Liberdade.

Todos os textos publicados nesse blog são livres para serem copiados e reproduzidos.
Porque não existe outra pretensão em nossos escritos, que não seja expressar o nosso pensamento, nossa forma de ver e sentir o mundo, o Homem e a Vida.
Se você acreditar seja necessário e ético, favor indicar a origem e o Autor. Ficamos lhe devendo essa!
Um grande abraço.
Eduardo G. Souza e Lígia G. Souza.

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Quem vai me censurar?

.



Eu nunca trocaria meus surpreendentes amigos, minha vida maravilhosa, minha amada família, por menos cabelos brancos ou por uma barriga mais lisa. Enquanto fui envelhecendo, tornei-me mais amável para comigo, e menos crítico de mim mesmo. Eu me tornei meu próprio amigo. Eu não me censuro por comer biscoitos, chocolate, doces, ..., por não arrumar meu armário e minha estante, ou por comprar de algo bobo que eu não precisava, como um escudo de meu time, mas que parece tão “avant garde” em minha estante. Eu tenho direito de ser desarrumado, de ser extravagante, de ser um cara chato.

Vi muitos amigos queridos deixarem este mundo cedo demais, antes de compreenderem a grande liberdade que vem com o envelhecimento.

Quem vai me censurar se resolvo ficar lendo, assistindo TV ou jogando no computador até as três horas da madrugada e no dia seguinte dormir até o meio-dia? Eu Dançarei ao som daqueles sucessos maravilhosos dos anos 60 e 70, e se eu, ao mesmo tempo, desejar chorar por um amor perdido... Eu choro!

Vou andar na praia em uma sunga esticada ou uma bermuda longa e larga sobre o corpo decadente, e mergulhar nas ondas com abandono se eu quiser, apesar dos olhares penalizados dos outros no jet set. Eles, também, vão envelhecer.

Eu sei que às vezes sou esquecido. Mas há muitas coisas na vida que devem ser esquecidas. E eu me recordo sempre das coisas importantes.

Claro, ao longo dos anos meu coração foi partido. Como não se pode quebrar seu coração quando você perde um ente amado, quando uma criança sofre, ou mesmo quando algum querido animal de estimação é atropelado por um carro? Mas corações partidos são os que nos dão força, compreensão e compaixão. Um coração que nunca sofreu é imaculado e estéril e nunca conhecerá a alegria de ser imperfeito.

Eu sou tão abençoado por ter vivido o suficiente para ter meus cabelos brancos, e ter os risos da juventude gravados para sempre nos sulcos profundos do meu rosto. Muitos nunca riram, muitos morreram antes de seus cabelos virarem prata.

Conforme você envelhece, é mais fácil ser positivo. Você se preocupa menos com o que os outros pensam. Eu não me questiono mais. Nem questiono com veemência os atos e atitudes dos outros.

Eu ganhei o direito de estar errado. O direito de falhar. Afinal eu sou um velho...

Assim, e por tudo isso, eu gosto de ser velho. A idade me libertou. Eu gosto da pessoa que me tornei. Eu não vou viver para sempre, mas enquanto eu ainda estou por aqui, eu não vou perder meu tempo lamentando o que poderia ter sido ou me preocupar com o que ainda será. E eu vou comer a sobremesa todos os dias, se me apetecer. Vou tomar sorvete, vou deliciar uma cervejinha, cervejinha não... Cervejão! Vou comer feijoada, rabada, mocotó, e tudo que tiver vontade.

Só espero que meus amigos permaneçam por mais algum tempo, porque a amizade é direta do coração!

Eu Amo a Vida!!! E você?

.

O VELHO, O LAGO E OS JACARÉS...

.



Um velho senhor tinha um bonito lago na sua grande propriedade.

Depois de algum tempo sem ir ao lago, ele decidiu naquele dia ir dar uma olhada para ver se estava tudo em ordem.

Pegou um balde para aproveitar o passeio e trazer algumas frutas das árvores pelo caminho.

Ao aproximar-se do lago, escutou vozes femininas, animadas, alegres, divertidas... Então viu um grupo de moças tomando banho no lago, completamente nuas. Chegou mais perto e todas elas fugiram para a parte mais funda do lago, deixando apenas as cabeças fora de água.

Então uma das mulheres gritou: “- Não saímos daqui enquanto o senhor não for embora!”

O velho calmamente respondeu: “- Moças, eu não vim até aqui para vê-las nadar ou para vê-las saírem nuas do lago! E levantando o balde para que elas pudessem vê-lo, disse: “- Eu só vim dar comida aos jacarés...”

- A idade, a experiência e a esperteza, sempre triunfarão sobre a juventude e o entusiasmo dela...

.

O PONTO NEGRO

.



Certo dia, um professor chegou à sala de aula e disse aos alunos para se prepararem para uma prova-relâmpago.

Todos acertaram suas carteiras nas fileiras, aguardando, assustados, o teste que viria.

O professor foi entregando, então, a folha da prova com a parte do texto virada para baixo, como era de costume.

Depois que todos receberam, pediu que desvirassem a folha.

Para surpresa de todos, não havia uma só pergunta ou texto, apenas um ponto negro, no meio da folha.

O professor, observando a expressão de surpresa que todos faziam, disse o seguinte: "- Agora, vocês vão escrever um texto sobre o que estão vendo.”

Todos os alunos, confusos, começaram, então, a difícil e inexplicável tarefa.

Terminado o tempo, o mestre colocou-se na frente da turma e pediu que os alunos lessem suas redações em voz alta.

Todas as redações, sem exceção, definiram o ponto negro, tentando dar explicações porque da sua presença no centro da folha.

Terminadas as leituras, a sala ficou em silêncio, o professor então começou a explicar: "- Esse teste não será para nota, apenas serve de lição para todos nós.”

Continuou: “- Ninguém na sala falou sobre a folha em branco. Todos centralizaram suas atenções no ponto negro.”

Após uma pequena pausa, prosseguiu: “- Assim acontece em nossas vidas. Temos uma folha em branco inteira para observar e aproveitar, mas sempre nos centralizamos nos pontos negros.”

Continuou: “- A vida é um presente da natureza dado a cada um de nós, com extremo carinho e cuidado. Temos motivos para comemorar sempre! A natureza que se renova a cada dia, os amigos sempre presentes, o emprego que nos dá o sustento, os milagres da natureza que diariamente presenciamos.”

Então continuou: “- No entanto, insistimos em olhar apenas para o ponto negro! O problema de saúde que nos preocupa, a falta de dinheiro, o relacionamento difícil com um familiar, à decepção com um amigo.”

E finalizando, disse: “- Os pontos negros são mínimos em comparação com tudo que recebemos diariamente, mas são eles que povoam nossa mente.”

“- Pensem nisso!”

“- Tirem os olhos dos pontos negros de suas vidas.”

“- Aproveitem cada dia, cada momento que a vida lhes dá.”



“Vivam Tranquilamente e sejam... FELIZES!!!”

.