença mental durante a sua vida. Embora a maioria das doenças mentais ocorra durante a adolescência e juventude, pessoas de todas as idades, culturas, níveis de escolaridade e renda podem sofrer de doenças mentais.
Ao longo de sua vida, a maioria das pessoas pode se sentir isolado, solitário, triste, emocionalmente desequilibrado ou desconectado da realidade. Esses sentimentos são reações normais e em geral ocorrem em curto prazo, quando enfrentamos situações difíceis, como a morte de um ente querido, a perda do emprego, um caso de amor fracassado ou uma súbita mudança nas condições de vida. As pessoas aprendem a lidar com sentimentos difíceis como aprendem a se adaptar a situações difíceis.


No entanto, a doença mental, por definição, é bastante diferente. Ela tem um grave impacto sobre a capacidade de uma pessoa para funcionar de forma eficaz durante um longo período. Dependendo da doença, o raciocínio, o humor e o comportamento da pessoa podem ser seriamente prejudicados. Essas pessoas podem não ser capazes de lidar com os aspectos mais simples de suas vidas diária e precisam de ajuda para restaurar o equilíbrio em suas vidas.
As doenças mentais não só provocam uma perda de rendimento ao paciente, mas o seu custo econômico é enorme para os familiares e a Sociedade. Esse custo é estimado em bilhões de reais. Um número significativo dos pacientes com doença mental pode recorrer a profissionais de saúde e serviços da comunidade para serem tratados, mas algumas pessoas não têm acesso ao tratamento adequado, e em geral acabam perambulando pelas ruas das grandes e médias cidades. Alguns pacientes precisam ser internados para estabilizar seus sintomas. Hoje, em muitos dos casos, as internações ocorrem em hospitais gerais, principalmente com a desativação das Colônias Psiquiátricas. As doenças mentais são responsáveis por cerca de 10% de todas as internações hospitalares.
As doenças mentais assumem muitas formas, incluindo:
Os transtornos de humor, como depressão e o transtorno bipolar, que afeta o modo como uma pessoa se sente e se relaciona;
A esquizofrenia, que afeta sua percepção do mundo;
Os transtornos de ansiedade, que levam uma pessoa ter medo de certos lugares, acontecimentos ou situações;
E os transtornos de personalidade, o que afeta o modo como uma pessoa é comparado com os outros e os transtornos alimentares como a anorexia e a bulimia, que afeta a forma como a pessoa se sente sobre o alimento e a imagem corporal.
Embora o suicídio não seja considerado uma doença mental, muitas vezes é o resultado de uma doença mental subjacente.


As doenças mentais são causadas por uma interação complexa de fatores, incluindo: genéticos; biológicos; da personalidade; de status sócio-econômicos e de eventos da vida.
As doenças mentais são caracterizadas por alterações do raciocínio, de humor e de comportamento, ou uma combinação delas. Uma pessoa que sofre de sintomas de desconforto significativo e é incapaz de se comportar adequadamente durante um longo período, deve ser encaminhada a um especialista. Estes sintomas podem ser leves ou graves, dependendo da doença mental do indivíduo, da família e do meio ambiente do paciente.
(1) Resiliência ou resilência é um conceito tomado da física, definido como a capacidade do indivíduo lidar com problemas, superar obstáculos ou resistir à pressão de situações adversas - choque, estresse, etc. - sem entrar em surto psicológico.



Eduardo G. Souza.
.

Um comentário:

  1. Adorei o texto estou iniciando como blogueira adoro escrever e pensar visite o meu simplismentehumano.blogspot.com Obrigado!
    Carla Maneck
    Psicóloga Santiago/RS

    ResponderExcluir